LETRAS SABOROSAS

Aprenda a receita de Pão Divino

Aprenda a receita de Pão Divino

RECEITA DO DIA

Pão divino 

Fonte: Divino Fogão.

Ingredientes:
3 ovos
350 ml de água morna
1kg de farinha de trigo
10 gramas de fermento biológico
90 ml de óleo
7 gramas de açúcar
5 gramas de sal
Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque o açúcar, o óleo, o sal e os ovos. Misture bem e, em seguida, adicione a água morna. Em outro recipiente, coloque a farinha e o fermento, mexa e acrescente os ingredientes molhados aos poucos, depois, sove a massa de 10 a 15 minutos. Deixe descansar por uma hora. Após esse período, divida a massa em quatro partes e sove mais um pouco, abra a massa e enrole formando os pães, coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha e pincele uma gema de ovo por cima para dar cor, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 45 minutos, ou até dourar. Sirva como preferir.

10 ANOS DE FESTIVAL FARTURA EM BELO HORIZONTE: MUITOS SABORES E RIQUEZA CULTURAL

Rodrigo Ferraz, diretor da Plataforma Fartura. (Foto: Thiago Morandi)

Nesse final de semana, sábado (19) e domingo (20) das 12h às 20h, a Plataforma Fartura realiza o Festival Fartura Belo Horizonte especial de 10 anos, no Mirante Belvedere. Na edição em que comemora uma década, antecipando o Ano do Brasil na França (2025), traz o tema Minas-França com a presença de chefs franceses, como os estrelados David Mansaud e Damien Montecer. Participam também mineiros com influência da gastronomia francesa, além de nomes que representam os sabores tradicionais do estado. Entre eles: Silvana Watel (BH), Márcia Nunes (BH) e Rafael Pires (Tiradentes).

A comemoração do 10° aniversário marca um amadurecimento da Plataforma, que já explorou a gastronomia do Brasil a fundo e agora intensifica suas ações internacionais. Em 2024, além de passagens por Portugal, o Fartura marcou presença na Embaixada do Brasil na França, com um jantar para membros da Unesco, e foi o responsável pelo Minas Bar, enorme sucesso nas Olimpíadas de Paris. Agora é a vez de receber a França em Minas Gerais.

“Nesses 10 anos, tivemos muitas conquistas. Expedições gastronômicas, viagens, festivais em todas as regiões do Brasil o que trouxe grandes realizações, prêmios importantes e reconhecimento. E agora temos a segurança de dar esse passo, estreitando as nossas relações internacionais para levar, cada vez mais, a gastronomia brasileira – e principalmente mineira – pra fora. E também receber outros países no nosso estado, mostrando toda a riqueza que é a nossa gastronomia”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da Plataforma.

O formato segue o já consagrado dos Festivais Fartura, com opções de pratos e petiscos nos estandes de restaurantes convidados; cozinhas ao vivo – quando o chef prepara os pratos na hora e todos podem provar, onde estarão presentes os convidados internacionais; espaço para aulas práticas e teóricas; a Mercearia Fartura, com produtos de origem, além de palco com shows musicais e DJs embalando a programação. 

O Festival Fartura Belo Horizonte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apresentado pela Gasmig, com patrocínio do Bradesco, Claro, Cemig e Sistema Fecomércio MG. Conta, ainda, com apoio do Bem Brasil, Supermercados Verdemar e Construtora Rawal.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

Foto: Oranduu

Nas cozinhas ao vivo, os chefs franceses convidados preparam suas especialidades sozinhos e em dupla com o belo-horizontino Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis, que conduz uma cozinha mineira contemporânea. 

São eles: David Mansaud, duas estrelas Michelin pelo Hotel Belmond Copacabana Palace (RJ); Damien Montecer, também da França, com passagem por restaurantes estrelados como o Moulin de Mougins, três vezes premiado pelo guia Michelin. Hoje atua como consultor no mercado de luxo no Rio de Janeiro.

No espaço de restaurantes, os chefs preparam seus pratos ao longo de todo o dia. Nele estarão: Elia Schramm, do restaurante Babbo Osteria (RJ); Rafael Pires, Mia Restaurante, em Tiradentes (MG); Silvana Watel, da Francette (BH); Victor Zuliani, do Montê (BH); Renata Andrade e Euler Edjar, do Eddie Lado B (BH); Gabriella Guimarães e Guilherme Furtado, do Ōkinaki (BH); André Prates, do Vila da Lavanda (Brumadinho); Márcia Nunes, do Dona Lucinha (BH);​Gabriel Trillo, do Omilia (Nova Lima); Vânia Cunha que comanda o Restaurante do Mercado em Conceição do Mato Dentro.

Na Mercearia Fartura, produtos mineiros de origem são comercializados por seus próprios produtores, fomentando a economia local. Os produtos são: Sucis, da BZ Sucos Artesanais (Brumadinho), Geleias, da Provençal Gourmet (Belo Horizonte), Antepastos, da Villa Emília (Divinópolis), ​Sorvetes, do Lullo Gelato (Belo Horizonte), Queijos, do Ribeiro Fiorentini (Governador Valadares), ​Cafés, do Cria Café (Belo Horizonte),  Pães, do DU KANTO (Nova Lima), Cachaças, do Cachaças Meritíssima e Paraisana (Sabinópolis), e Embutidos, da Charcuteria Sagrada Família (Montes Claros).

Mais informações: www.farturabrasil.com.br