Bom dia,
Hoje é quinta-feira (07.07). Noutro dia circulou por redes sociais um vídeo mostrando o interior de um avião de passageiros onde as poltronas em vez de ocupadas por pessoas estavam com milhares de caixas de papelão sobre elas. O conteúdo dessas caixas, conforme a informação de quem o realizou era de testes rápidos para detecção da Covid19 vindos da China, como o próprio vírus. Essa importação apressada, que custa milhões dólares está sendo necessária por conta da retomada crescente de contaminação e de mortes causadas por complicações decorrentes desse maldito vírus que se instalou em todos os quadrantes do mundo já faz três anos. No Brasil essa retomada de contaminação e morte está apresentando um dos mais rápidos crescimentos do planeta.
O que parece incompreensível é que o Brasil ainda tenha de importar esses kits testes, que poderiam estar sendo fabricados aqui mesmo. Parece que já nos confirmamos mesmo com nossa condição de país exportador de comodities sem valor agregado e importador de produtos industrializados dos mesmos países para os quais vendemos. É impensável que um país tem pelo menos dois grandes laboratórios estatais, o Instituto Butantã e a Fundação Osvaldo Cruz, não consigam fabricar esses kits testes, que aparentemente não tem muita dificuldade do ponto de vista tecnológico. Parece que a divisão fraticida que se instalou no país, onde permanece a cisão crescente do “nós contra eles”, desde os tempos dos “coxinhas” contra os “trabalhadores” impede que se una esforços mesmo que sejam para salvar vidas.
De outro lado, parece cada dia mais claro que a disseminação do vírus da Covid19 é fonte de lucros bilionários para alguns países e muito poucos laboratórios multinacionais. Nesse sentido, enquanto houver possibilidade de mutação do vírus mais dinheiro será carreado para esses países e laboratórios. A importação desses kits testes é mais um indício desse esquema. E no Brasil a indiferença dos políticos, mais preocupados com a manutenção ou conquista do poder; e a conduta da população, que absolutamente não acredita nessa nova onda de contaminação e mortes são combustíveis para que o país continue refém da importação de instrumento para combatê-lo à custa de muito dinheiro público e das famílias. Quem aufere os lucros bilionários continua esfregando as mãos de satisfação.
CONFIRMADO
Conforme antecipamos cá da Parabólica, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Edson Damas da Silveira já protocolou seu pedido de aposentadoria. Integrante da instituição faz mais de 28 anos – foi um dos seus fundadores-, Damas ocupou todos os cargos de importância no MPE-RR, inclusive o de procurador-geral por mais de uma vez. Professor universitário e pesquisador respeitado, ele vai se dedicar ao magistério, à pesquisa e a publicação de livros. Ao longo de sua carreira o agora procurador de justiça aposentado prestou consultoria informal a políticos, juristas e a lideranças indígenas. Agora vai fazê-la profissionalmente, e sem dúvida será bastante requisitado. Nossos votos de sucesso.
DIVIDIDAS
Com relação à declaração de apoio do deputado federal Haroldo Cathedral (PSD) – ele não é candidato à reeleição-, à candidatura ao governo do estado da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), nota-se que a política está dividindo as famílias de Roraima. Primeiro foi a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB) que desistiu de disputar as eleições, mas anunciou que trabalhará para a eleição do marido Duda Ramos (MDB) e reeleição do governador Antônio Denárium (PP). Duda é apoiador de Teresa Surita. Agora o deputado Haroldo Cathedral apoia Teresa, mas seu filho Zé Haroldo Cathedral (PSD), que é pré-candidato a Câmara Federal vai estar no palanque e nas reuniões com Denárium.
RÁPIDAS
Aquela mureta de apoio no viaduto que dá acesso ao anel viário, destruído no tombamento de uma carreta faz mais de um ano até hoje não foi reconstruída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). ### O mesmo se pode dizer sobre uma cratera existente há meses na saída da ponte sobre o rio Mucajaí em direção a Boa Vista. É iminente a possibilidade de ocorrer acidente com veículos que manobram para evitar cair no buraco. ### As chuvas parecem que vão começar diminuir de intensidade nos próximos dias. ### Todos os dias pré-candidatos anunciam suas pré-candidaturas com sinais inegáveis de que a campanha eleitoral começa a esquentar. É a festa da democracia. Essas aglomerações custam bastante dinheiro, mas as despesas não podem ser contabilizadas por conta da hipocrisia da legislação eleitoral. ### Até amanhã.
.