Minha Rua Fala

BANDA DE MUSICA DA POLICIA MILITAR DE RORAIMA 12941

MINHA RUA FALA  BANDA DE MÚSICA DA POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA __________________ 

A Banda de Música da Polícia Militar de Roraima foi fundada no dia 05 de Outubro de 1989, nas dependências do “Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP”-, que à época funcionava no prédio da atual Penitência Agrícola de Monte Cristo.  Hoje, a Banda tem o seu próprio espaço-prédio, numa sala ampla no Quartel do Comando Geral da Polícia, na Avenida capitão Ene Garcez dos Reis.

A primeira formação da Banda foi composta por três Soldados (SD) de 1ª Classe: Egberto, James e Relson; e, mais 23 Alunos-Soldados e, destes, somente quatro alunos já tinham conhecimento musical. Os demais aprenderam no Curso de Formação de Soldados Policiais Militares.

O primeiro Comandante da Banda foi o à época, Soldado PM Egberto Lima. Hoje ele é Coronel PM Combatente, e já exerceu, dentre outras funções, os cargos de: Comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos os Comandos fazem parte do 1º Batalhão da Polícia Militar (situado à Rua Serejo Cruz, em frente à Escola Colmeia); também foi Corregedor Geral da PMRR, Coordenador Estadual do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas, que consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família militar e civil/ Coordenador de Planejamento Estratégico da SESP/RR, Diretor da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e Diretor do Sistema Prisional do Estado de Roraima. Em 2017, a pedido, foi para a Reserva remunerada.

Atualmente, o Coronel PM Egberto Carlos Ribeiro de Lima, se dedica à música, canta e toca nas melhores casas de Boa Vista, inclusive, tem músicas lançadas nas plataformas digitais de áudio, com seu nome artístico: Egberto Lima.

O segundo maestro a estar à frente da Banda de Música foi o, à época, 3° Sargento PM Lima (José Antônio Lima da Silva). Ele era também Corneteiro da Polícia Militar. Depois do Sargento Lima, quem assumiu como Regente foi o 3º Sargento PM Valdery Gomes de Lima (hoje, ele é Capitão PM da Reserva Remunerada).  

Também o coronel Cláudio de Freitas, foi Regente da Banda. Assim como ele, outros músicos, nos períodos futuros, assumiram a Regência da Banda de Música.

A primeira apresentação pública, extra-quartel, aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1990, por ocasião do término do Curso de Formação de Soldados, inclusive, dentre os formandos estavam alguns dos membros da atual Banda de Música.

     A partir dos primeiros meses de 1990, começaram a ingressar novos soldados na Polícia Militar, alguns deles oriundos do Estado do Amazonas. Neste período houve a primeira seleção interna para “Cabos Policiais Especialistas-Músicos”, sendo aprovados 09 (nove) Cabos PM.      O Cabo PM, músico, José Maurício de Paula, assumiu a Regência da Banda de Música, ainda em 1991, por ser o militar mais graduado na especialidade musical e o mais antigo do Quadro da Banda de Música, permanecendo à frente da Banda até o início de 1994.

E, no meio do ano de 1994 assumiu como Regente, o à época, 3º Sargento músico Antonio Estácio Bezerra. Hoje ele é Coronel PM e está na Reserva remunerada.

Se no princípio, a Banda de Música utilizava antigos instrumentos musicais, hoje dispõe de instrumentos mais modernos, e alguns com dispositivos eletrônicos para melhor dissipar o som com mais qualidade.

A Banda de Música tem ajudado no estreito relacionamento entre a população e a imagem que ela faz da Polícia Militar, o que é sempre renovado com as diversas apresentações musicais que a Banda de Música participa nos eventos públicos e, particularmente, nas escolas e nas comunidades indígenas, por onde tem se apresentado, o sucesso está presente.

  Acreditamos que o alto grau de profissionalismo dos componentes da Banda e o esmero nas apresentações, contribuem para melhorar a imagem da Polícia Militar perante a sociedade.      A Banda de Música da Polícia Militar tem feito apresentações nos mais diversos eventos e lugares: Palácio da Cultura, Baile do Hawai e Baile Azul e Branco (no Iate Clube, quando este clube estava ativo), e até um Concerto Musical na Venezuela por ocasião do Aniversário da Guarda Nacional Venezuelana. 

    Em 1999, quando a Banda de Música completou 10 anos de atividade, lançou o seu primeiro CD, com o título “10 Anos tocando Roraima”, com composições regionais, internacionais e, principalmente, o inédito, à época, “Hino do Estado de Roraima”.

Chamada em diversas ocasiões de “A Banda do povo roraimense” – por tocar repertório de músicas regionais, valorizando os artistas locais – e, por participar nos eventos públicos civis e militares -, a Banda de Música da Polícia Militar conta atualmente com 33 (trinta e três) componentes, todos policiais militares músicos, sendo 04 Oficiais (1 capitão, 1 tenente, e dois 2º tenentes); 04 subtenentes, 09 (nove) 1º sargentos, nove 2º sargentos, seis 3º sargentos, e 01 Cabo músico.

Em 10 de agosto de 2009, a Câmara Municipal de Boa Vista outorgou uma Menção Honrosa e Votos de Aplausos à Banda de Música da Polícia Militar de Roraima, por ocasião do transcurso dos 21 Anos de sua fundação, justificados “pelo grau de profissionalismo dos seus componentes, e pela beleza das interpretações musicais nos mais diversos eventos públicos”.

Outro diferencial da Banda da Polícia Militar de Roraima é a presença de uma mulher policial. A Sargento Pricy Porto (Ianny Pricy Silva Porto), é a única mulher a compor a Banda. “A responsabilidade é muito grande em representar as mulheres na banda. Sempre tive vontade de fazer parte de uma banda de música, principalmente da Banda de Música Militar, e por isso me sinto realizada”, complementou.     

Em 2018, a Banda de Música da Polícia Militar foi considerada pela Assembleia Legislativa, como “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Roraima”, conforme Lei nº 1
.269/18, datada de 06 de julho de 2018, por iniciativa do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, e do à época deputado estadual Oleno Matos, sendo esta lei, sancionada pela governadora Suely Campos. Esta mesma Lei, instituiu o dia “22 de novembro” como o “Dia do Músico Militar”.

No dia 29/05/2021, em evento histórico, a Banda de Música da Polícia Militar executou o Hino do Estado de Roraima, no sítio arqueológico do Forte São Joaquim (às margens do rio Tacutu), por ocasião do término do Curso dos novos Oficiais PM.

O atual Comandante e Regente da Banda de Música da Polícia Militar é o Capitão Sidney Gomes da Silva.