VICE
Ao que parece, um dos cargos mais disputados na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi o de vice-presidente. Logo após as eleições, falava-se em uma composição com os novatos Joilma Teodora (Podemos) e Marcos Jorge (Republicanos), esse logo descartado por ser do mesmo partido que o presidente, Soldado Sampaio. Mas o cargo ficou mesmo com o veterano Marcelo Cabral (Cidadania).
ESPAÇO 1
Uma fonte da Coluna na Assembleia Legislativa argumentou que Sampaio fez um “bem bolado” com os parlamentares com o objetivo de dividir melhor os espaços na Casa. Quem tivesse à frente de programas permanentes da Casa estaria fora da Mesa. Isso, em tese, explicaria o fato de Joilma, que deve assumir a Procuradoria da Mulher, ter ficado de fora da composição.
ESPAÇO 2
Outra que teria alardeado, por meio de seus assessores, que estaria em cargo estratégico na Mesa Diretora e ficou de fora foi Tayla Peres (Republicanos). Ela deve permanecer à frente do Procon Assembleia, outro programa permanente. Da mesma forma, a deputada Catarina Guerra (União Brasil), que comanda a Escolegis, todos com cargos e contratos em quase todos os municípios.
COMPARTILHADO
Embora o governador Antônio Denárium (PP) tenha saído pela tangente ao comentar possíveis mudanças no primeiro escalão do Governo do Estado, o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos) afirmou em alto em bom som para uma jornalista da Folhabv, presente à solenidade de posse na Assembleia Legislativa, que os cargos de secretários da cota da quase ex-deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB) serão mantidos, sim.
ACOMODAÇÃO
Outra acomodação que deve ser analisada por Antônio Denárium é da cunhada e ex-secretária de Educação, Leila Perussolo. Fontes da Parabólica garantem que ela pretende assumir a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad) ou a Representação do Governo, em Brasília, cujos atuais titulares são indicações do senador eleito, Hiran Gonçalves (PP). O secretário da Segad é o economista Anselmo Gonçalves e da outra, administradora Gerlaine Bacarin, esposa do senador.
AGRICULTURA
Na Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, o clima é de apreensão entre os servidores. O titular da pasta, Emerson Baú, toma posse na superintendência do Sebrae nesta sexta-feira, dia 6, e até agora ninguém sabe quem vai assumir o cargo. Um dos mais cotados, Aluízio Nascimento, não teria o aval de deputados e de empresários do Agronegócio. Também são cotados o ex-deputado estadual Marlon da Mirage e o atual presidente do Instituto de Assistência Técnica Extensão Rural (Iater) Marlon Buss.
LEGALIZAÇÃO
Se por um lado o governador Antônio Denárium já adiantou que vai aprovar um novo projeto de legalização do garimpo em áreas do Estado em Roraima, por outro lado o presidente Lula foi enfático, em seu discurso, ao afirmar que vai acabar com atividades ilegais nas terras indígenas. Esse, aliás, foi um dos primeiros atos da gestão do petista: revogar o decreto que permitia o garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental.
PRIORIDADES
O governador Antônio Denárium prepara a lista de três obras prioritárias para o estado que deverá levar para a reunião com o presidente Lula da Silva (PT) programada para ocorrer ainda neste mês de janeiro. Já uma longa lista de sugestões feita por secretarias, que será analisada pela equipe do governador, com participação direta do vice-governador Edilson Damião (Republicanos).
DEMARCAÇÕES
Seguindo essa linha, a nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joênia Wapichana, deixou subentendido que as demarcações de terras indígenas devem ser retomadas pelo Governo Federal. Os processos haviam sido ‘freados’ durante o governo Bolsonaro. O anúncio dividiu opiniões em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens de Roraima durante o dia de ontem.
AMAZÔNIA
Para demonstrar apoio ao novo governo de Lula da Silva, com Marina Silva (REDE) no Ministério do Meio Ambiente, o governo da Alemanha promete liberar nos próximos meses trinte e cinco milhões de euros. Em real isso representa menos de duzentos milhões, o que seguramente é quase nada para a execução da política de preservação da Amazônia, a joia da coroa do ambientalismo internacional. É triste ver nossa soberania subjugada por tão pouco.
RÁPIDAS
Fosse noutros tempos e outros personagens os gestos de dois integrantes do novo ministério durante a posse, com afagos recíprocos, estaria no noticiário. Com certeza. ### Durante a posse de Lula um grupo da esquerda radical gritava palavras de ordem pedindo a implantação do socialismo no Brasil, o que é inconstitucional. Noutros tempos isso seria chamado de atentado contra a ordem democrática. ### Desde julho para cá, o preço do querosene para avião já caiu 22,5%, No último, anunciado ontem pela Petrobrás, a redução foi de 11,6%. Mas, sem trocadilho o preço das passagens continua nas alturas. ### A migração de jovens brasileiros para Portugal é tão grande que está sendo capaz de rejuvenescer a população portuguesa. Mais tarde isso vai fazer falta ao Brasil. ### Depois de cansar esperando a ação do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), uma empresa privada tapou a enorme cratera na BR-174 . O empresário atendeu a apelos de usuários daquela rodovia federal. ### Pois é, depois de dias e vindas o governo de Lula da Silva decidiu prorrogar a desoneração de impostos federais do diesel até o final deste ano. Quanto à gasolina e o etanol a medida é para apenas 60 dias. ### Quem tem razão? Lula no discurso de posse afirmou que Bolsonaro deixou 14 mil obras abandonadas. Ontem, ao assumir a Casa Civil, o ministro Rui Costa disse que não é possível saber quantas obras devem ser retomadas. ### Até amanhã.