Os brasileiros e as brasileiras devem prestar muito atenção ao discurso do presidente Lula da Silva (PT), ontem, durante o relançamento do programa Bolsa Família; e também a longa entrevista concedida a uma rede de televisão. Ele revela a natureza de seu governo, que entre outras coisas, diz que nós devemos acreditar nas suas narrativas, mesmo que elas contrariem os números oficiais produzidos por órgãos de seu próprio governo. É o caso do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que cresceu segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2,9% no último ano. Lula disse que o Brasil teve queda na economia no ano passado. O IBGE tem credibilidade e competência técnica faz mais de oito décadas na produção de números sobre a economia e a sociedade brasileira.    

CONSELHEIRO 1

As especulações em torno da escolha para assumir a vaga do conselheiro Henrique Machado, que pediu oficialmente sua aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), já começaram. Fontes da Parabólica garantem que o deputado Jorge Everton (União Brasil), já teria anunciado sua candidatura entre os deputados. Essa não é a primeira vez que ele assume a intenção de disputar, mas na vez passada não teve força entre os colegas.

CONSELHEIRO 2

Além da vaga aberta com a aposentadoria de Henrique Machado, que aliás, não trabalha faz mais de quatro anos, uma outra vaga de conselheiro deve surgir até o final do ano com a também aposentadoria do conselheiro Manoel Dantas, que poderá pedi-la bem antes de completar a idade da compulsória, que é de 75 anos. A vaga dele é de preenchimento por indicação do governador do estado, que já teria o compromisso de escolher a mulher de um grande empresário local.       

CARGOS

E falando no TCE, essa semana foi enviado a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) projeto extinguindo cargos comissionados e funções gratificadas e, em contrapartida, criando outros novos naquele órgão. Entre os cargos criados estão os de agente de segurança, que seria para, conforme o projeto, zelar pela segurança e integridade física dentro e fora das dependências da instituição.

INDÍGENAS 1

Talvez no afã de pegar uma carona na visibilidade que a causa indígena ganhou recentemente, parlamentares estaduais começaram a propor uma série de iniciativas, algumas óbvias e outras até já promovidas pelo estado. Uma delas cria um Estatuto dos Povos Indígenas de Roraima, e outra trata da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e indígena por instituições públicas, o que tanto o governo quanto a Prefeitura de Boa Vista já anunciam fazer. No caso da primeira, a matéria é de competência exclusiva da União Federal.

COFRES

Um dos princípios básicos do Poder Legislativo é a vedação de iniciativas que causem aumento de gastos, ou seja, criem despesas para o Poder Executivo. Mesmo assim, Brasil afora é normal que os parlamentes usem essa estratégia em busca de mídia. Em Roraima não é diferente e vez ou outra surgem essas propostas, como a que tramita na Assembleia Legislativa querendo que o Governo pague bolsas de estudo para alunos da rede pública estadual cursarem graduação fora do país.

DESPACHO

A juíza Daniela Schirato, da Vara de Organizações Criminais, pediu que a Polícia Federal agilize a conclusão do inquérito policial que investiga, entre outras pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa (Solidariedade). Na manifestação mais recente, ela afirmou acolher pela “derradeira vez” pedido para concessão de novo prazo para conclusão, e alegou que o inquérito tramita desde janeiro de 2022.

LABORATÓRIOS

Uma série de extratos de atas de registro de preços para contratação de empresas especializadas em manejo de laboratórios publicada recentemente pelo Ministério Público de Contas chamou a atenção dos leitores mais leigos. Todas elas tratam de “futura e eventual contratação”, e uma delas registra preço para equipamentos de prospecção e análise de solo, mas a empresa vencedora tem como atividade principal a fabricação de instrumentos e utensílios médicos e odontológicos.

PENSÃO

Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, promete render bons debates. A proposta estabelece prazo para pagamento de pensão a ex-cônjuge ou ex-companheiro. O autor, deputado federal Rubens Pereira Jr (PT/MA), alega que esse benefício não pode ter data indefinida, tema que vem sendo muito discutido em diversos tribunais brasileiros, por afetar diretamente a vida financeira de muita gente.

SEGURANÇA

Quem passa pelo posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em direção Sul da BR-174 percebe que a instituição policial anda preocupada com eventual surto de violência e roubo em Roraima. Além de renovar a pintura do prédio que abriga o posto, a PRF mandou colocar fortes grades em todas as portas e janelas da construção. Quando até esse tipo de instituição tem de usar grade para proteger a segurança de seu patrimônio, e de seus servidores; as pessoas comuns devem colocar as barbas de molho.