LETRAS SABOROSAS

Aprenda a fazer Conserva de legumes assados com ervas

Receita prática e fácil para seu dia-a-dia

Aprenda a fazer Conserva de legumes assados com ervas

INGREDIENTES:

02 abobrinhas italianas cortadas em cubos

02 berinjelas cortadas em cubos 

200g de tomate cereja inteiros

08 cebolas pérolas inteiras sem casca

20 dentes de alho inteiros sem casca

03 colheres de sopa de vinagre de maçã 

50 ml de azeite

Ervas a gosto (alecrim, tomilho, orégano)

Sal a gosto

MODO DE FAZER:

Corte os legumes em cubos, retire as cascas da cebola pérola, dos dentes de alho.

Coloque um pouco do azeite ou óleo no fundo de uma assadeira, coloque todos os legumes, coloque as ervas e um pouco de sal moído na hora ou fino.

Regue bem os alimentos, leve para o forno 180° ou 200° C por 30 minutos. Quando estiver pronto pode servir para acompanhar uma carne ou deixe esfriar um pouco e coloque num vidro higienizado para conserva, coloque um fio de azeite, feche e leve para a geladeira. Dura uns 15 dias na geladeira e é um ótimo petisco para servir com torrada ou pão italiano.

Com a presença de chefs internacionais, a FIGA leva gastronomia amazônica para o mundo

O evento gastronômico será realizado nos dias 30 de setembro e 01 de outubro e tem entrada gratuita, vai animar os apreciadores da boa gastronomia com o elenco de peso que estará esse ano em Manaus.

A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA, contará com a presença de nomes renomados da gastronomia internacional, como o chileno Heinz Wuth, o chef colombiano Jaime Rodriguez e a especialista em turismo gastronômico da Colômbia, Verónica Socarras.

Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a feira visa realizar um intercâmbio entre chefs regionais, nacionais e internacionais, além de divulgar a gastronomia amazônica para diversos países.

Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a FIGA irá promover a troca de conhecimentos, a valorização da gastronomia e dos ingredientes amazônicos. “A presença de chefs internacionais é muito importante, pois tanto enriquecem o saber técnico ligado a gastronomia, quanto divulgam a Amazônia em diferentes locais e quando retornarem aos seus países levarão a marca da nossa região”, afirma Zamperlini.

Em 2023, o evento que traz o tema Turismo Gastronômico, contará com uma programação diferenciada, além de aulas show, teremos palestras técnicas, exposição de produtos e serviços, degustações, rodada de negócios, arena gastronômica com serviços de cozinha show e oficinas voltadas para o público infantil, onde as crianças poderão colocar a mão na massa e produzir seus próprios biscoitos, além de degustá-los.

A colombiana Verónica Socarras é administradora de Empresas com Mestrado em Turismo

Conheça os convidados internacionais confirmados

O chileno, Heinz Wuth, é educador e divulgador da gastronomia científica. Seus trabalhos apresentados nas redes sociais contam com mais de 3,5 milhões de visualizações. A base do seu trabalho é a prática, experimentação, segurança, conservação dos alimentos, cozinha de precisão e sous-vide. “Isto é Ciência e Cozinha”, o livro de Heinz Wuth, que foi lançado este mês no Chile e está disponível para venda,  ele revela os segredos e conhecimentos da ciência aplicada na cozinha. Siga seu trabalho pelo Instagram @soycienciaycocina.

O chileno, Heinz Wuth, é educador e divulgador da gastronomia científica

O colombiano, Jaime Rodriguez, tem 36 anos, é reconhecido como um dos melhores chefs do Colômbia com mais de 16 anos de experiência e indicado este ano como um dos melhores 100 Chef da lista “The Best Chef” 2023.

Ele é co-proprietário e chef de desenvolvimento criativo e pesquisa no Restaurante Celele na cidade de Cartagena, que atualmente está posicionado como No.19 dos 50 melhores restaurantes da América Latina “Latin America’s 50 Best Restaurants”, e por vários anos desde a sua abertura, foi premiado por esta prestigiada lista em 2019 como One To Watch, no 2020, na posição nº 49 da América Latina e ainda recebeu o prêmio Art Of Hospitality 2021.

O colombiano, Jaime Rodriguez é reconhecido como um dos melhores chefs do Colômbia

Jaime é co-fundador do Projeto Caribe Lab e se dedica há mais de 10 anos a percorrer o território colombiano para investigar sua cultura gastronômica e biodiversidade, a fim de divulgar a importância dela para o mundo e inspirar-se para criar os seus pratos através da cozinha contemporânea. Instagram @jaimedrc87 @celele_restaurante

A colombiana Verónica Socarras é administradora de Empresas com Mestrado em Turismo Gastronômico pela renomada escola Basque Culinary Center, com Especialização em Gestão Estratégica de Marketing. Trabalhou por 7 anos na ProColombia, entidade governamental colombiana encarregada de promover o turismo internacional. Ela contribuiu para a criação de uma estratégia gastronômica para a Marca do País Colômbia. É relações públicas e escreve sobre gastronomia em diversos meios de comunicação. Tem uma coluna há 3 anos no Kienyke, um portal da notícias na web. Participou da organização de eventos gastronômicos como Sabor Barranquilla, Fórum Alimentarte e Diálogos de Cozinha, foi moderadora do Congresso Gastronômico Popayán e palestrante do Encontro Gastrodiversa de Conhecimento Andino.

Verônica está convencida de que a gastronomia é uma ferramenta poderosa que pode gerar mudanças e desenvolvimento econômico no país. Instagram @vero.socarras