COLUNA PARABÓLICA

As especulações sobre quem será o vice de Arthur Henrique

Bom dia,

MISTÉRIO

Até agora se especula por que o ditador Nicolás Maduro torna pianinho seus companheiros de ideologia no Brasil? Lula da Silva (PT), seu maior aliado na América Latina disse estar preocupado com as declarações de Maduro sobre “um banho de sangue” na Venezuela caso perca a eleição. O ditador o mandou “tomar chá de camomila” e deixou Lula da Silva pianinho, recomendado que foi pela diplomacia para manter-se em silêncio.

No mesmo comício o ditador afirmou que as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras não são auditáveis -reverberando as denúncias da direita tupiniquim-, insinuando que a eleição de seu colega brasileiro, em 2022, possa ter sido fraudada. Mesmo assim, Lula mandou Celso Amorim e o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro mandou dois observadores para legitimar a “eleição” que vai acontecer naquele país no próximo domingo (28/07).

VICE

As especulações em torno do candidato a vice na chapa do prefeito Arthur Henrique Machado (MDB) só aumentam, conforme finda o prazo para a realização das convenções partidárias. Fontes da Coluna garantem que o mais cotado, o médico Zeitoune, que é militar da reserva, não pode disputar por não ter se filiado ao PL até o dia 6 de abril, prazo final conforme o calendário eleitoral.

INCÓGNITA

Com essa “baixa” nas possibilidades, surgiu o nome Valdeison da Silva, mais conhecido em Roraima como Deilson Bolsonaro, pela proximidade pessoal que mantém com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A “carta na manga” do PL para fechar apoio com Arthur Henrique, conforme informações de bastidores, não seria do agrado de nenhum dos caciques emedebistas, que optaram por adiar um pouco mais a escolha do nome.

UIRAMUTÃ

E segue a novela em torno do nome apoiado pelo grupo do governador Antonio Denarium (PP) para a Prefeitura do Uiramutã. Segundo fontes da Parabólica, o professor Abraão, do PDT, tem melhor resultado em pesquisas, mas teria ligação com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio e com o senador Mecias de Jesus, ambos do Republicanos, gerando certa resistência de alguns governistas.

MAL-ESTAR 1

Tem gerado certo mal-estar na Polícia Civil de Roraima uma decisão administrativa que não se sabe de quem, em lotar os novos policiais civis, empossados no último dia 19, em atividades administrativas. Conforme relatos que chegaram a um dos editores da Coluna, os novatos estariam sendo agraciados em detrimentos dos policiais mais antigos, sob a justificativa de que teriam formação superior.

MAL-ESTAR 2

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima, Leandro Almeida, em países de primeiro mundo, a atividade administrativa é destinada a servidores mais antigos, ou seja, experientes, ou que por algum problema de saúde tenham a mobilidade reduzida. Fato é que o edital do último concurso da Polícia Civil não previu regra de lotação, ficando a critério das autoridades decidir onde os novatos vão trabalhar.

ARQUIVADO

A ação que investigava o suposto crime de corrupção do ex-senador Romero Jucá (MDB) foi arquivada pela 10ª Vara Federal de Brasília, na semana passada. Ele era acusado de ter negociado doações eleitorais com a Odebrecht, para a campanha do filho, Rodrigo Jucá, ao cargo de vice-governador na chapa do agora senador Chico Rodrigues (PSB), em 2014, em troca de atuação favorável no Senado Federal.

BOA NOTÍCIA

Uma boa notícia para produtores locais. O Senado aprovou recentemente um projeto que prevê a prorrogação do pagamento de financiamentos relacionados a operações de crédito rural nos municípios em que tenha sido declarado estado de calamidade ou emergência em virtude de situação de seca ou estiagem extrema, como no caso do nosso estado. Agora a matéria vai para a análise n Câmara. O texto é de autoria do senador Mecias de Jesus.

DENÚNCIA

A Assembleia Legislativa publicou no Diário Oficial o recebimento da denúncia contra o Governador do Estado de Roraima, Antônio Denarium, por crime de responsabilidade. A denúncia inclui acusações de abuso do poder político e econômico, desvio de recursos públicos, nepotismo e superfaturamento de contrato.

EXONERAÇÕES/NOMEAÇÕES

As Exonerações e nomeações de servidores em cargos comissionados ligados a deputado Nicoletti continuam. Depois de mais de 30 demissões o último Diário Oficial do Estado (DOE) inclui mudanças na Secretaria de Estado de Representação do Governo de Roraima em Brasília e na Polícia Civil do Estado de Roraima. Segundo informações de bastidores, quase todo mundo indicado pelo deputado federal.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decidiu pela não prestação de contas do Diretório Municipal de Boa Vista de Partido da Mulher Brasileira (PMB) referente ao exercício financeiro de 2023, com sanção de suspensão do recebimento de novas cotas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha até a regularização.

MAIS

Mais partido em formação. Dessa vez é o Republicano Cristão Brasileiro (RCB) que solicitou a análise e validação da ficha de apoiamento, o que feitas TRE-RR. Por sido encontradas divergências o pedido foi considerado inapto pela juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes que decidiu pela não homologação da ficha de apoiamento

SUSPENSAÇÃO

A Justiça suspendeu o afastamento do vereador João Kleber Martins de Siqueira, de Boa Vista, após decisão liminar do Desembargador Erick Linhares. A defesa de Siqueira argumentou que a condenação criminal, base do afastamento, estava suspensa, garantindo a continuidade do mandato até o julgamento final da revisão criminal.