8 DE JANEIRO
Membros da bancada federal de Roraima pipocaram postagens nas suas redes sociais, afirmando que assinaram o requerimento para instalação da CPI do 8 de janeiro. Mas o conteúdo, como se diz, foi para inglês ver, pois o prazo para assinar a CPI terminou na noite de segunda-feira, 17. Os questionamentos de quem acompanha o processo giram em torno mesmo é do tipo de negociação que resulta nesses posicionamentos.
EDITAL
Um pequeno empresário local comentou com um dos editores da Parabólica que por mais que tente, não consegue sequer participar das várias licitações abertas por prefeituras do interior de Roraima. Conforme ele, as comissões de licitação não se dão ao trabalho nem de responder aos pedidos de envio de edital. É como diz o adágio popular, “é o uso do cachimbo que faz a boca torta”.
CACHIMBO
O caso é tão sério que mesmo com inúmeras denúncias encaminhadas ao Ministério Público de Roraima, relatando os obstáculos impostos nos procedimentos licitatórios por prefeituras, com a clara intenção de burlar a competitividade, ainda acontecem casos como de um município da região Sul, que ignorou o pedido do edital, realizou a licitação e publicou extrato do contrato, tudo em tempo recorde.
PESSOAL
O Ministério Público do Estado publicou, recentemente, uma portaria abrindo procedimento preparatório para seguir com as investigações em torno da apuração do incremento injustificado de gastos com pagamento de pessoal da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista em 2020, período da Covid-19, e com recursos oriundos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
ABANDONO
Em praticamente todas as legislaturas da Assembleia Legislativa de Roraima, a mesma indicação, pedindo a reforma da Casa do Estudante, situada no bairro Asa Branca, em Boa Vista, é feita por um parlamentar diferente. O local servia para abrigar pessoas residentes no interior do estado, e que queriam estudar na capital, mas não tinham condições de arcar com esses custos. Esse ano foi a vez do deputado Armando Neto (PL), reiterar o que todo mundo já sabe: o local está completamente abandonado.
CARACARAÍ
A Promotoria de Justiça de Caracaraí determinou a instauração de um procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar a regularidade na prestação de ensino em escolas públicas naquele município e mais, vai também conferir a adequação do serviço de transporte escolar. Esse é, sabidamente, um dos calcanhares de Aquiles de gestores públicos municipais e também objeto de uma infinidade de processos judiciais em tramitação na Justiça.
VIROU MODA
O consumo de complexo vitamínico, que acompanha a prática de culto pelo corpo perfeito com frequência diária a academias parece ter tomado conta dos boa-vistenses, tanto nos bairros centrais quanto naqueles mais afastados do Centro. Ontem, quinta-feira, no entardecer do dia, um leitor da Parabólica foi a uma farmácia na Avenida Ville Roy e o estabelecimento estava apinhado de consumidores. “90% daquela gente estava comprando complexos vitamínicos”, disse surpreso o leitor.
CÚPULA 1
Lula da Silva (PT) e o governador do Pará Hélder Barbalho (MDB) andam loucos atrás de holofotes para aparecerem como os maiores defensores planetários do Meio Ambiente e do crime. Eles colocam na mesa de negociação a Amazônia, sua biodiversidade e recursos naturais e minerais. Dentro de suas ambições já está certa a realização em Belém no ano de 2025 de 28ª Conferência Mundial sobre o Clima (COP28). Será a maior oportunidade para que os dois novos “garotos propagandas” do Meio Ambiente apareçam perante a comunidade internacional.
CÚPULA 2
Por conta da programada COP28, em Belém, o ex-ministro Aldo Rebelo sugeriu na quarta-feira (19.04) que a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) lidere uma série de audiências públicas e realização de seminários para que Roraima se prepare para participar daquele convescote levando as posições locais e os interesses do estado para compatibilizar desenvolvimento e preservação ambiental. O presidente da Ale, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) aceitou o desafio.
GRANA ALTA?
Ora vivas! Joe Biden, o democrata presidente estadunidense, resolveu entrar na luta pela “preservação da Amazônia”. Ontem, em encontro virtual sobre o clima no Planeta, ele resolveu multiplicar por 10 a oferta inicial norte-americana de ajuda para a constituição do Fundo Amazônia. Agora, num prazo de cinco anos o governo dos Estados Unidos vai repassar ao Brasil US$ 500 milhões, ou o equivalente em reais a 2,5 bilhões. Serão R$ 500 milhões por ano, o que dá menos de 20% do orçamento anual da Prefeitura Municipal de Boa Vista, o menor orçamento dentre as capitais brasileiras. Me engana que eu gosto.