Todos sabemos; os gênios são capazes de enxergar as coisas e a vida bem na frente dos mortais normais. O genial Raul Seixas disse numa de suas revolucionárias canções no final do século passado: “A solução pro nosso povo eu vou dá. Negócio bom assim ninguém nunca viu. Tá tudo pronto aqui, é só vim pegar/ A solução é alugar o Brasil!/A Amazônia será o nosso quintal”.

Pois bem, em seu último relatório sobre o Brasil, o Banco Mundial , criticou a derrubada da floresta amazônica para a utilização da área desflorestada com agricultura/e ou pecuária. Segundo aquele Banco, que hoje é menor que o brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Amazônia brasileira deveria ser utilizada para turismo de aventura; feitura de produtos da biodiversidade; e enfim, alugando nossa floresta intocada para as grandes corporações internacionais, recebendo em troca créditos do fundo mundial de resgaste de carbono. Raul Seixas é genial!                

JÁ GANHOU

Fonte da Coluna com bom trânsito no Palácio Senador Hélio Campos afirma que entre os assessores no entorno da primeira-dama, Simone Denárium, não se arrefeceram os ânimos com as investidas do Ministério Público de Roraima apontando possíveis incongruências nas informações prestadas à Assembleia Legislativa, no ato da sua inscrição para disputar o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Conforme a fonte, lá o clima é de “já ganhou!”.

CONTRAPONTO

Contudo, notícia veiculada pela imprensa nacional, no final da tarde de ontem, dá conta de que a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Conta do Brasil vai questionar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) esses limites legais em indicações de parentes de autoridades para tribunais de contas nos estados. A medida é uma resposta à nomeação de três primeiras-damas Brasil afora. Em Pernambuco um conselheiro do TCE local decidiu fazer do próprio filho seu substituto. 

ACERTO

O deputado Lucas Souza (Pros) usou o expediente de explicações pessoais durante a sessão de ontem da Assembleia Legislativa, para destacar o que classificou como “um acerto” do governo Antônio Denárium (PP), ao cancelar o contrato com a empresa que fornecia alimentação para o Hospital Geral de Roraima, e ter contratado a segunda colocada no certame. O parlamentar disse ter recebido esse feedback da equipe nutricional da unidade de saúde.

APAGÃO

Ontem, durante a transmissão da sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima no Youtube, um internauta, aliás, bem suspeito – já que usava como foto de perfil uma imagem do falecido Ayrton Senna, publicou mensagens tentando chamar a atenção dos deputados e afirmou saber de “todo o contexto e quem foi o responsável pelo apagão de 15 de abril” passado, quando Boa Vista ficou por horas seguidas sem energia elétrica.

GRÁFICA

A Assembleia Legislativa de Roraima vai investir R$ 1.570.821,00 na impressão de material gráfico, entre os meses de abril e dezembro próximo. O resultado do pregão presencial, que sagrou vencedoras três empresas locais, foi publicado recentemente, e deve servir para atender sede e demais núcleos da capital e interior da Casa Legislativa.

NORMANDIA

Quem vive em Normandia ou precisa utilizar as vias daquele município pode esperar uma injeção de recursos para a manutenção das rodovias estaduais RR-319 e adjacentes, conforme síntese de ata de pregão presencial realizado pelo governo do estado recentemente e publicado no dia 18 de abril. São R$ 19.085.000 para serem aplicados em um ano. Já sabemos que dinheiro tem!

GURI 1

O deputado federal Stélio Dener (Republicanos) criticou a informação de que o governo federal teria interesse em restabelecer o contrato de fornecimento de energia elétrica para Roraima, via Linhão de Guri. Para ele, a solução para a resolução da crise energética está na conclusão das obras da interligação de Roraima com o restante do Brasil, por meio do Linhão de Tucuruí. Está registrado!

GURI 2

Também o senador Mecias de Jesus (Republicanos), utilizando suas redes sociais, protestou contra a intenção do governo Lula da Silva (PT), anunciada pelo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, de retomar as negociações com o governo de Nicolás Maduro para trazer de volta o fornecimento da energia de Guri para Roraima. Mecias parece desconfiar que essa possa ser uma estratégia para evitar a continuidade da construção do Linhão de Tucuruí. E pode ter razão, afinal vivemos tempos de pouca segurança jurídica no país.  

DEFERÊNCIA

O prefeito Arthur Henrique (MDB) demonstrou deferência à sua antecessora, Teresa Surita (MDB), em postagem nas redes sociais, na tarde de ontem, durante visita feita pela ex-prefeita ao Palácio 9 de Julho. Segundo ele, ambos partilham uma história de “respeito e amizade que vai durar a vida inteira”, o que reforçaria essa parceria. A mensagem serviu para calar,, boatos de divergências internas no grupo político.