RECEITA DO DIA
INGREDIENTES:
01 xícara de leite de vaca ou vegetal (amêndoa)
01 lata de milho escorrido
01 pacote de sopa de cebola (68g)
01 xícara de óleo de milho ou soja
03 ovos
02 xícaras de farinha de trigo peneirada
150g de queijo mussarela ou prato ralados ou em tiras
100g de presunto em tiras
Cebolinha e coentro à gosto
Orégano o quanto baste
MODO DE PREPARO:
Coloque no liquidificador, bata o leite e o milho até triturar bem os grãos. Em seguida colocar o pacote de sopa de cebola, os ovos e o óleo, batendo por uns dois minutos até ficar bem homogêneo.
Numa tigela peneirar a farinha de trigo e o fermento, colocar aos poucos a massa líquida, misturando delicadamente.
Acrescentar o presunto, a cebolinha e o coentro.
Colocar numa assadeira untada e enfarinhada (27X10) para assar em forno pré aquecido a 180°C por 40 minutos.
Antes de levar ao forno colocar o queijo e polvilhar com orégano.
DICA DA CHEF: Para pessoas alérgicas aos lácteos, o bolo pode ser colocado na forma sem queijo e fazendo com leite de amêndoa. Esse bolo é muito prático e pode ser feito com outros recheios como tomate seco, ervilha, palmito, são algumas sugestões.
Agora teremos vídeos de como fazer a receita junto com a nossa coluna.
A CASA DO PORCO RECEBE CHEFS INTERNACIONAIS PARA O PORCO MUNDI ESPANHA
Após a primeira edição do Porco Mundi Espanha em 2016, teve como convidado o chef Pere Planaguma. Oito anos depois, Janaína Torres e Jefferson Rueda transformam novamente A Casa do Porco em uma espécie de embaixada gastronômica da Espanha no Centro de São Paulo. Se em 2016 o evento de valorização da carne de porco criado pela dupla começou com apenas um chef convidado, desta vez são quatro os representantes do país homenageado, em uma grande festa em celebração ao encontro das cozinhas brasileira e espanhola. Realizado em parceria com o Santander Brasil e com a Getnet, o Porco Mundi Espanha acontece n’A Casa do Porco, hoje o 12º melhor restaurante do mundo, segundo o The World’s 50 Best, no dia 24 de janeiro, com ingressos limitados para o público.
Nesta edição, Janaína e Jefferson recebem de Madrid os chefs Diego Guerrero (DSTAgE) e Juanjo López (La Tasquita de Enfrente), da Catalunya o chef Paco Méndez (Come), e de Valencia a chef Vicky Sevilla (Arrels). Cada um irá assinar uma receita, mostrando a versatilidade da carne de porco na culinária espanhola.
O jantar será composto por quatro entradas, um prato principal e duas sobremesas, o menu inclui pratos como sopa de alho com caldo de jámon, papada de porco e ovo, flan de aipo com queijo Galmesán e caldo de porco e milho com chocolate, doce de leite e torresmo.
Segundo Jefferson Rueda, a ideia do Porco Mundi é investigar a importância cultural, econômica e social da carne de porco para os diversos povos do mundo e como eles trabalham esta proteína para se alimentar. “Além, é claro, de fazer um intercâmbio de conhecimento com nossos colegas de profissão, confraternizar e proporcionar uma experiência única para nossos clientes”, explica.
Para Janaína Torres, o Porco Mundi Espanha tem um gostinho especial. “É um evento que vai contar um pouco sobre o meu passado ancestral. Fui criada pela minha avó, que nasceu em Granada, então volto às minhas raízes espanholas em um Porco Mundi que vai fazer parte da minha história”.
Este ano, o Porco Mundi é realizado em parceria com o Santander Brasil e conta com patrocínio da Getnet. Esse encontro acontece para celebrar a gastronomia brasileira, o aniversário de São Paulo (comemorado em 25 de janeiro) e o Centro da cidade, onde ficam A Casa do Porco e o Farol Santander São Paulo, espaço que recebe convidados para um coquetel de abertura do Porco Mundi no dia 23. O evento também conta com o apoio de IFood, Heineken e S.Pellegrino e AcquaPanna.
SOBRE O PORCO MUNDI
Porco Mundi é um projeto criado em 2016 que visa o intercâmbio entre chefs do mundo todo, tendo a carne de porco como protagonista do evento, com o intuito de mostrar diferentes formas de consumir o ingrediente, além de conhecer a cultura de outros países por meio da sua gastronomia.
A primeira edição dos eventos Porco Mundi foi Espanha, a segunda, recebeu o Equador, com o chef Maurício Acuña, enquanto a terceira foi Argentina, com Ariel Argomaniz, Julieta Caruso, Juan Gaffuri, Leo Lanussol e Mariano Ramon. A quarta edição reuniu mais de 30 cozinheiros brasileiros na Casa do Porco para o primeiro Porco Mundi Brasil, que teve outra edição brasileira no ano seguinte. Depois o país homenageado foi o Peru, seguido pela Colômbia, enquanto a última edição, realizada em 2022, foi a América Latina celebrada com 19 chefs convidados representando sete países latinoamericanos.
A Casa do Porco fica na Rua Araújo 124, República,São Paulo (SP). O Porco Mundi Espanha será na próxima semana, no dia 24 de janeiro às 20 horas.
O menu do evento custa R$1.000,00 por pessoa com bebidas incluídas e as reservas devem ser feitas pelo site: www.acasadoporco.com.br
Redes sociais: @acasadoporcobar | @sitio_rueda | @janainarueda1 | @jeffim_rueda