Bom dia,
O Brasil é um país interessante, especialmente com o apoio da grande imprensa. Em decorrência de duas derrotas seguidas do governo em votações na Câmara dos Deputados – a não aprovação do PL das Fake News e anulação de decretos de Lula da Silva (PT) que alterou o marco do saneamento-, expressou uma minoria parlamentar governista naquela Casa Legislativa decorrente do resultado expresso nas urnas nas últimas eleições. É simples assim, os eleitores brasileiros elegeram políticos para representá-los em Brasília com afinidade ideológica que vai na contramão do autoritarismo (regulação sob controle estatal da mídia) e estatismo exacerbado ( modificação do marco do saneamento).
Mas, a grande imprensa e o governo tem outra interpretação. Alegam que é preciso realinhar o governo e formar uma base sólida de apoio a Lula e a seu governo, a para isso conta com a vontade fisiológica tanto de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidem respectivamente a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. E o que a grande imprensa e o governo apontam com estratégia para esse realinhamento necessário é de uma simplicidade elementar: é preciso alimentar o fisiologismo de muitos parlamentares de direita pagando adesão com verbas públicas – no dia seguinte às derrotas na Câmara Federal foi liberada por Lula da Silva a bagatela de mais 10 bilhões de reais em emendas de parlamentares.
Outra estratégia de fisiologia sugerida pela grande imprensa e por lideranças do governo é a farta indicações de cargos federais de segundo e terceiros escalões. E vai começar essa farra. Isso é o que a narrativa da imprensa comprometida e o governo chamam de realinhamento do governo com o Congresso Nacional. As convicções ideológicas que se danem, e a vontade dos leitores/eleitoras expressas nas urnas não têm a menor importância.
PRESSÃO 1
Uma fonte da Parabólica e que é muito próxima a um deputado estadual comentou a movimentação de prefeitos de municípios do interior em torno da eleição para o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com a rádio cipó, eles estariam pressionando deputados que têm bases em suas cidades para votar em determinado candidato em troca de que, após eleito, possa aprovar suas contas.
PRESSÃO 2
Não se sabe se esses prefeitos são movidos pela boa fé, dessa forma, facilmente influenciados, ou se pela falta de conhecimento mesmo. O fato é que, como gestores públicos deveriam, no mínimo, saber que o sistema utilizado pela Corte de Contas não permite – ao menos oficialmente-, que um conselheiro escolha as contas que deseja ser relator. Na verdade, a definição é que o sorteio é eletrônico.
TCE
Ainda falando sobre a eleição do TCE, ontem o clima foi de “ressaca” pelos lados da Assembleia Legislativa. Depois de uma quarta-feira tumultuada, com reuniões até tarde da noite, apenas sete deputados compareceram à sessão, que foi aberta e encerrada em seguida, por falta de quórum. A expectativa, segundo a rádio corredor, continua girando em torno dos próximos capítulos da novela que envolve a disputa ao cargo de conselheiro.
BUFETT
A prefeitura do Cantá está contratando quase R$ 630 mil em serviços de fornecimento de refeições, incluindo café, almoço, jantar, lanches, coffee break e bebidas sem álcool, para atender, conforme homologação da licitação, as necessidades da Secretaria de Saúde daquela cidade. A empresa vencedora do certame tem como principal atividade econômica registrada, a impressão de material para uso publicitário.
TRANSPARÊNCIA
O promotor de Justiça de Caracaraí, Valcio Luiz Ferri, determinou a instauração de um procedimento administrativo com a finalidade de acompanhar, de forma continuada a regularidade do Portal da Transparência da prefeitura daquele Município. O que, a princípio, parecia ser a apuração de uma denúncia das medidas adotadas pelo município para fechar bueiros abertos em vias públicas, pode resultar em coisa bem mais ampla.
TELETRABALHO
Uma resolução publicada pelo Tribunal de Justiça de Roraima e que permite condições especiais de trabalho, sendo o teletrabalho como modalidade adotada por tutores ou responsáveis legais por crianças com graves limitações, para magistrados e servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes na mesma condição, foi estendida agora para gestantes e lactantes.
INVESTIMENTOS
O vice-presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, informou a Associated Press recentemente que o país vizinho vai dobrar a produção e reduzir pela metade as altas contas da energia elétrica da população. A medida é resultado da receita do petróleo. Também foram lançados projetos de infraestrutura, com construção de 12 hospitais, sete hotéis, dezenas de escolas, duas rodovias e o primeiro porto de águas profundas com dinheiro do petróleo. Aliás, a República Cooperativa da Guiana foi o país que mais cresceu ano passado (25%) e deve repetir a façanha neste ano de 2023.