O anúncio de que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) formou um novo bloco com a participação de mais de 170 deputados federais é indicador de que o governo ainda não sabe com que tamanho de bancada pode contar naquela Casa Parlamentar. E essa pode ser uma das razões para o constante adiamento do envio ao Congresso Nacional do novo arcabouço fiscal, que  vai substituir o atual teto de gatos. Habilidoso, Arthur Lira conseguiu formar até agora o maior bloco na Câmara dos Deputados, integrado por parlamentares de vários partidos e todos os matizes ideológicos, que parecem absolutamente comprometidos em aumentar a participação no governo petista, afinal, há ainda quase todos os cargos de segundo e terceiro escalão a serem preenchidos.

CACHIMBO

Fontes palacianas dão conta de que o governador Antonio Denárium (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), Soldado Sampaio (Republicanos), teriam fumado o “cachimbo da paz” e, por conta disso, o professor Nonato Mesquita, continuaria no comando da secretaria estadual de Educação. Como diz o adágio popular, tudo como dantes no quartel de Abrantes.

MUDANÇAS

Fonte da Parabólica, bem situada no Palácio Hélio Campos, entende que a permanência do secretário Nonato Mesquita à frente da Secretaria Estadual de Educação (SEED) pode salvar algumas cabeças que compõem o primeiro escalão do governador Denárium, que estavam muito próximas de degola. Dentre essas, a situação da secretária da Saúde, Cecília Lorezon, parece retomar o folego, como uma das mais prestigiadas auxiliares do chefe do Executivo estadual.    

DIGITAL

Sem deputados para completar o quórum, a quinta-feira foi suave pelos lados da Assembleia Legislativa. Com isso, as discussões em torno da criação da Secretaria de Estado de Governo Digital, acirradas na última sessão, parecem ter amornado. O projeto segue com vistas para o deputado Isamar Júnior (PSC), num pedido que parece meio combinado com outros parlamentares, que demonstram estar num clima de tensão com o governo.

VENEZUELA

A empresa Conviasa voltou a operar no Brasil fazendo a rota Puerto Ordaz – Manaus todas as semanas nas quintas-feiras. O voo de ontem levou o ministro do Turismo daquele país, Alí Padrón, e mais dezenas de empresários e autoridades, para conhecer os atrativos da capital manauara, e “vender” a ideia de tornar viável essa operação. Para os brasileiros, o voo vai oferecer conexão com a ilha de Margarita e também Caracas.

REPATRIAÇÃO

E por falar em Venezuela, o ex-deputado Jânio Xingu, conforme resolução publicada no Diário Oficial da Assemblei Legislativa foi enviado à capital Caracas, durante seis dias em meados de março, para reuniões com autoridades brasileiras e venezuelanas, a fim de tratar do incentivo e atuação de cada ente para a repatriação de imigrantes. 

PROFESSOR

O ex-senador Romero Jucá é agora professor do MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político, oferecido pela empresa de Marcelo Vitorino, marqueteiro responsável pela última campanha eleitoral da ex-prefeita Teresa Surita. Também estão entre os professores Jorge Viana, que hoje preside a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o ex-ministro do TSE, José Alckmin.

LIVROS

O promotor João Xavier Paixão  assina a portaria de instauração de um procedimento preparatório do Ministério Público do Estado para apurar possível lesão ao erário na aquisição de livros voltados à Educação para o Trânsito pelo Departamento de Trânsito de Roraima (Detran). O órgão analisa o possível desvio de finalidade e a ilegalidade na escolha da empresa que forneceu as cartilhas.