AUMENTO 1
O presidente da Câmara Municipal de Bonfim, vereador Domingos Costa, promulgou uma lei autorizando aumento salarial de 16% para o prefeito Joner Chagas (PRTB), seu vice, e todos os secretários titulares e adjuntos. Conforme a publicação, a revisão anual tem como base perdas inflacionária do período entre 2021 e 2023 e a arrecadação municipal.
AUMENTO 2
No mesmo Diário Oficial dos Municípios, com data de ontem, a Câmara Municipal de Bonfim publicou lei autorizando a revisão geral dos subsídios dos vereadores e do presidente daquela Casa, também com percentual de 16% e já para pagamento neste mês de março. (Para não dizer que os textos das duas leis foram “copiados e colados”; no segundo há como argumento a recomposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)).
TCE
Nos bastidores da política local, não se fala em outra coisa senão na suposta mobilização do grupo político do senador Mecias de Jesus (Republicanos), para fazer do jornalista e advogado James Serrador, atual presidente da CAERR (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), o próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na vaga deixada por Henrique Machado, dias atrás. Se for fato, o tempo dirá.
IMBRÓGLIO 1
Primeiro suplente do agora deputado federal Gabriel Mota, que foi empossado na tarde de ontem, Adjalma Gonçalves esteve nessa quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Boa Vista, e foi cumprimentado inclusive pelo presidente municipal do Republicanos, vereador Manoel Neves, partido que defende que a vaga seja assumida por Samuel Lopes, sob a justificativa de que Gonçalves se desfiliou da sigla fora do prazo.
IMBRÓGLIO 2
Ontem, publicamos na Folha que a decisão do presidente da Câmara Municipal, vereador Genilson Costa (Solidariedade), foi passar a ‘batata quente’ para o Tribunal Regional Eleitoral, que será consultado sobre quem deve assumir a vaga. Adjalma Gonçalves, por sua vez, está tão confiante que, segundo fontes da coluna, já até convidou pessoas para assumir cargos em seu futuro gabinete.
PESQUISA
A Prefeitura do Cantá publicou extrato da ata de registro de preços para contratação de serviços de pesquisa de opinião pública, desde o planejamento até a coleta de dados tipo “face a face”, ou seja, de forma presencial, e apresentação de resultados. Pelo total de 12 pesquisas quantitativas, o Município pagará R$ 468 mil. O fato de ter registrado a ata ajuda outros municípios a realizar a contratação, digamos, com menos burocracia.
ACOLHIDA
Ontem, no Dia da Mulher, a Operação Acolhida promoveu um voo de interiorização somente com passageiras, uma ação inédita durante seus cinco anos de missão. Foram 35 mulheres que saíram da Base Aérea de Boa Vista rumo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, todas com vagas de emprego sinalizadas por empresas de diferentes regiões. Por aqui, rogamos por mais notícias positivas assim!
RÁPIDAS
Parte da grande imprensa está tão atrelada com novos tempos, que uma rede de TV aberta anda tratando um bandido, José Rainha, que invade propriedades desde o Século passado, de “defensor da reforma agrária”. Pode? ### Wanderlan Cardoso, senador goiano e ex-empresário em Roraima – foi dono do supermercado Serra Dourada, o maior da época em Boa Vista-, é o novo presidente da poderosa Comissão e Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. ### Anda de vento em popa o processo de criação da federação entre PP e União Brasil. Aqui, segundo informações de bastidores o comando ficará com o senador Hiram Gonçalves. ### E o PL de Roraima parece que está sem comando desde que o ex-deputado federal Édio Lopes pediu desfiliação por conta da filiação natimorta do senador Chico Rodrigues, hoje no PSB. ### Até amanhã.