Bom dia,
EMENDAS
Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100.3, o deputado federal Defensor Stélio Dener anunciou a liberação de R$ 8 milhões em recursos de emendas federais em beneficio de alguns municípios de Roraima, com verbas dos ministérios do Desenvolvimento Social, Cidades, Agricultura, Educação e Saúde. Ele citou o município de Uiramutã, que deve receber recursos para adquirir cinco tratores, poços artesianos e unidades de irrigação, para atender várias comunidades indígenas. Os recursos são fruto da decisão do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), de proporcionar aos novos parlamentares a participação no Orçamento Geral da União (OGU) de 2023.
DNIT
Stélio Dener revelou a articulação de parte da bancada de Roraima – 8 dos 11 parlamentares-, junto ao Governo Federal para a indicação do ex-deputado Luciano Castro (Podemos) assumir o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Roraima o que, conforme ele ajudaria que obras relacionadas à malha viária tivessem, finalmente, algum avanço com benefício para nosso Estado. Corem por fora nesta indicação o deputado federal. Duda Ramos e Helena da Asatur, ambos do MDB, que têm indicações próprias.
8 DE JANEIRO
Durante entrevista à Rádio Folha 100.3, o deputado Stélio Dener (Republicanos), comentou a assinatura, por 44 parlamentares federais da bancada do seu partido no Congresso Nacional, a um Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), dando anistia às pessoas que não tenham envolvimento direto com ações de natureza criminosa durante os atos de vandalismo do 8 de janeiro, em Brasília.
CONTRAPONTO 1
O engenheiro Frederick Lins e Silva concedeu entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100.3, e fez um contraponto com relação aos serviços de geração de energia elétrica em Roraima, com informações pouco difundidas para o cidadão comum, como, por exemplo, que apesar dos aborrecimentos a cada apagão, eles têm diminuído bastante a incidência. Em 2016 foram 39 casos, e no ano passado, 8. O último ocorreu na semana passada, segundo o engenheiro.
CONTRAPONTO 2
Frederick Lins e Silva esclareceu ainda uma informação muito difundida de que Roraima teria a energia elétrica mais cara do Brasil. Conforme o site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no ranking de 104 distribuidoras, nosso Estado estaria na 31ª posição, ou seja, bem próximo da média nacional. Também conforme ele, a energia instalada é suficiente para atender todo o estado de Roraima.
EDUCAÇÃO 1
O ex-governador e ex-deputado Flamarion Portela, que atualmente é chefe da Casa Civil do Governo do Estado, também participou do Programa Agenda da Semana, para comentar a questão da violência em escolas, tema muito em voga nos últimos dias, e comentar legislações, como a Lei Ordinária 767, de março de 2010, que é de sua autoria, e que trata do processo de integração escola x família.
EDUCAÇÃO 2
Conforme ele é fato, comprovado por pesquisas, que alunos cujos pais acompanham o processo de aprendizagem têm resultado superior se comparado com aqueles que os pais são ausentes. “Nós criamos o dia da família na escola, com datas fixadas para participação duas vezes a cada semestre e conversas para fortalecer a integração da família com a escola. Nada tem resultado concreto, sem engajamento com a família”.
COSTA E SILVA
Semana passada a Secretaria Estadual de Educação publicou uma portaria para instituir uma comissão que vai organizar e encaminhar o arquivo passivo da escola Presidente Costa e Silva, que fica ali no bairro São Francisco, uma das mais tradicionais de Roraima. O documento frisa que a desativação da unidade aconteceu desde agosto do ano passado. Registramos, por aqui, a tristeza em noticiar o fechamento de mais uma escola em Roraima.
ITERAIMA
O Instituto de Terras de Roraima ganhou um upgrade em seu orçamento, com um crédito suplementar por superávit financeiro, apurado no Balanço Patrimonial do exercício do ano passado, no valor de R$ 5.080.000,00. O decreto foi assinado pelo governador Antonio Denárium (PP), no dia 17 passado, e o valor, conforme a publicação será investido em algumas atividades, com destaque para manutenção de serviços de transporte.
RESCISÃO
No Diário Oficial do Estado, do último dia 18, a Secretaria Estadual de Saúde, finalmente publicou o termo de rescisão unilateral do contrato com a empresa Meio Dia Refeições Industriais, que prestava serviços de preparo e distribuição de alimentação para unidades de saúde da capital e interior. A imprensa teve importância fundamental nesse processo de cobrança de um serviço digno para a população.
É PRA VALER
Fontes da Parabólica garantem que a decisão do governador Antônio Denárium (PP) de fazer sua própria mulher Simone Denárium conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é pra valer. Não será uma empreitada fácil, afinal, 16 deputados declararam em reunião que não abririam mão de indicar um colega para a vaga, que é constitucionalmente de competência da Assembleia Legislativa do Estado. “O resultado será um divisor d’água no governo estadual. Se Denárium conseguir o intento sairá fortalecido, e provará que pode tudo na ALE, caso contrário poderá ter enorme dificuldade de terminar seu governo”, disse a fonte.