Bom dia,
Hoje é sexta-feira (03.09). Ontem, quinta-feira, antes de iniciar mais uma sessão do Plenário virtual do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Fux, que o preside, falou para o povo brasileiro se comportar bem durante as manifestações programadas para a próxima terça-feira, dia da Independência da Pátria. Como chefe do Estado brasileiro, Fux disse que o STF estará atento para punir com os rigores da lei, eventuais exageros dos manifestantes, especialmente se elas desaguarem em críticas e atentados contra as instituições da República, ou a alguns de seus membros.
Dá para entender por que parece existir algo de estranho na democracia brasileira? Tai um bom tema para a reflexão neste final de semana.
BATIDO O MARTELO
Fontes da Parabólica, garantem que já está batido o martelo quanto ao futuro partidário do governador Antônio Denárium, ainda sem partido. Ele se filiará ao Progressista comandado no estado pelo deputado federal Hiram Gonçalves, e que têm como principais líderes nacionais o presidente da Câmara Federal, o deputado federal Arthur Lira, de Alagoas; e o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, o senador licenciado Ciro Nogueira. Embora o governador não confirme oficialmente a filiação ao Progressista, as mesmas fontes dizem que só falta marcar a data para a solenidade, que poderá ocorrer até o final de outubro.
CANDIDATURA
A filiação Antônio Denárium ao Progressistas, no olhar de alguns especialistas em bastidores da política local, afirmam que reforçará o movimento no interior de parte da base de apoio parlamentar governista para convencer o deputado federal Hiram Gonçalves a disputar a vaga no Senado Federal, aberta com o fim do mandato do atual senador Telmário Mota (PROS). Hiram, que tem simpatia pela ideia, ainda não está convencido de disputar a vaga, sendo aconselhado por importantes correligionários de seu partido em Brasília a renovar seu mandado, uma operação menos arriscada.
FISSURAS
Um dos problemas a ser enfrentado para concretizar a candidatura de Hiram Gonçalves ao Senado Federal é a possível fissura na base de apoio ao governador Antônio Denárium com a reação do senador Telmário Mota, candidato natural à reeleição, e que já manifestou publicamente sua decisão de não abrir mão de concorrer. Mota que tem enfrentado algumas dificuldades para escolher o partido pelo qual vai disputar a reeleição, não tem por enquanto, menor disposição para disputar outro cargo ano que vem. Vai receber pressões para mudar de opinião.
LEVOU A MELHOR
A Parabólica noticiou, faz algumas semanas, que o senador Telmário Mota poderia se filiar o PTB, levando consigo outras lideranças locais. A Coluna confirma a veracidade da informação, que restou frustrada pela habilidade do atual presidente da sigla em Roraima, o deputado estadual Jefferson Alves. Com a prisão do presidente nacional petebista, Roberto Jefferson, Alves foi para Brasília, e hoje é um dos ombros amigos da ex-deputada federal, e quase ministra do Trabalho, Cristina Brasil. Ela é filha de Roberto Jefferson, e substituiu o pai no comando do PTB. Telmário poderia até se filiar ao PTB, mas o comando da sigla no estado continuaria com Jefferson Alves, que já foi discípulo do senador, mas engrossou o pescoço e rompeu com o ex-líder.
REARRANJO
A possível candidatura ao Senado Federal do deputado federal Hiram Gonçalves mexe no tabuleiro político do estado para além da candidatura do governador Antônio Denárium. Fontes da Parabólica garantem que se não houver muita fissura na candidatura de Denárium à reeleição, o ex-senador Romero Jucá (MDB), mandachuva emedebista no estado, não afasta a possibilidade de disputar a eleição para uma das oito vagas em disputa para a Câmara dos Deputados. Isso mexeria na estrutura de campanha da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), que até agora navega em águas tranquilas do ponto de vista dos acordos para a montagem da chapa.
RENOVAÇÃO
Observadores do cenário pré-eleitoral roraimense acreditam que será de pelo menos 50% a renovação na bancada federal de Roraima na Câmara dos Deputados. Além da decisão da deputada federal Sheridan de Oliveira, que poderá desistir da reeleição para disputar uma das 24 vagas em disputa para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE); e do deputado federal Édio Vieira Lopes, provável candidato a vice-governador na chapa da ex-prefeita Teresa Surita; projeções de pesquisas de intenção de votos mostram pouca probabilidade de reeleição de alguns dos atuais deputados federais.
RÁPIDAS
Pois é, finalmente é anunciada a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Roraima. O governador Antônio Denárium anunciou que o presidente da República vem ao estado no próximo dia 29 deste mês, uma quarta-feira, para inaugurar a Usina de Jaguatirica. ### E o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez a decisão sobre o marco temporal, que define o direito de reivindicação dos índios para a demarcação de novas terras indígenas no Brasil. ### Para agradar a ala indigenista de seus companheiros do Ministério Púbico Federal, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, defendeu no STF a ideia de que os índios podem reivindicar a todo o tempo a demarcação de mais áreas indígenas no Brasil. ### Até segunda-feira.