AFONSO RODRIGUES

Busque o que merece, em você

Busque o que merece, em você

“Democracia é o regime que garante: não seremos governados nada melhor do que merecemos.” (Bernard Shaw)

No momento em que entendermos isso, entenderemos que somos nós, eleitores, os responsáveis pelos políticos que temos. Logo, não temos por que ficar esperneando quando não recebemos o que achamos que merecemos. Nunca teremos uma democracia plena e de fato enquanto não nos educarmos para merecê-la. Vamos sair desse balaio de gatos e nos respeitar como cidadãos para merecer uma política realmente democrática. Simples pra dedéu.

Um político realmente político nunca compra o voto. Ele o ganha no seu valor e, sobretudo, no valor do eleitor. Porque o eleitor digno não vende seu voto; ele o dá ao candidato que merecer, com o respeito a você e ao seu voto. Se você vende seu voto, você não merece o respeito da sociedade, porque estará lhe dando o entrave para o desenvolvimento. Logo, com a venda do voto, estamos vivendo o que merecemos, o que é pior para a dignidade do cidadão.

Nada de arrufos. Estou falando sobre o que realmente preocupa aqueles que querem, porque merecem, governos e administrações dignos da cidadania. Bons políticos brasileiros já lutaram, em vão, por uma democracia de verdade. O Afonso Arinos, por exemplo, disse: “Os partidos nacionais são arapucas eleitorais e balcões de vendas”.

Nunca se aborreça com as críticas feitas à política. Nem todos a veem pelo mesmo ângulo. Mas também não ignore o alerta de Einstein: “Todos somos muito ignorantes. O que acontece é que nem todos ignoramos as mesmas coisas.” Mas há coisas que todos nós não devemos ignorar: a nossa responsabilidade em eleger os políticos que irão fazer por nós o que lhes pagamos para fazer. Consequentemente, estaremos recebendo o que merecemos. Vamos nos educar e sermos os batalhadores na luta pela conquista da democracia, porque sem ela nunca seremos o que deveríamos ser, apenas respeitando nossa condição de cidadãos. O que só teremos quando nos educarmos politicamente.

E não pense que estou irritado ou aborrecido. Estou preocupado com a aproximação das eleições e não vejo nenhuma melhora no nosso cenário político. Porque, embora ainda tenhamos bons políticos, sabemos que eles não poderão fazer o melhor enquanto continuarmos com os grupos de compradores de votos. E, como disse o delegado: não haveria compradores se não houvesse vendedores.

Acalme-se, viva seu dia com alegria, felicidade e muito respeito às outras pessoas, porque, querendo ou não, você faz parte da humanidade. E esta merece seu respeito. E só devemos dar o que temos de melhor: a educação. Pense nisso.

[email protected]
99121-1460