Pois é, foi preciso que vândalos invadissem as sedes dos poderes institucionais (Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal), destruindo o patrimônio público para que a grande imprensa, vergonhosamente tendenciosa, descobrisse a existência da insatisfação de boa parte da população contra o resultado do último processo eleitoral para a Presidência da República.

Para além da condenação que devemos fazer contra esses atos do vandalismo é preciso fazer uma apuração rigorosa dos fatos, com todo o devido processo legal, para apurar as responsabilidades dos depredadores. É preciso igualmente responsabilizar os agentes públicos, inclusive do Judiciário que têm ao longo do tempo fornecido combustível para a revolta popular que ameaça tomar conta de boa parte da população brasileira.        

AVANÇOS

Durante entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 100.3, o secretário Estadual de Educação, Nonato Mesquita, elencou uma série de avanços na área em Roraima, e um dos quais deu mais destaque foi à merenda escolar que, segundo ele, dispõe de cinco tipos de proteínas à disposição dos gestores de escola e estoque para os primeiros três meses deste ano.

CONTESTAÇÃO

A primeira contestação dessa informação veio ainda quando a entrevista estava no ar. Um professor da área Central de Boa Vista, afirmou que na sua escola só tem proteína quando pais e servidores da escola resolvem contribuir para uma cota e proporcionar esse plus à merenda dos estudantes. Também reclamou das carteiras escolares e demora da compra de fardamento.

FIRME

Uma coisa é preciso reconhecer. Mesmo diante da crítica severa do professor, o secretário de Educação se manteve firme e até desafiou o ouvinte a informar o nome da escola para que as queixas fossem resolvidas. Então, para você que é aluno, professor, profissional da área ou pai de estudante e que quer fazer sua denúncia de forma anônima, basta encaminhar para o e-mail [email protected]. As possíveis reclamações serão encaminhadas à assessoria de Nonato Mesquita.

ESCOLAS MILITARIZADAS

Sobre as novas prioridades do Ministério da Educação que é contra a criação de escolas militarizadas e dará ênfase a transformação de escolas de turno único em escolas de tempo integral, o secretário estadual de Educação Desportos de Roraima disse com todas as letras que poderá até não militarizar outras escolas estaduais, mas não aceita extinguir a militarização nas 33 existentes no estado. Ele garantiu que existe a convicção por parte dele e dos técnicos da secretária de que a militarização de escolas em Roraima é uma política com absoluto apoio dos pais e mães dos alunos. Tanto isso é verdade que a demanda por vagas nessas escolas é sempre maior que a oferta, problema que é resolvido com a realização de sorteio.

ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL

Quanto às escolas em tempo integral, o secretário Raimundo Nonato disse que se o novo governo quiser mesmo ampliar o número delas terá que transferir mais recursos para as secretarias estaduais, inclusive para Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) de Roraima. O secretário afirmou que essa modalidade de escola é muito mais cara, e nem sempre conta com o apoio das mães e pais dos alunos. Em Roraima existem cinco delas, e no caso de uma delas que funciona em Rorainópolis existe forte pressão dos familiares para que ela volte a funcionar em turno único.

SEBRAE

O novo superintendente do Sebrae-RR, economista Emerson Baú foi outro dos entrevistados ontem (domingo) no programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3. O novo dirigente daquele órgão garantiu que a principal prioridade dos diretores atuais é fazê-lo parceiro e protagonista ainda maior no processo de desenvolvimento do estado. Emerson Baú também disse que sua administração tentará dinamizar o fundo de aval, que pode facilitar o acesso de micro e pequenos empresários ao crédito, especialmente dos bancos oficiais. O novo superintendente também falou da importância do Empretec, que ele considera o programa de maior sucesso do Sebrae, não só no estado, mas também à nível nacional.

GRATIFICAÇÃO 

O primeiro decreto deste ano da Assembleia Legislativa já veio com uma inovação. Até a última legislatura, os deputados que presidiam os programas sociais do Poder não recebiam gratificações para comandar esses braços do Legislativo. Agora, além de receber cerca de 30% em cima do valor dos seus salários, não pode ter imposto de renda descontado já que segunda o decreto a gratificação é considerada de caráter indenizatório.

DETRAN

E por falar em especulações, fonte da Coluna garante que o comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)  de Roraima vai ter mudanças em breve. Atualmente, a indicação da gestão daquela instituição é do deputado federal Antônio Nicoletti (União Brasil), e passaria a ser do ex-deputado Otaci Nascimento, por indicação do próprio governador Antônio Denárium (PT).

SAÚDE

Outra mudança no primeiro escalão que tem sido muito comentada nos bastidores seria na Secretaria Estadual de Saúde. É dada como certa a saída de Cecília Lorezon e a nomeação do médico Alexandre Salomão, que foi candidato a deputado estadual pelo Podemos e teve mais votos que alguns deputados eleitos. Salomão já foi gestor da pasta e conta com a simpatia da grande maioria dos servidores e da classe política local.

ESPECULAÇÃO

O ex-senador Romero Jucá (MDB) negou informação divulgada por um veículo nacional de comunicação de que estaria atuando nos bastidores para ajudar o governo Lula a formar sua base no Congresso Nacional. Em nota enviada à Folhabv, ele disse ser presidente estadual do MDB e um dos vogais do partido, o que o levou a algumas cerimônias de posse de ministros, todo o demais segundo ele seriam meras especulações.

CONSÓRCIO

Será o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB) é novo presidente do Consórcio Amazônia Legal. A posse ocorreu essa semana, em Brasília. Seu antecessor era o ex-governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que agora assumiu o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O grupo encabeça pautas comuns e estratégicas para a região que abarca nove estados, incluindo Roraima.