Bom dia,
A ditadura chefiada por Nicolás Maduro decidiu distribuir milhões de bonequinhos de plástico com a figura do ditador para as crianças venezuelanas neste último Natal. A principal característica do “brinquedo” é o espesso bigode do ditador, sendo comum aos ditadores de esquerda utilizar dinheiro público para cultuar a figura de seus ditadores, o que é uma vergonha inaceitável. Agora, que daqui a menos de uma semana o ditador vai receber tapete vermelho para entrar no Brasil, graças ao amigo Lula da Silva (PT), seria bom que na sua primeira viagem ao nosso país ele passasse por Roraima para distribuir seus bonecos às milhares de crianças imigrantes venezuelanas que acompanhadas de suas mães pedem esmolas nas ruas de Boa Vista para não passar fome.
Aliás, embora não se deva ignorar os benefícios que a imigração de venezuelanos trouxe para Roraima, a existência de milhares de crianças, de idosos, indígenas e deficientes de venezuelanos passando fome em Boa Vista e outras cidades roraimenses é uma ferida social e humana aberta que nunca foi enfrentada pela Operação Acolhida e nem pelas autoridades estaduais e municipais locais. Além de presença de pedintes de esmolas, é constante ver venezuelanos e venezuelanas catando lixo à frente de residências na capital roraimense, à procura de sobras de comida para matar a fome, que seguramente não é possível de fazer comendo os bonecos de plástico do ditador.
MUDANÇAS 1
Na secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI) o clima ainda é de suspense quanto às mudanças na gestão. Sabe-se que o atual secretário Emerson Baú tem que sair para assumir cargo no SEBRAE Roraima dia 6 de janeiro, mas apesar das primeiras informações darem como certo o retorno de Aluízio Nascimento, a indicação enfrentou a resistência de deputados estaduais e desandou. O empresário Aluízio Nascimento foi candidato a deputado federal, é um dos mais chegados amigos do governador Antônio Denárium (PP).
MUDANÇAS 2
Segundo fontes da Parabólica, também são deputados estaduais os responsáveis pelo processo de fritura da secretária de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), Tânia Soares, cunhada do governador Antônio Denárium. Depois da eleição do filho dela, Lucas Souza (Pros) como deputado estadual, o clima estaria ainda mais tenso, e a possibilidade da primeira-dama Simone Soares assumir a pasta já teria sido ventilada. Não é de hoje que o governador sofre pressões para tirar Tânia Soares, mas o fruto de seu trabalho não pode ser desconsiderado no resultado do pleito que reelegeu. E se a pressão não deu resultado antes, o fato de ter um filho deputado estadual indica que ela saiu fortalecida após o pleito.
METAS
O Tribunal de Justiça de Roraima divulgou na sexta-feira, 23, o resultado das metas de desempenho institucional que validam o pagamento da GAD (Gratificação Anual de Desempenho), concedida todo final de exercício aos servidores daquela instituição. Conforme a publicação, na segunda instância os gabinetes de dois desembargadores não bateram as metas. Ainda segundo a publicação, não receberam a GAD integral as seguintes unidades: 1ª Vara Cível, 4ª Vara Cível, 2ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar, Turma Recursal e a Comarca de Bonfim. Essa gratificação é recebida todos os anos em percentual que varia de acordo como desempenho do servidor. Comissionados e efetivos têm direito a receber.
FÉRIAS PROLONGADAS
Nilton Sindipol (PP) deixa o cargo de deputado estadual neste final de semana e entra de férias do cargo de agente da Polícia Civil por pelo menos dois meses. É o que consta no Diário Oficial do Estado. A publicação assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Eduardo Wayner Brasileiro, concede o pedido de férias ao quase ex-parlamentar até meados de março.
CARTILHAS
O Departamento de Trânsito publicou aviso de licitação para a aquisição de uma coleção de livros impressos e digitais para os anos finais do Ensino Fundamental, como parte da política didático-pedagógica da instituição. O certame deve acontecer no dia 3 de janeiro. A última vez que o DETRAN adquiriu cartilhas para atendimento dessa política virou alvo de diversas denuncias de superfaturamento do material.
DIDÁTICOS
E falando em livros didáticos, a Prefeitura de Pacaraima declarou inexigibilidade, quando há dispensa do processo normal de licitação por impossibilidade de competição, para a aquisição de livros didáticos para atendimento de escolas da rede pública do Município. A empresa tem sede na cidade de Eusébio, no Ceará, e deve receber R$ 970.192,00. Não há informações sobre o quantitativo de obras adquiridas pelo contrato.
CONTAS
O Tribunal de Contas se adiantou e já colocou dois manuais de elaboração da prestação de contas de gestão e de governo de 2022 com orientações e esclarecimentos para os jurisdicionados começarem o procedimento que é obrigatório. O material está disponível no link https://wiki.tcerr.tc.br/index.php/P%C3%A1gina_principal.