RECEITA DO DIA
Torta de pupunha e milho
Fonte: Castelo Alimentos
INGREDIENTES:
½ xícara (chá) de Azeite de Oliva
2 ovos
1 colher (chá) de sal
Cerca de 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio:
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de Azeite de Oliva
1 vidro de Palmito Pupunha Picado
1 lata de lata de milho verde cozida no vapor
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de salsa picada
MODO DE PREPARO:
Faça a massa. Bata os ovos com um garfo. Reserve 2 colheres (sopa) para pincelar e coloque o restante em uma tigela. Adicione o Azeite de Oliva e o sal. Misture bem e vá adicionando a farinha de trigo e amassando até ficar uma massa firme que desgrude das mãos. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos.
Para o recheio, refogue a cebola no Azeite de Oliva e junte o Palmito Pupunha Picado, o milho e o sal. Dissolva a farinha de trigo no leite e junte ao refogado, mexendo até engrossar. Adicione a salsa picada e retire. Espere esfriar.
Reserve ¼ da massa. Abra o restante da massa em uma mesa enfarinhada e forre o fundo e os lados de uma forma de torta de fundo removível média (23 cm de diâmetro). Coloque o recheio frio no meio. Com o restante da massa, faça tiras e distribua sobre o recheio. Pincele com ovo reservado e leve ao forno médio (180℃), por cerca de 40 minutos ou até ficar dourada. Retire, espere amornar e sirva. Rendimento: 6 porções.
SÃO PAULO RECEBE A 2ª EDIÇÃO DO COFFEE FESTIVAL ENTRE OS DIAS 23 E 25 DE JUNHO
Após o grande sucesso da sua edição de estreia na cidade, ano passado, o São Paulo Coffee Festival retorna à Bienal de São Paulo nos dias 23, 24 e 25 de junho, com uma expectativa de público que deve ultrapassar os 15 mil visitantes.
O evento internacional que nasceu há mais de 10 anos e atrai grande público em cidades como Amsterdã, Cidade do Cabo, Londres, Los Angeles, Milão e Nova York, traz para São Paulo a celebração da comunidade e cultura do café para o público amante da bebida, com atividades que vão de degustações, passando por oficinas interativas e sensoriais, à workshops com grandes especialistas desse universo.
Realizado no Brasil pela Revista Espresso/Café Editora em parceria com a Allegra Events, o São Paulo Coffee Festival terá cerca de 100 marcas e patrocínios de 3 Corações, Café Orfeu, Melitta e Nescafé, apresentando um crescimento de 60% em relação à primeira edição e mostrando que o projeto chegou para reafirmar o sucesso que tem feito em outros países.
A experiência com café especial continua sendo a protagonista do evento, que além da presença de cafeterias e micro torrefações, traz para o público apresentações como o Latte Art ao vivo, e receitas de drinques clássicos e contemporâneos feitos a partir do grão, técnicas de vaporização e muito mais.
Outro destaque vai para a ‘Sensory Experience’, área patrocinada pela Nescafé recheada de atrações sensoriais. A grande novidade deste ano é que serão duas salas para até 15 pessoas com programação simultânea, com duas opções de horário durante o dia.
O festival apresenta ainda o retorno da Copa Barista, campeonato que este ano tem patrocínio da Melitta, e premiará em dinheiro os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados.
A edição 2023 ocupará todo o piso térreo e o primeiro andar da Bienal e conta com uma variedade ainda maior de experiências gastronômicas e culturais. Na famosa área ‘A Cozinha’, patrocinada pela 3corações e A Tal da Castanha, chefs convidados como: Ieda de Matos (Casa de Ieda); Lucas Gozzani (Fasano); Flavio Miyamura (Dasian); e ainda Ana Belota,especialista em azeites; a padeira Papoula Ribeiro; e a barista mineira que esteve em Boa Vista, Helga Andrade, para citar alguns convidados. Eles apresentarão receitas especiais, dicas de harmonização com café, e muito mais.
O evento conta, ainda, com um espaço dedicado a Torrefação para quem quer conhecer mais sobre o processo, este patrocinado pela Café Orfeu.
Outro ponto alto será a área musical e de alimentação. Este ano, o ‘Café & Música’ é inspirado no formato do projeto em Londres e estará localizado em um espaço central do festival, dando ainda mais destaque às atrações musicais. Na área externa do pavilhão, ficará a área de alimentação – 50% maior que na edição anterior.
E, ainda, o São Paulo Coffee Festival e a Cervejaria Tarantino criaram uma cerveja especial para o evento. Os visitantes poderão conhecer a bebida exclusiva durante os três dias da iniciativa, no Beer Bar. A Coffee Lager (5,1%) do festival é uma cerveja do estilo Vienna Lager com infusão de café Catuaí Amarelo da Serra da Canastra. “O segundo ano desse evento tão importante para a categoria de Café Especial vem para reafirmar a história que está sendo construída. Assim como acontece nas outras capitais do globo, esse projeto é pensado a longo prazo, com cuidado a cada edição. E para esse ano, levamos em consideração os feedbacks dos participantes e visitantes do ano passado para, assim, oferecer a melhor experiência para o consumidor.”, finaliza Caio Alonso, diretor da Café Editora e organizador do São Paulo Coffee Festival.
O São Paulo Coffee Festival tem patrocínio master de 3 Corações, Café Orfeu, Melitta e Nescafé; apoio de Nespresso, Café Store, A Tal da Castanha e Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Turismo, com realização da Allegra Events e Revista Espresso/Café Editora.
Para mais informações, acesse: saopaulocoffeefestival.com.br.