EDUCAÇÃO
Uma fonte palaciana confirmou à Coluna que a saída do professor Nonato Mesquita do comando da Secretaria Estadual de Educação (SEED) é “prego batido, ponta virada”, ou seja, está decidido. Contudo, o governador Antonio Denárium (PP) e seu ‘núcleo duro’, formado pelos principais assessores e conselheiros, ainda discute o nome de quem vai assumir a pasta. Mesquita deve voltar para a Assembleia Legislativa de Roraima, mas não se sabe ainda em qual cargo.
POSSIBILIDADES
Para a Educação seriam três os nomes em análise pelo governador e sua equipe: o atual chefe da Casa Civil, o ex-governador Flamarion Portela; a ex-deputada e defensora pública, Lenir Rodrigues; e o ex-deputado Evangelista Siqueira, que é o presidente estadual do PT em Roraima, e que atualmente assessora o presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que terá que referendar a indicação.
TCE 1
Fontes da Parabólica garantem que os boatos de que a professora Leila Perussolo não assumiria a Secretaria de Educação para ser indicada pelo governador Antonio Denarium a uma vaga no Tribunal de Contas do Estado TCE) são falsas e têm sido plantadas com a intenção apenas de tumultuar o processo de escolha do colegiado. A vaga de Henrique Machado deve oficialmente ser preenchida em abril, e a outra em breve.
TCE 2
Para a vaga que será votada agora em abril os candidatos declarados seriam os deputados Jorge Everton (União Brasil) e Coronel Chagas (PRTB), e o atual reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, que segundo bastidores da política, teria o apoio público do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
TCE 3
Um deputado comentou com um jornalista da Folha que nas conversas entre os parlamentares em que já se mencionou o assunto da vaga de Henrique Machado no TCE, a fala recorrente é da necessidade de consolidar apoio político para um candidato com melhor qualificação técnica, e que também tenha bom trânsito político. A fonte também disse que o lançamento de candidaturas tipo “voo solo” é considerado normal nesse tipo de processo.
AMAJARI
Prova de que as disputas eleitorais do ano que vem já estão na rua são os comentários sobre a candidatura para a prefeitura do Amajari de um empresário do ramo do turismo. Embora inexperiente na política, consta que ele teria apoio expressivo de vários políticos roraimenses, e de parte da comunidade local, resultado do trabalho que exerce por lá. Dizem ainda que a popularidade dele cresce conforme despenca a aceitação da atual chefe do executivo municipal.
BALIZA
O Ministério Público do Estado (MPE) publicou uma portaria determinando a instauração de procedimento preparatório para averiguar a eventual prática de improbidade administrativa na Câmara Municipal de São João da Baliza, na região Sul de Roraima. Não há informações do fato na publicação assinada pela promotora de Justiça, Lara Von Held. O colegiado possui nove vereadores.
FALHOU
Deu no jornal Folha de São Paulo, ontem, a informação de que a empresa contratada pelo DSEI Yanomami para o serviço de transporte aéreo de profissionais de saúde e indígenas para a região teria descumprido o contrato e falhado por, pelo menos, 14 dias. Um dos sócios da Icaraí Turismo Táxi Aéreo é o empresário Rodrigo Mello, o Rodrigo Cataratas, que disputou uma vaga como deputado federal no pleito passado.
RÁPIDAS
Apesar das alternativas listadas acima, fontes da Parabólica dizem que Flamarion Portela, ex-governador do estado e chefe da Casa Civil, deve aceitar o comando da Secretaria de Educação e Cultura. ### Será que o Brasil está mesmo a caminho de se transformar uma República do crime organizado e do narcotráfico? Os sinais são muito fortes. ### Lula da Silva (PT) diz que o plano do PCC de matar Sérgio Moro (União Brasil) é coisa articulada pelo próprio ex-juiz e hoje senador pelo Paraná. ### Será que Moro teria força suficiente para montar um plano ardiloso de vitimização com a participação da Polícia Federal – comandada em última instância pelo próprio Lula-, e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo? ### Rosa Weber, a ministra que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), foi a uma comunidade indígena do interior do Amazonas para anunciar que deve colocar em votação, ainda neste semestre a questão do marco temporal. ### Se aprovada pelo STF, a medida vai reabrir geral a discussão sobre a demarcação de áreas indígenas no Brasil, inclusive em Roraima. ### Depois de dificuldade em formar uma federação, o PP e o União Brasil, articulam a formação de um bloco na Câmara Federal. ### Aqui em Roraima é grande a preocupação de alguns proprietários de terras rurais depois da denúncia do deputado estadual Gabriel Picanço (Republicanos) de que uma organização não governamental estaria articulando invasões nos municípios do Bonfim e do Cantá. ### O general Pazuello, agora deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro visitou Boa Vista esta semana. Além de ministro da Saúde, foi ele o primeiro comandante da Operação Acolhida. ### Até segunda-feira.