RECEITA DO DIA
Bolo de Reis
Por Denise Rohnelt Araujo
INGREDIENTES:
500g de farinha de trigo
250g de farinha de castanha de caju
04 ovos
125 ml de óleo de girassol ou soja
400g de açúcar branco ou mascavo à escolha
01 colher de sopa de fermento em pó
250 ml de leite vegetal de castanha
Uvas passas, frutas cristalizadas à gosto
Castanha do Pará e/ou nozes à gosto
Raspas de meia laranja
Essência de rum
Cobertura:
250g de açúcar de confeiteiro
03 colheres de sopa de leite de castanha
Frutas cristalizadas, castanhas à gosto para decorar
MODO DE FAZER:
Para fazer a farinha de castanha triturar 250 gramas de castanhas de caju devagar no processador de alimentos ou no liquidificador, não precisa ficar fina, reserve numa tigela grande.
Peneire a farinha de trigo na tigela, reserve. No liquidificador bata os ovos, o açúcar, o leite de castanha, o óleo e a essência de rum por cinco minutos.
Misture os ingredientes líquidos com as farinhas e o fermento delicadamente com uma colher até ficar uma massa homogênea. Coloque as frutas cristalizadas e as uvas passas passadas na farinha de trigo para não irem para o fundo da forma, adicione as castanhas escolhidas e as raspas de laranja.
Essa receita deve ser feita em uma forma de pudim com furo no meio, untar com óleo e enfarinhar a forma, despejar a massa e levar ao forno pré-aquecido, assar por 40 minutos girando a forma na metade do tepo para assar por igual.
Desenformar morno e colocar a cobertura.
COBERTURA: basta mistura o açúcar de confeiteiro com o leite de castanha, para fazer um glacê fácil e rápido.
Colocar todas as frutas, passas, castanhas do recheio e outras frutas que desejar para decoração.
DICA- O Bolo de Reis deve ser servido no dia 6 de janeiro, é um bolo em alusão aos três Reis Magos. Antigamente colocavam uma fava seca e uma moeda de metal, quem encontra-se a fava deveria pagar o bolo de Reis do próximo ano. Se encontrasse o metal seria brindado com sorte durante o ano.
Retrospectiva de 2023 da Coluna Letras Saborosas e das minhas atividades gastronômicas
Feliz 2024 para todos! Todo início de ano gosto de mostrar o que aconteceu durante o ano passado na coluna Letras Saborosas e as atividades que exerci pela gastronomia.
E 2023 foi um ano de muitas atividades, foram 46 colunas e 44 receitas publicadas no jornal Folha de Boa Vista, sendo 28 salgadas, 15 doces e uma de bebida. Muitas receitas são de franquias da área de alimentação, outras de alguns chefs de renome nacional. E oito receitas são minhas, algumas com a vídeo aula no Youtube da coluna.
Tivemos algumas aulas em vídeo colocadas no Youtube que foram feitas na minha Cozinha Letras Saborosas, que é um espaço para minhas pesquisas e produção de vídeos aulas, publicidade, e também é possível receber turistas que queiram conhecer ingredientes e alguns pratos regionais de Roraima com aula demonstrativa e degustação.
Participei de um dos episódios em comemoração aos 10 anos do reality gastronômico Master Chef Brasil como jurada convidada.
Fiz minha primeira palestra para empresários do agronegócio de Roraima, falando sobre os nossos ingredientes da agricultura indígena e fui convidada da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, para fazer também a curadoria dos ingredientes que foram entregues aos convidados de fora do estado. E falei sobre empreendedorismo feminino na gastronomia para mulheres indígenas, mostrando vários casos de sucesso e exemplos de mulheres indígenas de várias etnias que estão se destacando com seus trabalhos na área gastronômica.
Participei dos livros “Vinho Brasileiro, muito prazer” e da segunda edição do “Culinária Brasileira, muito prazer” da jornalista Roberta Malta Saldanha, como consultora gastronômica, tendo uma receita em cada livro.
Conheci Bogotá e a cidade Vila de Leyva na Colômbia com o grupo Food Safari guiado pelo chef Paulo Machado, conhecemos restaurantes premiados, mercado local, tivemos aula de cozinha caribenha no Instituto Mariano Moreno, fomos até a vinícola Ain Karim, tivemos aula de café colombiano na cafeteria “Los amantes del café”, além de aprender mais sobre a cultura, a arte e a história do país.
Fui contratada pela Associação de Bares e Restaurantes no Amazonas – ABRASEL AM, como curadora e promotora gastronômica da quinta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA. Em setembro tivemos o evento em Manaus com o tema “Turismo Gastronômico”, com a presença de quatro chefs de renome nacional, dois chefs internacionais do Chile e da Colômbia, uma especialista em turismo gastronômico da Colômbia, além de jornalistas de três veículos nacionais.
Finalizei o ano palestrando no Congresso Mundial de Ciência e Cozinha na Universidade de Barcelona, e acompanhando como presidente a delegação brasileira, composta por 10 pessoas, que teve uma participação importante no evento.
Foi um ano intenso, onde levei os sabores de Roraima e da Amazônia, para muitos lugares e até cozinhei alguns ingredientes para chefs de cozinha e cientistas que participaram do evento na Catalunya.
2024 promete muito mais trabalho, pois a coluna pretende voltar com vídeos de receitas, muita informação e incentivo às empresas locais, nesse décimo terceiro ano da coluna Letras Saborosas no jornal Folha de Boa Vista.
A empresa Letras Saborosas Gastronomia surge para impulsionar e mostrar mais sobre os nossos ingredientes da agricultura familiar e da cultura indígena que precisam ser descobertos pelos roraimenses. E na agenda do ano, a quinta edição do Congresso Mundial de Ciência e Cozinha, que será de 11 a 13 de novembro, novamente estarei participando da organização técnica do evento e como presidente da delegação brasileira.
E você? O que quer ver na coluna Letras Saborosas? Mande sua mensagem para o email [email protected] ou através do direct @letrassaborosas no Instagram.