LETRAS SABOROSAS

Aprenda a fazer Quentão com Cravo-da-Índia e Canela em Casca

Aprenda a fazer Quentão com Cravo-da-Índia e Canela em Casca

Fonte: KITANO Temperos

INGREDIENTES:

02 xícaras (chá) de açúcar

500 ml de água bem quente

Casca de 1 laranja

03 Cascas de Canela

05 unidades Cravos-da-Índia 

01 Folha de Louro

07 rodelas de Gengibre

01 garrafa de cachaça (aprox. 1 litro)

02 maçãs cortadas em cubos (opcional)

01 laranja cortada em gomos (opcional)

MODO DE PREPARO:

Despeje o açúcar em uma panela e aqueça em fogo baixo. Mexa com cuidado até que o açúcar comece a derreter e mudar de cor (atenção para não queimar). Junte a água bem quente. Acrescente também as cascas de laranja, a canela em casca, o cravo-da-índia, folha de louro e as rodelas de gengibre. 

Deixe ferver em fogo baixo até que dissolva completamente o açúcar. Por fim, adicione a cachaça e aqueça até quase ferver. Dica: para potencializar a bebida, finalize com pedaços de maçã, gomos de laranja e sirva!

Tempo de preparo: 30 minutos – Rendimento: 8 porções

Outras receitas: https://www.kitano.com.br/receitas-culinarias/

Prazeres da mesa apresenta os melhores da gastronomia nacional

Aconteceu na quarta feira, dia 26 de junho, no Memorial da América Latina em São Paulo a comemoração dos 21 anos da revista Prazeres da Mesa, com a premiação dos melhores do ano de 2024 na gastronomia.

A escolha dos vencedores iniciou com uma pesquisa entre 277 especialistas entre chefs de cozinha e jornalistas de todo o país, que ajudaram a criar a lista final do Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2024.

A partir da lista foi aberta a votação para o público em geral, e foram 39.076 válidos, em uma das eleições mais democráticas da imprensa brasileira que chegou aos grandes vencedores da noite.

O evento foi exibido online pelas redes sociais da revista, e foi possível ver ao vivo a grande celebração da gastronomia brasileira.

Mas esse ano, apesar do compromisso da premiação e da celebração do marco de 21 anos da publicação, os sentimentos de todos era de muita tristeza pela perda do diretor editorial e sócio fundador da revista, Ricardo Castilho, aos 59 anos, ocorrido uma semana antes do evento.

Ricardo Castilho era um jornalista precursor no Brasil do chamado jornalismo gastronômico e um apaixonado pelo mundo dos vinhos e da gastronomia. Iniciou sua carreira na revista Playboy e fundou a revista Prazeres da Mesa junto com sua amada Claudia Esquilante e o casal de sócios Mariella Lazaretti e Georges Schnyder em 2003.

Aqui abro um parentese para registrar a generosidade do Ricardo com uma estudante de jornalismo que estava escrevendo sua monografia sobre jornalismo gastronômico no ano de 1999. A estudante no caso era eu, que escrevi para ele pedindo conselhos e sugestões para ingressar no segmento da gastronomia. Sou grata ao jornalista pelas dicas e disponibilidade para atender um estudante.

Isso mostra o quanto Castilho era um “cara do bem”, com humor irônico, profundo conhecedor de vinhos, um homem de família, apaixonado pela sua esposa Claudia e pelos três filhos Carolina, Ricardo Junior e João Paulo (JP).

Na abertura do evento, a filha Carolina ladeada por sua mãe, irmãos, esposo e cunhada, falou para todos sobre o seu pai e como ele deixou tudo pronto para que a noite de premiação acontecesse, inclusive com a revista pronta.

Num momento realmente emocionante de homenagens, Carol falou sobre a decisão de continuar o legado do pai, assumindo junto com a mãe Claudia, a sociedade e o editorial da revista.

Quanto a premiação, vou destacar alguns prêmios. A categoria anteriormente chamada de Personalidade da Gastronomia, agora em homenagem se chama prêmio Ricardo Castilho, e pelo conjunto da obra foi premiado o paulista Percival Maricato autor de inúmeros livros didáticos para bares e restaurantes.

Na categoria Responsabilidade Social na Gastronomia, o projeto Diamantes na Cozinha do chef João Diamante, e na categoria Força da Cozinha Gaúcha Solidária, foram nominados os chefs Marcos Livi, Rodrigo Bellora, Marcelo Schambeck, Ricardo Dornelles, Ícaro Conceição e o casal Aline Barilli e Bernardo Ibargoyen, que movimentaram as redes sociais e estão buscando ajudar os conterrâneos gaúchos do setor de alimentação depois da tragédia das inundações no Rio Grande do Sul. Estão à frente dos projetos @produtoresgauchosunidos e @cozinhaderecomecos.

E o grande vencedor da noite foi o chef tapajônico Saulo Jennings, que recebeu o título de chef do ano, e pela quarta vez recebeu o prêmio de melhor restaurante da região norte, com o seu Casa do Saulo Tapajos.

Para ver todos os premiados da noite acessem o site https://www.prazeresdamesa.com.br/receitas/e-campeao-e-campeao/