Bom dia, hoje é 31 de agosto, quarta-feira.Na edição de ontem comentamos sobre a triste situação de quem depende de Internet para trabalhar em Roraima. As oscilações e, principalmente, quedas gerais da conexão têm sido cada vez mais constantes e quando acontecem duram horas, prejudicando meio mundo de profissionais, principalmente comerciantes.
Voltamos ao tema porque um leitor atento da Parabólica lembrou que muitos candidatos ao Congresso Nacional têm informações escassas e imprecisas sobre a temática e, talvez por conta disso, prometem uma solução mágica para esse problema que já perdura há anos.
A verdade é que o Governo Federal já possui uma proposta, intitulada Amazônia Conectada, do Ministério das Comunicações, para conectar com rede Wi-Fi pelo menos 5,6 mil escolas da região.
O objetivo é levar redes de dados de alta velocidade ao leito do rio Amazonas, atendendo a 60 cidades e 10 milhões de pessoas. Para Boa Vista é prevista para o próximo ano a implantação do programa, por meio de uma empresa criada para gerenciar as obrigações do 5G. Agora é aguardar a eleição de uma bancada federal realmente forte e comprometida para lutar pelos direitos do nosso estado lá em Brasília.
PEC
Antes de encerrar oficialmente a sessão ordinária – que durou cerca de 30 minutos – o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), anunciou ontrm a criação de uma comissão especial para tratar de Proposta de Emenda à Constituição. Questionado ao vivo por um dos parlamentares presentes, respondeu que seria um projeto de interesse de auditores fiscais e que precisaria de celeridade.
AUDITORES Trata-se da PEC 007/2022 que beneficia diretamente auditores fiscais de tributos estaduais de Roraima já que altera a Constituição do Estado para que seus subsídios passem para a ter teto máximo de remuneração, equivalente a 90% do salário de ministros do Supremo Tribunal Federal, e ainda que sua atividade passe a ser considerada de alto risco, como de outras autoridades.
OPERAÇÃO Um murmurinho sobre a realização de uma mega operação da Polícia Federal, envolvendo contrato para aquisição de cestas básicas no período da pandemia da Covid-19, se intensificou no início desta semana nos bastidores não apenas político, mas também jurídico, com comentários de advogados sobre a necessidade de ficar em estado de alerta. Segundo apurou a Coluna, o alvo seria um grande município do Sul do estado.
FUMAÇA E já que falamos em Sul do estado, também nos chegaram informações sobre uma grande movimentação de dinheiro em espécie pelas bandas de Rorainópolis. Conforme fonte da Parabólica, alguns candidatos já teriam começado a trazer de Manaus, via BR-174, maços e mais maços de notas para serem empregadas no pagamento das famigeradas ‘bocas de urna’. Atenção, Ministério Público Federal!
DISK-DENÚNCIA Lembramos aos leitores da FolhaBV que é muito fácil ajudar a Justiça Eleitoral a dar um freio naqueles que acham que podem comprar até o espírito de cidadania de quem vive em Roraima. Basta ligar para o número (95) 3621-4747 e denunciar suspeitas de crimes eleitorais, de forma anônima e sigilosa, que uma equipe da Polícia Federal vai checar as informações. Está registrado!
DESISTENTES Pelo menos 10 candidatos já renunciaram oficialmente de concorrer às eleições deste ano. Os dados foram confirmados à Coluna pela Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. Dois deles iam concorrer como 1º suplente, três ao cargo de deputado federal e outros cinco para deputado estadual. Seis dos desistentes são mulheres o que pode, ou não, comprometer a cota dos partidos.
SIMPLICIDADE Também a título de registro, a Coluna tem recebido diversos elogios à postura simples e elegante do novo desembargador Erick Linhares, e que tem sido alvo de comentários positivos de servidores do Poder Judiciários e autoridades de outras instituições que também têm contato profissional com o magistrado. A equipe da FolhaBV, com quem Linhares já contribuiu em muitas entrevistas, deseja sucesso na nova fase da carreira.
MIAMI A GOL Linhas Aéreas anunciou recentemente que vai operar, a partir do dia 17 de dezembro, voos diretos entre Manaus, capital do vizinho estado do Amazonas, e Miami, nos Estados Unidos, com dois voos semanais de ida e volta. Essa será a primeira vez que a rota não terá escalas, o que promete dar um upgrade não apenas para o turismo naquela região como também para Roraima, se fizer o dever de casa no segmento.