Minha Rua Fala

BOA VISTA 125 ANOS 1145

BOA VISTA – 125 ANOSBairro São Pedro (antigo Bairro “Rói Couro”)

O Bairro São Pedro é um dos primeiros bairros de Boa Vista, já que a cidade iniciou a partir das margens do rio Branco. As primeiras casas do hoje Bairro São Pedro eram feitas de barro (adobe) cobertas com palhas de buritis. Mas, a maioria não tinha portas de madeiras. Usava-se um couro de boi, que era esticado com varas e encostado como portas. À noite, com o vento, o couro exalava um forte cheiro, o que atraia os cachorros da rua e estes passava a “roer” o couro. Daí o nome: “rói-couro”.

Um dos primeiros moradores, ainda no ano de 1945, foi o senhor Artur, depois vinha a casa do Cabo Emiliano – marido da dona Ione Santiago – e, a Olaria do senhor Miro Terêncio, entre outros pioneiros moradores, principalmente chegados do Nordeste.

A Igreja de São Pedro, no Bairro de mesmo nome, teve sua construção concluída no princípio de 1958, e já no dia 29 de junho daquele ano, dia de São Pedro, foi realizada a 1ª Missa, sendo presidida pelo então Bispo de Roraima Dom José Nepote.

A Colônia de Pescadores de Roraima ajudou muito na edificação da igreja. Na ocasião os próprios pescadores carregaram pedras, tijolos, areias e ainda ajudavam com um dia de serviço dedicado à construção. Havia, à época, o senhor Sílvio, português e devoto de São Pedro, que se prontificou a ajudar aquela igreja, como se fosse uma promessa. O mestre-de-obras foi o senhor Claudionor Freire, experiente construtor, que também deu sua contribuição na construção da igreja, sem cobrar nenhum dinheiro.

Assim, com a conclusão da Igreja, o bairro antes chamado de: “Rói-Couro”, passou a ser denominado: “Bairro São Pedro”. No início da evangelização católica naquele bairro, administraram aquela Igreja, os padres: Ângelo Monticoni, Lírio, Girard e padre Bruno. Atualmente a Igreja de São Pedro está sob a supervisão do Conselho Pastoral Comunitário, com a gerência geral do Padre Paulo Motta.

Em 1988, através da Lei nº 188, do dia 14 de novembro, o então Prefeito José Maria Gomes Carneiro, instituiu a Divisão Intraurbana da cidade de Boa Vista e constituiu os limites de cada bairro. O Bairro São Pedro se limita com a Avenida Ville Roy até a Rua Juscelino Kubitschek (a que passa em frente ao Ginásio Hélio Campos); – E, da Avenida Major Williams até a beira do rio Branco, margeando a Prelazia, na Rua Bento Brasil.

O prédio da Igreja de São Pedro, na Rua Miguel Luppe Martins nº 360, foi tombado como Patrimônio Histórico de Boa Vista pela Lei nº 940, de 13 de abril de 2007.