AVENIDA MÁRIO HOMEM DE MELLOPrimeiro Prefeito do Território Federal do Rio Branco
O Território Federal do Rio Branco (hoje o Estado de Roraima) foi criado pelo Presidente da República Getúlio Vargas em 13 de setembro de 1943, mas somente no dia 20 de junho de 1944 é que chegou a Boa Vista o primeiro Governador (Ene Garcez dos Reis) com sua equipe de trabalho (o médico Silvio Botelho, o sanitarista Dr. Durval Araujo, o Tenente João Batista da Silva, o Tenente Paulo Sóter da Silveira (irmão da mulher do governador – a senhora Dulce Aleixo dos Reis – nomeada chefe de Gabinete), e o Mário Homem de Mello – nomeado Prefeito de Boa Vista.
Mário Homem de Mello era professor e farmacêutico, além de haver sido Prefeito da cidade de Corumbá, no Mato Grosso. E, esta sua experiência política e de trabalho o ajudou a implementar em Boa Vista, junto ao governador Ene Garcez, o “Plano Qüinqüenal Territorial”, instituindo a base administrativa do então Território Federal do Rio Branco.
O prefeito Mário Homem de Mello elaborou o “Plano Diretor” da cidade, e participou com o engenheiro Darcy Aleixo Derenusson, daimplantação do “Projeto Urbanístico de Boa Vista” – com a construção do Centro Cívico e dele partindo as ruas em forma de leque.
Em fevereiro de 1945, Mário Homem de Melo transferiu a Sede da Prefeitura, que funcionava na Prelazia (na Rua Bento Brasil), para a Rua José Coelho (onde hoje é o Hospital Lott Íris). Em seguida criou a Agência Municipal de Estatística, hoje conhecida como IBGE. Além disto, presidiu a primeira Circunscrição de Recrutamento Militar em Boa Vista e alistou os primeiros roraimenses convocados para o serviço militar obrigatório por ocasião da 2ª Guerra Mundial. Criou o “Serviço de Controle da Raiva Canina”, hoje conhecido como “Centro de Zoonose”, e realizou inúmeras outras obras nesta cidade, como aberturas de ruas e instalação dos primeiros órgãos públicos municipais.
Mário Homem de Melo, por problema de saúde, viajou para o Rio de Janeiro, à época capital do País, no dia 06 de fevereiro de 1945. No dia 17 de março daquele ano, por não ter condições físicas, já abaladas pela doença contraída aqui nesta cidade, solicitou ao governador Ene Garcez a sua demissão do cargo de Prefeito da cidade de Boa Vista, sendo publicada a sua exoneração no Órgão Oficial (Diário Oficial) nº 039 datado de 22 de março de 1945.
Mário Homem de Melo nasceu em 15/12/1894 e faleceu no dia 11/06/52, aos 58 anos de idade. Está enterrado no Jazigo Perpétuo da Família Homem de Mello no Cemitério da cidade de Vassouras – RJ, juntamente com sua esposa Zélia Trindade de Mello, natural de Aquidauana – MS (* 11/11/1892 + 29/06/45)
O casal deixou cinco filhos (todos com o sobrenome “…Homem de Mello”
1 – Laércio (casado com Lilia) – Foi Procurador Federal do INSS – Teve um filho: Roberto (advogado pernambucano, especialista na área trabalhista).2 – Ivete (casada com Hélio de Almeida Pinto) – Teve três filhos: Zélia Maria, Moab, Hélio.3 – Austregésilo (General, casado com Irene) – teve dois filhos: Paulo César e Fernando. 4 – Juracy – Funcionária Pública do Município do Rio de Janeiro 5 – Dulce – Funcionária Pública do Estado do Rio de Janeiro.
“PARABÉNS PRÁ VOCÊ” – A irmã de Mário Homem de Mello, a farmacêutica e professora Berta Celeste Homem de Mello, nascida em Jacareí (SP) em 21/03/1902, era também uma poetisa. Berta Mello venceu em 1941 um concurso promovido na Rádio Nacional do Rio de Janeiro pelo Locutor “Almirante”, onde a tarefa era traduzir a música, até então cantada em inglês: “Happy Birthday to You” (Parabéns prá você) para a língua portuguesa. Berta Mello traduziu a música e é a que cantamos até hoje nos Aniversários.
A professora Berta Mello faleceu em 16/08/1999.