PARTICIPAÇÃO

Está quase tudo organizado para que seja realizada amanhã, sexta-feira (02.06), a audiência pública para a discussão e apresentação de propostas que poderão ser incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) do governo Lula da Silva (PT) para o período 2024-2027, como manda a Constituição Federal. O evento será comandado pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). E segundo fontes dessa coluna, apesar de não ter mandato, o ex-senador Romero Jucá (MDB) não será mero expectador nesse encontro.    

RECLAMAÇÃO

O ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), recebeu a reclamação feita pelo deputado Jorge Everton (União Brasil) no caso da eleição da primeira-dama Simone Denarium como conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado de Roraima).  O despacho publicado ontem também pede informações da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado.

SEM VOLTA

Aliás, por falar no deputado estadual Jorge Everton, ele disse a Parabólica que não há caminho de volta para reatamento de seu apoio ao governador Antônio Denárium (PP). “Quem praticou a deslealdade entre nós foi ele em relação a compromissos assumidos comigo. Eu fiquei mais indignado ainda ao saber de uma conversa dele com deputados estaduais que haviam se comprometidos em votar no meu nome. Ele disse com todas as letras que compromisso político é para serem descumprido. Para mim, ao contrário, um compromisso só deve ser feito se for  para cumpri-lo”, disse o parlamentar.

PRESEGUIÇÃO

Sobre uma nota publicada cá na Parabólica dando conta de que alguns correligionários seus demitidos pelo governador Antônio Denarium, Jorge Everton disparou: “Eu lamento por essa gente perseguida. São pessoas que não pediram votos só para mim nas eleições. Eles foram cabos eleitorais do próprio governador, e receberam essa demissão por conta disso. Mesmo lamentando, vou estar no restante do meu mandato na trincheira da oposição ao governador, mesmo que venha a apoiar algumas medidas que julgar do interesse maior da população”, finalizou.        

INDIGNAÇÃO 1

Alguns deputados, encabeçados pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, Coronel Chagas (PRTB), fizeram discursos de indignação contra a fala do presidente Lula, durante reunião paralela com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, essa semana, durante a realização da cúpula dos países da América do Sul, em Brasília. Chagas cobrou uma vinda de Lula a Roraima para tratar de questões sociais relacionadas ao processo de imigração desenfreada.

INDIGNAÇÃO 2

A deputada Aurelina Medeiros (PP), demonstrou ser uma das mais indignadas com a possível “sangria aos cofres públicos” com o pagamento, conforme ela, de R$ 6 bilhões em dívidas da Venezuela com o Brasil, por meio do fornecimento de energia via Linhão de Guri. “Vamos pagar a conta da Venezuela e seremos sacrificados novamente, e com o custo maior que a construção do Linhão de Tucuruí”, bradou.

PETROBRAS

Enquanto isso, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, não só adiantou que pretende rever os projetos de investimento na Venezuela, como também na Bolívia e na Guiana, embora tenha vendido quase todas as operações na América do Sul. De acordo com ele, é preciso revisitar os países vizinhos ao Brasil e debater os termos dos acordos contratuais pretéritos e novas potencialidades.

CONTAS

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Célio Wanderley, convocou sessão especial do pleno para o próximo dia 7, quarta-feira, para apreciação do processo de prestação de contas da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), referente ao Exercício 2017. A relatora é a conselheira Cilene Lago Salomão. 

AGRICULTURA

O governo do estado publicou decreto anulando R$ 6.900.000 em recursos que originalmente seriam destinados à manutenção de serviços administrativos do IATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima), e que agora passam a compor crédito suplementar da pasta da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), para ações de desenvolvimento da produção agrícola.

SAÚDE

Decisão da Comissão Intergestores Bipartite, fórum onde são planejadas e deliberadas as ações na área de saúde pelo Estado e Município, publicada essa semana no Diário Oficial do Estado, aprova o projeto arquitetônico da ampliação da estrutura física das áreas do Centro Cirúrgico, UTI e ambulatório do Hospital da Criança Santo Antônio, pertencente ao Município de Boa Vista.

BAIXO RIO BRANCO 1

A publicação de uma nota sobre operações relacionadas à posse de terras esta semana na Parabólica repercutiu muito e editores da Folha receberam várias mensagens comentando e até denunciando situações relacionadas ao tema, que também teriam sido encaminhadas ao Ministério Público Estadual e Federal. Mas o que mais chama a atenção é, sem dúvidas, a questão em torno da regularização fundiária daquela área.

BAIXO RIO BRANCO 2

Mas, afinal de contas, quem são os verdadeiros “donos” da região do Baixo Rio Branco? E como aconteceram esses processos de aquisição dessas terras, reconhecidamente ricas do nosso Estado?