O governador Antonio Denarium (PP) está otimista quando à relação de seu governo com as autoridades agora instaladas no poder federal. Além da narrativa do presidente da República no sentido de que vai governador o Brasil ouvindo os governadores dos estados, Denárium confia no bom relacionamento que tem com vários integrantes do novo governo, alguns dos quais seu colegas de fórum de governadores durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Que bom! Agora é esperar que essas boas intenções sejam transformadas na prática. E isso saberemos nos próximos meses.
REUNIÕES 1
O governador Antonio Denarium (PP) está em Brasília onde participa de várias reuniões com outros governadores da Amazônia; com ministros do governo Lula da Silva (PT); e com o próprio presidente da República. Sempre acompanhado do senador eleito Hiran Gonçalves (PP) o governador reuniu-se ontem com o secretário de Relações Federativas do governo federal, André Ceciliano, que é o responsável pelo levantamento das demandas de cada estado junto ao novo governo. Também participou da reunião o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Alexandre Padilha (PT).
REUNIÕES 2
Na reunião, segundo fontes da Parabólica, os dois auxiliares diretos de Lula da Silva reafirmaram a decisão do governo federal de aproximar-se dos governos estaduais para estabelecer parcerias para além das questões políticos/partidárias e ideológicas que possam resultar em obras e ações do novo governo nos estados. O governador Antonio Denarium está acompanhado na Capital federal dos secretários Flamarion Portela (Casa Civil), Weber Negreiros (Comunicação Social) e Gerlane Bacarin (Representação em Brasília).
REUNIÕES 3
Hoje Antonio Denarium vai reunir-se com seus colegas governadores estaduais da Amazônia, coordenados pelo governador paraense Hélder Barbalho (MDB). Eles vão discutir as propostas que serão levadas ao presidente Lula da Silva, na reunião de amanhã no Palácio do Planalto. A ideia é elencar medidas e projetos que sejam comuns para mais de um estado, ou mesmo que beneficiem mais de uma unidade da federação situadas na região amazônica. Ente as propostas a ser levadas a Lula está a continuidade do asfaltamento da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Será que Lula vai atendê-los? Muita gente duvida disso, afinal a ministra do Meio ambiente é Marina Silva (REDE).
BOMBANDO
A julgar pelo orçamento destinado pela Assembleia Legislativa ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (IATER), no valor de R$60.717.597,00, o setor deve mesmo “bombar”, em 2023, como dizem os mais jovens. O órgão foi criado há um ano, por meio da lei que ajustou a estrutura da então secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para Agricultura, Desenvolvimento e Inovação.
IATER
Para quem não se lembra, a lei em questão também extinguiu o Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação, o IACTI, órgão que sempre recebeu atenção especial do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). O IATER é, na prática, uma junção do IACTI com parte da antiga Seapa, e responsável pela política agrícola do Estado, uma integração da assistência técnica com a extensão rural e pesquisas relacionadas. Sampaio foi também o principal defensor do fortalecimento orçamentário do IATER.
ALTO ALEGRE
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Leonardo Cupello, publicou o encaminhamento para o TSE dos recursos especiais interpostos pelo prefeito de Alto Alegre, Henrique Machado (PSD), no processo que resultou na cassação do seu mandato. A ferramenta jurídica, conforme fonte da Coluna, nada mais é que um recurso utilizado pelos advogados para postergar a decisão da Justiça Eleitoral já anunciada no ano passado. O mandato do atual prefeito alto-alegrense termina ano que vem e não é raro que a justiça eleitoral espere os dirigentes saírem para decidir um mandato que já se foi.
MUDANÇAS 1
Na prefeitura de Boa Vista foram feitas algumas mudanças na equipe de primeiro e segundo escalão. Entre as mais significativas está a troca na presidência da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC), que já vinha sendo comentada em redes sociais e grupos de mensagens. Sai, conforme o decreto “a pedido”, Daniel Soares Lima, para a entrada de José Diego da Silva.
MUDANÇAS 2
Também o advogado Leonardo Paradela foi exonerado do cargo de diretor-presidente da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento, para a nomeação de Luciana Surita, filha da ex-prefeita Teresa Surita, que até uns dias atrás era a superintendente do Sebrae Roraima. Paradela foi nomeado em sequencia no cargo de assessor executivo na secretaria municipal de Governo, que presta assessoria direta ao prefeito Arthur Henrique.
NOMEADO
O ex-deputado estadual Evangelista Siqueira, que em Roraima preside o PT, e é o principal nome cotado até agora para assumir a coordenação do DSEI Leste, foi nomeado assessor especial da presidência da Assembleia Legislativa. O decreto com sua nomeação ainda não foi publicado, mas o documento com sua cessão do cargo de professor efetivo da Prefeitura de Boa Vista consta no Diário Oficial dessa quarta-feira, dia 25, com data retroativa a 1º de janeiro.
POSSE
Os vereadores Aline Rezende (PRTB) e Genilson Costa (Solidariedade), este presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, foram autorizados via resolução a viajar à Brasília para participar da posse de deputados federais e senadores, no dia 1º de fevereiro. Ela foi eleita suplente do senador Hiran Gonçalves (PP) nas últimas eleições. Mais três servidoras da Casa foram autorizadas a viajar para assessorar os vereadores.