Como dissemos ontem o crescimento populacional da população mundial assusta especialmente os países desenvolvidos, seus líderes, empresários e intelectuais. Eles têm absoluta certeza de que se o número de habitantes do planeta continuar aumentando não haverá sustentabilidade para que possam manter seus atuais padrões e conforto material de vida.
E para além da preocupação com o tamanho da população mundial preocupa ainda os habitantes e líderes do chamado Primeiro Mundo a possibilidade de crescimento econômico das áreas periféricas do Planeta em função do consequente aumento do Produto Interno Bruto (PIB) per capta levando ao consumo maior das populações, o que evidentemente se traduzirá em maior exploração de recursos naturais da biota. Assim, é preciso criar mecanismo que minimizem a exploração e crescimento econômico de vastas regiões do Mundo, especialmente naqueles países detentores de maciços recursos florestais, com ênfase em países com capacidade empresarial e tecnológica para explorá-los como é o caso do Brasil.
Amanhã tem mais.
COTA
O Ministério Público Federal confirmou à Folhabv a existência de pelo menos quatro representações na Justiça Eleitoral, em razão da regra que prevê percentagem mínima de candidatas mulheres nas eleições de 2022. Além destas, existem também as ações de impugnação de mandato eletivo, conhecidas como Aimes, e que tramitam sob segredo de Justiça. A partir do dia 20 de janeiro, tudo isso deve começar a ser movimentado. Fica difícil compreender a razão pela qual é decretado o tal do segredo de justiça numa ação de cunho eleitoral que necessariamente deveria ter a maior transparência possível.
BANER
Extinto já há uns bons anos, o Banco do Estado de Roraima (Baner) ainda tem pendências legais sendo resolvidas hoje em dia. Exemplo disso foi um projeto de lei aprovado no finalzinho de 2022, e publicado essa semana pela Assembleia Legislativa, prorrogando por mais dois anos o prazo para negociação de dívidas resultantes de operações de créditos contratadas.
NOMEADOS
Os ex-deputados Joaquim Ruiz e Ionilson Sampaio são agora assessores especiais do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). As nomeações são do dia 1º de janeiro. Também a ex-deputada Betânia Almeida teve sua nomeação em um cargo comissionado publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 18, mas como assessora especial.
JOÃO DE BARRO
A Prefeitura de Boa Vista está licitando a empresa que vai finalmente realizar serviços de asfaltamento, drenagem e urbanização no bairro João de Barro, uma queixa frequente dos moradores daquela área, que apesar de considerada recente, tem crescido muito e possui uma quantidade expressiva de moradores. Duas empresas já foram habilitadas para dar início às obras.
APURAÇÃO
O Ministério Público do Estado publicou portaria de instauração de um procedimento preparatório preliminar, para apurar denúncia de possível ilegalidade em um pregão eletrônico da Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista. Conforme o extrato da publicação, a queixa seria de suposta restrição de competitividade na exigência de uma marca para a aquisição de um produto para o setor.
MEDICAMENTOS
O prefeito do Cantá, André Castro, pegou carona em uma ata de registro de preços de licitação realizada pela prefeitura de Rorainópolis, no Sul de Roraima, para adquirir quase um milhão de reais em medicamentos. O processo original teria sido feito por meio de pregão presencial e a empresa vencedora tem como capital social praticamente o mesmo valor de um dos contratos.
CANTÁ
E por falar no município do Cantá, foi publicado um extrato do primeiro termo aditivo ao contrato firmado entre a prefeitura daquele município e a construtora que pertence à família do deputado federal eleito Duda Ramos (MDB), para recuperar e promover terraplanagem, além de demais obras nas vicinais Canauanim, Surrão e acesso à Vila Campinho, mas até agora moradores dizem que a estrada foi apenas “raspada”. Fica o registro!