Bom dia,

Quem chega à noite de viagem área a Boa Vista fica assustado com os milhares de focos de incêndio espalhados ao longo do lavrado. O mesmo sentimento de perda é experimentado por quem viaja ao longo das estradas federais e estaduais que cortam o interior roraimense. Os ventos fortes e a estiagem – que até não foi muito forte nos últimos meses-, são um convite para essa tragédia, que se repete todos os anos. Também igual em todos os anos, a falta de uma estratégia pelos órgãos públicos para um enfretamento eficaz contra as chamas. Até quando?        

INVASÕES

O presidente da EMHUR (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional), Sérgio Pillon, disse ontem em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, que é preciso começar a investigar quem está por trás de invasões de terras em áreas urbanas e rurais de Boa Vista que se transformam em loteamentos clandestinos, como forma de impedir que mais pessoas venham a sofrer prejuízos e que a população seja penalizada com um processo de crescimento desordenado.

CAMPANHA

Pillon adiantou que a Prefeitura de Boa Vista está iniciando uma campanha para conscientizar o cidadão a não comprar imóveis em loteamentos de qualquer tamanho sem a autorização do poder público, primeiro por ser um desserviço para Boa Vista e, mais ainda, pelos prejuízos financeiros que essas pessoas terão, ao adquirir um imóvel sem origem e sem regularização, além de se tornarem corresponsáveis por um crime, passível de cadeia.

HABITAÇÃO

Ainda durante a entrevista, Sérgio Pillon adiantou que o Governo Federal está empenhado em tirar do papel o projeto de habitação popular Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura já trabalha na identificação de áreas para aprovação de projetos e estudo dos critérios. Ele também comentou que o novo modelo deve ser diferente do que foi feito no Conjunto Vila Jardim, situado no bairro Cidade Satélite.

CARNAVAL

O prefeito Arthur Henrique Machado (MDB) esteve na Rádio Folha FM 100.3 prestando contas, entre outras ações, do Carnaval promovido no final do mês passado. Ele adiantou que o modelo descentralizado, com blocos e festas em vários pontos da cidade, deve ser mantido devido ao sucesso dessa primeira edição. Conforme ele, essa estratégia ajudou inclusive a ampliar a geração de renda, possibilitando a maior participação de vendedores ambulantes.

SAÚDE MUNICIPAL

Arthur Henrique comentou a visita da ministra da Saúde, Nísia Andrade, ocorrida na última semana, e explicou que a reunião que aconteceria em seu gabinete foi agendada para uma unidade de saúde, no bairro 13 de Setembro, conforme ele, por ser uma região simbólica para demonstrar a crise da imigração desenfreada enfrentada por Roraima e sem solução por parte do Governo Federal. Naquele posto de saúde, 92% dos atendimentos são de migrantes.

TRÂNSITO

Quatro grandes obras para melhorar o fluxo do trânsito na capital foram anunciadas, ontem, pelo prefeito Arthur Henrique, durante a entrevista. Dois viadutos, sendo um próximo ao IBAMA e outro na Avenida Centenário, Já contam, inclusive com recursos já disponíveis por meio de emenda do senador Chico Rodrigues (PL). Outro viaduto, na região do Trevo e uma ponte sobre o rio Cauamé, no final da Avenida Minas Gerais, estão em fase de elaboração de projeto para captação de recursos.

AJUSTES 1

Devagar o governador Antonio Denárium (PP) está conseguindo fazer os ajustes no primeiro escalão da sua gestão que já eram ventilados no final do ano passado. Duas secretarias extraordinárias precisaram primeiramente ter seu funcionamento aprovado pelos deputados estaduais. Uma delas foi novamente assumida pela primeira-dama Simone Soares Denárium, nomeada mais uma vez como secretária extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social.

AJUSTES 2

O segundo ajuste foi a criação da secretaria extraordinária de Atração de Investimentos, para a qual foi nomeado o empresário Aluízio Nascimento, considerado amigo pessoal do governador e apoiador de primeira hora. Ele chegou a ser cotado para assumir a pasta da Agricultura, mas foi “fritado”, não se sabe por qual motivo, por deputados estaduais. Aluízio já tem uma atuação reconhecida na atração de novos negócios para Roraima.

AJUSTES 3

Por fim, a presidência da Junta Comercial de Roraima foi assumida por Stela Adjafre, que é irmã do deputado Chico Mozart (PP) e companheira do conselheiro do Tribunal de Contas, Brito Bezerra. Ela já havia ocupado o cargo anteriormente. O ex-presidente, Laércio Gentil, deixou o cargo semana passada, depois de um anúncio em suas redes sociais, informando que cuidaria das suas empresas e sem mencionar divergências.

NOMEAÇÃO 1

O ex-deputado estadual Jânio Xingu foi nomeado no cargo comissionado de assessor especial da Assembleia Legislativa de Roraima. A resolução foi publicada o Diário da quinta-feira, dia 2. Para contar com a contribuição do ex-parlamentar e correligionário, o presidente Soldado Sampaio (Republicanos) precisou exonerar o ex-superintendente de Logística daquela Casa, considerado seu “braço direito”. Xingu viaja hoje para a Venezuela afim de iniciar entendimentos com parlamentares venezuelanos na busca de solução para o grave problema da imigração.  

NOMEAÇÃO 2

Pessoas próximas a Jânio Xingu afirmam que desde janeiro este aguardava um posicionamento do governador Antonio Denárium sobre uma reivindicação do seu grupo em alguma secretaria estadual, mas, diante da falta do convite formal, o pedido foi atendido pelo presidente da Assembleia Legislativa.