DISPUTA 1
Ao que parece, a vaga deixada por Gabriel Mota na Câmara de Vereadores de Boa Vista pode ser alvo de uma disputa judicial. É que o primeiro suplente teria deixado o partido Republicanos, dono do mandato, fora da chamada “janela partidária”, período em que detentores de cargos eletivos podem mudar de legenda sem perder o cargo, e com isso o lugar teria ficado para o segundo na vez.
DISPUTA 2
A situação tem gerado dúvidas entre entendedores da política local, inclusive membros do próprio Republicanos procuraram uma jornalista da Folhabv, para comentar que o primeiro suplente teria sim a intenção de contestar a questão. O segundo suplente, contudo, já se considera empossado e, por meio de assessoria de imprensa, enviou ontem à tarde aos veículos de comunicação, texto ressaltando sua trajetória política.
CONTAS
Mais um indício de que a corrida em torno do pleito 2024 começou é a movimentação de advogados em torno da regularização de contas dos diretórios municipais de partidos políticos em Roraima. São várias as publicações de andamento de processos não do exercício passado, mas ainda de 2021 e até de antes. Essas desaprovações, caso mantidas, acarretam na perda de cotas do Fundo Partidário e de Financiamento de Campanha.
SANTA CECÍLIA
A população do distrito Santa Cecília, que fica logo após a ponte sob o Rio Branco e pertence ao município do Cantá, promete ser finalmente beneficiada com os serviços de asfaltamento, drenagem e urbanização em suas ruas. A Prefeitura do Cantá publicou, esta semana, resultado de licitação, com valor de quase R$ 17 milhões para a contratação de uma empresa para executar esses serviços.
FRENTE
O deputado federal Stélio Dener (Republicanos) protocolou ontem um requerimento pedindo a criação de uma Frente Parlamentar para as Defensorias Públicas Estaduais e Federais na Câmara dos Deputados. Na prática, o pedido sugere o agrupamento de deputados em uma espécie de bloco para discutir a aprimorar legislações e políticas públicas comuns ao tema, no caso, ao acesso à Justiça e garantia de direitos aos mais vulneráveis.
INTERINO
Em meio à crise de imagem enfrentada pelo governador Antônio Denárium (PP), depois de declarações relacionadas à cultura indígena para a imprensa nacional, foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado um decreto designando interinamente o atual presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (IATER), Marcelo Pereira, como secretário Estadual do Índio.
CARNAVAL
A Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista – Fetec publicou um edital cultural de chamamento para selecionar blocos que queiram participar do primeiro Carnaval público pós-pandemia da Covid-19. Serão três dias de evento. O apoio consiste em áreas com perímetro demarcado, palco, som, iluminação e banheiros químicos, atração musical e espaço para comercialização de produtos.
AÇÃO YANOMAMI 1
O governador, Antônio Denárium cumpriu agenda em Brasília nesta quinta-feira, 02, participando de uma reunião com os ministros Rui Costa da Casa Civil da presidência da República; Alexandre Padilha, ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais; e Olavo Noleto, secretário executivo da mesma secretaria de Relações Institucionais, onde foi proposto um alinhamento entre o governo do estado e o governo federal na construção de um plano de ação conjunta para enfrentamento à desassistência sanitária das populações em território Yanomami.
AÇÃO YANOMAMI 2
Será constituído um grupo de trabalho com as três esferas, definindo ações a curto, médio e longo prazo na construção de uma solução compartilhada e boa para Roraima e para o Brasil. O ministro Rui Costa fez duas colocações que geram uma esperança no governo estadual de aproximação com o novo governo, haja vista que Roraima ainda depende substancialmente dos recursos federais. O ministro foi enfático em dizer que o governo federal buscará soluções ouvindo o governo do estado que conhece as peculiaridades de cada caso.
AÇÃO YANOMAMI 3
O governador entregou uma cópia do ofício enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que faz um balanço das ações do governo em prol das comunidades indígenas e propõe algumas ações iniciais, como a criação de um grupo de trabalho com membros dos governos federal, estadual e municipais. O governador foi acompanhado do senador Hiran Gonçalves um grande conhecedor da saúde indígena e da história da CASAI em Roraima,
PAZ
Na reunião, Denárium frisou aos ministros que em momento algum quer abrir nenhum tipo de guerra entre o estado e o governo federal. Ele ressaltou que continuará a trabalhar no que for melhor para Roraima e destacou que no plano de ação deve estar contempladas soluções definitivas para o povo Yanomami e para todos os agentes que estejam envolvidos no processo.