Bom dia,
Agitado
O final de semana da política roraimense foi agitado e tenso. Começou na sexta-feira, 5, com a notícia do racha entre o governador Antonio Denarium (Progressistas) e o presidente da Assembleia de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Um dos motivos, já havíamos adiantado cá na Coluna: a suposta conduta questionável de secretários estaduais. Mas o caldo desandou durante a formação de chapas para disputar as eleições municipais.
Poder
De todos os lados, é notória a má condução do entrevero no grupo governista, além de deixar claro para a população que se trata mesmo é de disputa por poder entre os caciques políticos de Roraima. Embora os grupos adversários tenham aproveitado para alfinetar e tecer teorias, vale lembrar que dias atrás também estavam no olho do furacão, quando do apoio público do vice-prefeito Cássio Gomes para o outro lado. É treta em todo canto!
Teorias
Falando nas teorias da conspiração criadas no meio desse rebuliço político, uma das mais latentes foi a do suposto apoio do deputado Soldado Sampaio à reeleição do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Machado (MDB). Cogitou-se, inclusive, o nome do pastor Isamar Ramalho como a indicação do presidente da Assembleia Legislativa para compor a chapa majoritária. Conforme apurou a Folha, nada de oficial sobre essa decisão foi fechada.
Apoio
Fontes da Parabólica dão conta de que a posição do presidente da Assembleia Legislativa quanto à eleição da Prefeitura de Boa Vista ainda vai demorar um pouco. Embora não descarte a possibilidade de apoiar a reeleição de Arthur Henrique, Sampaio pode ter outras opções, entre as quais fechar com a candidatura de Antônio Nicoletti (União Brasil). Assessores do presidente da ALE-RR dizem que na hipótese da cassação de Antonio Denarium, o jogo para as eleições municipais estará zerado.
Definitivo
À Parabólica, o presidente da Assembleia Legislativa disse que a única decisão definitiva sobre sua conduta política daqui para a frente é seu rompimento político com o governador Antonio Denarium. Embora garanta que o relacionamento institucional entre o Legislativo e o Executivo estaduais continuará normal do ponto de vista institucional, Sampaio diz ter tomado uma decisão pensada, com motivação múltipla o que quebrou qualquer possibilidade de confiança na relação política entre ele e Denarium.
Lenda
Aliás, é típico de Roraima a criação e, pior ainda, a propagação de lendas urbanas como rastilho de pólvora. Mas lembramos que muitas delas surgem a partir de comentários de pessoas muito próximas dos interessados. Uma sondagem vira um factoide, às vezes, com intenção de firmar um compromisso, outras vezes é apenas para que o grupo tenha um termômetro para sentir como a população reagiria à determinada situação.
Autismo 1
A deputada estadual Ângela Águida Portella, participou, junto com a psicopedagoga Jussara Barbosa, de uma entrevista à rádio Folha FM 100.3 para explicar o funcionamento do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), que fica na avenida Santos Dumont, 1193. O serviço funciona há três anos, mas este ano teve as condições de atendimento ampliadas e, com isso, também a qualidade da oferta de acolhimento da família.
Autismo 2
A deputada afirmou que a equipe multidisciplinar do Teamarr ajuda na identificação e encaminhamento para o diagnóstico do Autismo, proporciona cursos, palestras e oficinas para que os pais e cuidadores, profissionais da educação e saúde tenham mais informações sobre o assunto, além de oferecer terapia. Um dado preocupante é de que a demanda ainda excede a capacidade de atendimento da rede pública e particular.
Questionável
O advogado Alex Ladislau foi um dos entrevistados do programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, e comentou sobre o imbróglio em torno do partido União Brasil sobre as pré-candidaturas dos deputados Antônio Carlos Nicoletti e Catarina Guerra. Conforme ele, a suposta regra interna do partido anunciada na sexta-feira, 5, por Catarina como uma espécie de aval para sua pré-candidatura seria questionável.
Apócrifa
Ladislau disse com todas as letras que o material a que teve acesso é considerado apócrifo, sem data ou assinatura, e ainda que fosse tenha sido de fato uma decisão do presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, precisaria ter sido aprovada pela Executiva Nacional do partido, que é composta por Nicoletti. Se foi feita monocraticamente, ainda conforme ele, não tem validade jurídica. Em resumo, na sua opinião, não há viabilidade jurídica na pré-candidatura de Catarina.
Oferta
Em consonância com a opinião do advogado Alex Ladislau sobre a impossibilidade da Executiva Nacional do União Brasil intervir na Executiva Municipal do partido para impor a candidatura de Catarina Guerra, fontes da Parabólica têm a informação de que fora feita uma proposta de conciliação com o deputado federal Nicoletti. A ele teria sido feita a proposta de indicar dois novos secretários estaduais: O de Educação e o de Segurança Pública.
Online
Sobre o boato de que os partidos poderiam enviar à Justiça Eleitoral a relação de filiados até o próximo dia 14, e por isso poderiam fazer alterações com a inclusão de novos filiados, o advogado Alex Ladislau desmentiu essa possibilidade: “Agora o processo de filiação é online e tem de ser feito até a data limite de seis meses antes da eleição. E tem mais, quando a nova filiação é feita automaticamente é cancelada a anterior, impossibilitando a hipótese de dupla filiação”, disse o causídico.
Impulsionamento
Entre as novidades para o processo eleitoral de outubro próximo, Alex Ladislau mencionou a regulamentação da propaganda eleitoral que evita ataques em redes sociais, e que se tornou mais rígida. Também salientou que a resolução já prevê as regras para uso de Inteligência Artificial, vedando o ataque e distorções de imagens e informações referentes aos candidatos. Esses avanços devem impactar diretamente no pleito.
Boatos
Ladislau, residente em Brasília, mencionou ter sido informado por duas ou três fontes sobre o julgamento do recurso de Antonio Denarium ainda em abril. Ele expressou surpresa com o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) e confessou que inicialmente considerava fraco o processo, mas agora vê um grande risco de confirmação da cassação e a possibilidade de novas eleições ainda este ano, quem sabe até outubro.
Filiações
O clima tenso na reta final do prazo para filiações atingiu mais uns partidos que outros. O PDT, por exemplo, emitiu nota de esclarecimento sobre a filiação do vereador Daniel Mangabeira, e que irá concorrer à reeleição, deixando subentendido que o fato teria gerado questionamentos externos. O presidente regional, Flávio Zacher, contudo, reafirmou o compromisso do partido com todos os pré-candidatos.