TITULAÇÃO 1

O advogado Ronaldo Brasil participou, ontem, do programa Agenda da Semana, para esclarecer dúvidas de ouvintes acerca do procedimento preliminar que tramita no Ministério Público Federal, para investigar eventuais irregularidades no processo de titulação de terras por parte do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), que foi divulgado recentemente, mas que não teve o destaque que a informação requer.

TITULAÇÃO 2

Conforme o causídico, esse inquérito civil não é um processo que está à disposição de todos, mas é preciso um olhar cauteloso, uma vez que incide em riscos reais de prejuízo para milhares de famílias que vivem em faixa de fronteira. “Não estamos aqui para gerar pânico, mas tem muita coisa comprometida, muitas famílias”, ponderou, afirmando que é preciso acompanhamento de todos os entes estaduais.

ESTRADAS

Também o novo Superintendente em Roraima do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Igor Brasil, esteve na Rádio Folha 100.3, na manhã de ontem, comentando possíveis readequações de planejamento do órgão com o governo do estado, devido ao surgimento de emergências em nossa malha viária e ainda de novidades daquela pasta sobre demandas antigas do estado, como a pavimentação da estrada entre Caroebe a Entre Rios, além das vias para Normandia e Uiramutã.

CONVÊNIOS

À cerca da manutenção da BR-174, o superintendente do DNIT disse que o trecho que vai da ponte sobre o rio Cauamé até a Pedra Pintada é realizada em convênio entre o governo estadual e o governo federal. Quando terminar esse termo de cooperação, as demais contratações feitas para manter, construir pontes e asfaltar rodovias federais no estado serão feitas diretamente pela autarquia federal. Essa decisão já havia sido feita anteriormente por autoridades de Brasília.

RELACIONAMENTO

Apesar de ter se tornada pública que a indicação de Igor Brasil foi pelo MDB, por meio da deputada federal Helena Lima e deputado federal Duda Ramos, depois de uma queda de braço com outros membros da bancada federal de Roraima, o novo superintendente deixou claro manter bom relacionamento com os demais parlamentares, e inclusive adiantou que pretende manter conversas acerca da alocação de recursos de emendas dos mesmos.

REFLORESTAMENTO

O empresário Marcelo Guimarães foi entrevistado, ontem, no programa Agenda da Semana, para tratar sobre reflorestamento. Conforme o empresário, Roraima reúne as melhores condições climáticas e de solo para o plantio do mogno africano e, por isso, ele já possui 1.900 hectares plantados em oito anos de projeto. Dentro de cinco anos deve acontecer o primeiro corte para início da comercialização da madeira.

ENTRAVES

Embora as notícias sobre o plantio de mogno sejam alvissareiras, as informações sobre entraves políticos ao projeto chegam a desanimar a população. Marcelo Guimarães comentou que tem sofrido exigências relativas ao licenciamento ambiental por parte de instituições estaduais sobre seu negócio, que acabam prejudicando a geração de emprego e renda para o coletivo. .

MILIONÁRIO 1

O vice-governador Edilson Damião (Republicanos) assinou contrato com valor de R$ 18.999.999,99 com a empresa do irmão de uma parlamentar. O extrato está publicado no Diário Oficial do último dia 16, publicado na última sexta-feira.

MILIONÁRIO 2

A empresa que com sede em Iracema, tem capital social de R$ 1,7 milhão, e foi contratada pelo governo estadual para realizar serviços de limpeza, remoção de entulhos e galhadas, demolições, melhorias em estacionamentos, e arruamento. Tradicionalmente, essas tarefas estão a cargo das prefeituras e serão realizadas em áreas urbanas dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Iracema e Mucajaí, pelos próximos 12 meses. Desses, apenas os municípios de Boa Vista e Mucajaí são governados pela oposição. 

DIA D

Aliás, sobre o imbróglio relativo à escolha do novo conselheiro/conselheira do TCE a eleição pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) será realizada hoje pela manhã. Seguindo fontes da Parabólica existe uma expectativa generalizada sobre o favoritismo da primeira-dama Simone Denarium como a mais votada. 

INUSITADO

Dias atrás comentamos o fato de um empresário andar com policiais civis e militares como seguranças e manter, conforme o deputado Jorge Everton (União Brasil), uma equipe de Inteligência à sua disposição. Pois bem, na última semana ele foi reverenciado durante uma formatura de membros do Bope (Batalhão de Operações Especiais), com direito a fotos publicadas em redes sociais de alguns militares.

RELATORIA

A Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou nota para a Coluna na sexta-feira, 19, frisando que o vice-presidente daquele órgão, o conselheiro Brito Bezerra, não é o relator das contas da Infraestrutura estadual, mas sim o conselheiro Manoel Dantas. Está registrado! Contudo, como relator das contas da Comissão Permanente de Licitação do Estado, vale a pena ficar ligado em algumas notinhas publicadas por aqui.