Desde quando eu era criança sempre adorei essa expressão do Voltaire. O que nunca entendi foi por que os aliados usaram essa pérola como código para a invasão da Normandia, na Segunda Guerra Mundial. Mas, valeu a pena. Deixemos os maus momentos pra lá e vamos falar sobre a importância na qualidade da música. E como não sou especialista em música, vou falar só do que mais gosto. Durante minha infância fui vizinho de um violinista. Ele fazia parte da orquestra do teatro. E durante toda a semana ele ficava ensaiando, pela manhã, na sala de sua casa. Eu passava sempre curiosamente, observando-o nos ensaios. Confesso que não sei qual era o motivo de minha curiosidade. Mas, adorava ver o violinista caminhando pela sala e tocando no violino. E ainda há pouco, fiquei pensando naqueles momentos e em outros seguintes. Sempre adorei a música considerada de qualidade. Os tempos passaram e eu os acompanhei. E sempre estive em contato com maestros e bons músicos. O que não quer dizer que desvalorizo o que não é considerado de qualidade.
Atualmente fico ouvindo as músicas que adoro, da época da jovem-guarda. Ontem, ouvindo uma seleção de músicas dos novos-baianos, lembrei-me de como eu sempre reclamava, por não considerar a música excelente. As mudanças fazem parte da vida. O que devemos é estar preparados para as mudanças. E estar preparado é saber se devemos rejeitar ou não. E nem sempre acertamos. Mas, também é assim que aprendemos. Que é quando descobrimos depois, que não estávamos prontos para mudar. Vamos parar de criticar sem razão. Primeiro devemos prestar mais atenção aos acontecimentos, como eles chegam, por que chegam, e se estão de acordo com o andar da carruagem. Vamos fazer nossa parte como ela deve ser feita. O que exige maturidade na caminhada do dia a dia. Nada de ficar chutando balde vazio. Porque nem sempre ele está vazio. Quando garoto já machuquei meu pé, chutando um galão de tinte, pensando que ele estivesse vazio. E só eu sei a dor que senti.
Vamos caminhar com calma e muita cautela para não errarmos com pensamentos vazios. Estejamos sempre preparados para as mudanças, porque elas são necessárias. Viva seu dia, hoje, como ele deve ser vivido, com amor, respeito e sinceridade. Sorria sempre para que o mundo sorria pra você. Nunca se deixe levar pelos maus acontecimentos. Eles são passageiros, dependendo de como os vemos. E é como os vemos que os sentimos. Aprimore sua visão no olhar para as veredas da vida. Desvie as ínvias e vá em frente. Pense nisso.
99121-1460