Bom dia,

Imagens enviadas a Parabólica pelo empresário Remídio Monai mostram as péssimas condições de trafegabilidade da BR-174 no trecho entre Boa Vista-Pacaraima, especialmente na chamada “subida/descida” das serras. As primeiras ocorrências da estação chuvosa deixaram a estrada praticamente intransitável para as centenas de carretas que levam diariamente mercadorias para a Venezuela, prenunciando a real possibilidade de colapso no comércio com o país vizinho, que é, sem dúvida, uma das molas propulsoras do recente desenvolvimento de Roraima, que caminha para mais de dois bilhões de reais anualmente.

Enquanto os trabalhadores e empresários enfrentam essa dificuldade com a precária situação da BR-174, o governo federal, que já anunciou a existência de recursos da ordem de mais de R$ 300 milhões, aproveita a disputa dos parlamentares federais pela indicação da direção estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para postergar as ações de imediata intervenção nesta que é a única ligação terres de Roraima com, o Brasil e com a Venezuela.

E todos sabem que a demora na indicação e preenchimento dos cargos federais em cada estado faz parte da estratégia de governo Lula da Silva (PT) de tentar formar uma base parlamentar no Congresso naquela base do tomar lá dá cá. Enquanto isso os interesses coletivos que se danem.

EXONERAÇÕES 

No final da manhã de ontem, ecoaram boatos de que vários servidores em cargos comissionados de empresas e autarquias do estado foram exonerados. Seriam supostamente servidores ligados ao deputado Jorge Everton (União Brasil) e teriam sido exonerados por conta da ligação com o parlamentar, que vem anunciando publicamente rompimento com o governador Antônio Denárium (PP). . Editores da Coluna receberam várias mensagens confirmando a informação, inclusive afirmando que o ato seria uma espécie de retaliação pelo recente anúncio de rompimento de Everton com o governador, via imprensa.

ZERO BARRACO

Contudo, quem aguardou o final de semana ansioso pela sessão da terça-feira, na Assembleia Legislativa, quando Jorge Everton faria um discurso ‘bombástico’ sobre a tal conversa que teve com o governador, na quinta-feira passada, ficou frustrado. Não houve oradores inscritos e, apesar de 12 parlamentares terem assinado presença, a sessão foi encerrada, rapidamente, por falta de quórum. Se o deputado recuou do confronto as demissões parecem indicar que Antônio Denárium não vai fugir do ringue.

QUÓRUM

Como não há vetos na Ordem do Dia, trancando a pauta de votação da Assembleia Legislativa, a sessão poderia ter transcorrido normalmente, mas discussões como a criação da Secretaria de Estado de Governo Digital e três projetos de autoria de parlamentares ficaram para hoje. Nos bastidores da Casa Legislativa, o assunto da vez continuava sendo a eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

REUNIÃO

Ainda falando sobre a eleição para conselheiro, no início da noite de ontem uma reunião entre o governador Antonio Denárium e o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) agitou os bastidores da disputa. Todos sabem que a pauta do encontro foi essa, mas ninguém deu certeza sobre o inteiro teor. Uma coisa é certa: seja qual for o resultado, promete ditar o rumo da política. É bom lembrar que o partido do presidente da ALE já declarou público apoio à candidatura de Jorge Everton, através de manifestação do deputado estadual Marcos Jorge, de reconhecida influência no Republicanos.

MECIAS

O presidente do Republicanos, senador Mecias de Jesus, fez divulgar pelas redes sociais uma manifestação em que nega qualquer problema no relacionamento entre ele e o governador Antônio Denárium por conta da questão relativa à indicação do novo conselheiro do TCE. O senador disse que a vaga tem indicação constitucional da ALE, e que o governador já se manifestara antes no sentido de que não interferiria naquele processo. Entenda-se como quiser.      

UTV

Sabe-se, por meio das redes sociais, que pelo menos dois deputados nem estavam presentes na sessão de ontem, e menos ainda preocupados com a mencionada eleição de conselheiro do TCE. Os mesmos participam de um tour privadíssimo de grupo de amigos para praticar trilha de UTV (Utility Task Vehicle) – uma mistura de carro e quadriciclo que virou febre em ralis- nos lençóis maranhenses.

HOSPITAL DAS CLÍNICAS 1

No período de explicações pessoais, no final da sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Gabriel Picanço (Republicanos), informou que a Comissão de Saúde e Saneamento da Casa recebeu o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geraldo Ticianeli, e representantes do Ministério da Saúde (MS), para tratar sobre a proposta de criação do hospital universitário federal em Roraima.

HOSPITAL DAS CLÍNICAS 2

O parlamentar, assim como os outros quatro que estavam na reunião, não teriam conhecimento sobre o decreto publicado em Diário Oficial, em maio do ano passado, em que o Governo já se adiantou e transformou não apenas o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco, como também o Pronto Atendimento Cosme e Silva, em hospitais universitários, sob a gestão administrativa da Universidade Estadual de Roraima (UERR).