O tamanho da comitiva que acompanha o presidente Lula da Silva (PT) em sua viagem internacional à China é sinal dos novos tempos de hegemonia econômica mundial. Apressado em receber às benções políticas do presidente estadunidense Joe Biden, Lula foi a Washington com uma pequena comitiva e pouco falou de negócio. Agora para conversar com os chineses o presidente leva uma enorme esperança de incrementar os negócios com o gigante econômico asiático. E tomara que seja bem sucedido.

De qualquer forma é preciso que os brasileiros saibam que em Relações Internacionais países cooperam ou disputam sempre de olho em seus próprios interesses. Não há favores quando se trata de acertos econômicos internacionais, e ainda é preciso que fique bem claro que a aproximação com a China desagrada os EUA, no momento que a crise entre os dois está afetada pela disputa econômica; pela velha questão de Taiwan; e pela guerra entre Rússia e Ucrânia.            

CENA 1

Ontem, terça-feira (11), que passasse pelas imediações do Aeroporto Internacional Atlas Cantanhede por volta das seis horas da manhã certamente sentiria orgulho de viver na Capital roraimense. Centenas de pessoas, de todas as idades ocupavam o gramado do Parque Airton Senna, e mesmo a Avenida Ene Garcez. Andando a pé ou de bicicleta, elas davam um sinal de vitalidade de uma cidade bela e que oferece inúmeras alternativas de lazer e de viver ao ar livre.

CENA 2

Em compensação, quem necessitou procurar os terminais de cargas das companhias aéreas no Aeroporto encontrou um cenário de terra quase arrasada. Esses terminais têm difícil acesso, é preciso percorrer ruelas de chão, que no máximo são pavimentadas com brita. Todos abrigados em prédios mal conservados, sem qualquer conforto para os usuários. O local ainda aguarda os benefícios da privatização.             

INFORMAÇÃO

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, o pedido de informação encabeçado pelo deputado Neto Loureiro (PMB), endereçado ao chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, sobre o imbróglio envolvendo o acordo extrajudicial em torno da venda do terreno onde fica a Praça Interativa José Renato Haddad, ao lado do Ginásio Totozão. O deputado quer, entre outras coisas, a lista de credores para pagamento de precatório no ano de 2022. A Coluna não tem certeza, mas já existe um parecer do Ministério Público Estadual sobre o pagamento.

IMPEACHMENT

Outro pedido de informações aprovado durante a sessão de ontem da Assembleia Legislativa, também encabeçado por Neto Loureiro, pedia cópia dos três pedidos de impeachments contra o governador Antonio Denárium (PP), protocolados naquela Casa na segunda-feira, 10. No final das contas, como outros parlamentares acompanharam a solicitação, o presidente Soldado Sampaio (Republicanos) resolveu enviar cópia aos 24 gabinetes.

DIGITAL

Outro imbróglio da sessão de ontem foi o pedido de adiamento da votação da criação da Secretaria de Estado de Governo Digital, assinado pelo deputado Isamar Júnior (PSC). Na semana passada, um pedido de vista havia adiado a votação, e ontem mais deputados se somaram ao coro e pediram esclarecimentos sobre a suposta criação de 62 cargos e impacto financeiro de R$ 4,3 milhões ao ano. O projeto deve voltar a ser discutido na sessão desta quarta-feira, 12.

ALFINETADA

O impasse irritou o deputado Lucas Souza (Pros), que alfinetou os demais colegas afirmando que ali, na Assembleia, as prioridades são outras. Ele mencionou que na semana passada, na véspera do feriado, teriam sido aprovados projetos de interesse dos Poderes Judiciário e Ministério Público, e ironizou a situação. “Deus me livre deixar um dia juiz, promotor ou defensor publico sem ter salário reajustado. Longe de a gente fazer isso com nossos amigos juízes, mas investir em tecnologia não pode”, disparou.

TERCEIRIZAÇÃO

A secretária estadual de Saúde, Cecília Lorezon, publicou portaria instituindo uma comissão especial de seleção de organização social, um grupo formado por cinco servidores públicos que vai avaliar as documentações e emitir parecer quando ao preenchimento dos requisitos formais para a qualificação da entidade como organização social na área de saúde. Em outras palavras, são essas pessoas quem vão colocar suas digitais no referido processo de terceirização da saúde. 

VISITA PRESIDENCIAL

Talvez poucos participantes brasileiros que prestigiaram no último final de semana a programação do rodeio anual de Lethem, no sudoeste da Guiana, tenham percebido, mas o próprio presidente do país vizinho, Mohamed Irfaan Ali, esteve ali, usando chapéu de cowboy e interagindo com o público. Milhares de pessoas, inclusive participantes da Grã-Bretanha e Estados Unidos, participaram das competições locais.

INICIATIVA

Louvável a iniciativa do estado do Rio Grande do Sul, em implementar um botão do pânico para seguranças nas escolas. A ferramenta é acionada pelo aplicativo BeOn e é disponibilizada sem custos para o poder público ou instituições privadas que tenham interesse. Aquele estado já contabilizou 27 episódios do tipo, a maioria após o ataque a uma creche em Santa Catarina. Uma dica importante nessas situações é não compartilhar informações de origens duvidosas, para evitar pânico.

HONRARIA

O Conselho Penitenciário do Estado de Roraima (Copen) fará a entrega, nesta quarta-feira (12), no auditório da OAB-RR, da medalha “Mérito Conselho Penitenciário de Roraima Jacir de Souza Cruz”, a pessoas físicas e jurídicas que contribuem com serviços relevantes ao órgão consultivo e fiscalizador da execução da pena imposta ao condenado pelo Estado. A programação faz parte da comemoração de aniversário de 73 anos da instituição.