Bom dia 16021

Bom dia, 

É lamentável ver o estado em que se encontra a BR-174 Norte, sentido Pacaraima, lembrando em muito a década de 90, quando apenas alguns trechos tinham pavimento. O trecho que fica no território do município de Boa Vista é de causar penúria em quem passa por ali e o cidadão que precisa trafegar pela estrada precisa contar com um misto de paciência e sorte.

São trechos inteiros sem qualquer sinal de asfalto, verdadeiras crateras em que cabe um carro inteiro dentro e, em alguns momentos, os carros se equilibram no acostamento improvisado.

E inacreditável que um estado onde se propaga que sua grande aposta é  o agronegócio deixou uma das principais estradas chegar a esse ponto? Como acreditar em grandes investimentos no turismo se o acesso às regiões com maior potencial está totalmente prejudicado? E, principalmente, quanto uma estrada como a atual onera no orçamento do pequeno produtor, que com toda certeza é quem mais sofre na hora de escoar sua produção. 

O planejamento é, sem sombra de dúvidas, um dos passos mais importantes para uma gestão responsável e eficiente. Mas é preciso que tudo que esteja proposto, e principalmente o que seja anunciado saia do papel, seja mais que  estratégia de marketing, para inglês ver, e se torne digno dos altos impostos que todos nós pagamos. Aliás muitos empresários têm mandado duras críticas ao aumento do ICMS e a pergunta na maioria das vezes é para onde tá indo todo esse dinheiro? Com a palavra os órgãos de controle que ultimamente se mantém ” sem palavras”.

MATERNIDADE

O Ministério Público do Estado publicou essa semana o arquivamento do inquérito civil que previa o acompanhamento do cumprimento do Termo de Obrigações a Cumprir (TOC) entre o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré e o Departamento de Vigilância Sanitária, iniciado em 2017, relacionado a saneamento de problemas estruturais encontrados na unidade de saúde. O promotor Igor Naves entendeu que o procedimento está concluso.

UIRAMUTÃ

A prefeitura de Uiramutã vai investir R$ 6.006,468, 06 na pavimentação em paralelepípedos em vias com calçadas e drenagem por lá. O aviso da concorrência pública foi publicado essa semana. Outro processo do Município informa a aplicação de R$ 763 mil em serviços de mecânica de veículos e manutenção preventiva e corretiva da frota da Secretaria Municipal de Saúde.

CARACARAÍ

O Ministério Público do Estado determinou a instauração de procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar de forma continuada a regularidade das publicações do Portal da Transparência da Prefeitura e da Câmara Municipal de Caracaraí. O pedido foi do promotor de Justiça, Valcio Luiz Ferri.  Já pensou se o MPRR resolve checar todos os municípios do interior?

LIDERANÇA

Paulo César Quartieiro, que já foi deputado federal e vice-governador em Roraima, é rizicultor na Ilha do Marajó, no estado do Pará, onde planta quase 5.000ha de arroz irrigado vem se tornando também uma das lideranças do agronegócio por lá. Semana passada, em evento que reuniu os principais produtores agrícolas ele concitou o governador paraense a tomar um lado no conflito entre o agronegócio e o ambientalismo internacional. 

PETRÓLEO

Quartieiro também disse no discurso, que é absolutamente incompreensível que as lideranças políticas da Amazônia, especialmente as do Amapá e do Pará, não reajam com mais vigor à decisão de ministra do Meio Ambiente Marina Silva (REDE) de impedir, através do Ibama, a Petrobrás de explorar petróleo na Costa Atlântica Norte do Brasil. Esta região está próxima à foz do rio Amazonas. Alegando danos ambientais irreversíveis caso algum vazamento ocorrer durante a exploração e a prejuízos às comunidades indígenas da região o Ibama negou licença ambiental à petroleira brasileira.

COMO SEMPRE

O Congresso Nacional aprovou regras para distribuir as vagas em eleições proporcionais no país, inclusive estabelecendo nulidade dos votos para parlamentares eventualmente cassados e critérios bem definidos no caso de provimento de suplentes. Entre esses critérios está o de não diplomar qualquer candidato que tenha obtido menos de 10% dos votos estabelecidos pelo coeficiente partidário. Pois bem, como sempre os ministros do TSE e do STF estão criando novos critérios para indicar o substituto do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) cassado – ou seria melhor dizer caçado?-, faz duas semanas atrás.   

FANTASMA

Esses dias um vereador de uma pequena cidade brasileira foi alvo de uma operação intitulada “Prática Nefasta”, pelo Ministério Público na semana passada. O motivo? Um servidor nomeado pela Câmara Municipal não trabalha no local, mas como cabelereiro. O gabinete do dito parlamentar admitiu a situação, mas argumentou que o servidor é liderança comunitária. O caso aconteceu na cidade carioca de Volta Redonda.