NADA DE NOVO NO FRONT
Documentário em alusão ao centenário da 1ª Guerra mundial será exibido na UFRR
Em alusão ao centenário da 1ª Guerra Mundial, o Centro Acadêmico de História da Universidade Federal de Roraima (CAHIST – UFRR), em parceria com o Cine Clube Romoko (UERR), exibirá o documentário “Nada de novo no front” (1930). A exibição será nesta quinta-feira (22), no auditório do CCH, na UFRR. A programação será das 16h às 18h. Haverá emissão de certificado por participação. Sinopse:
Nada de Novo No Front. Ao contrário da maioria dos filmes com mensagem, que ficam quase que imediatamente datados, a contida, áspera e profunda adaptação para o cinema de Lewis Milestone, do livro pacifista de Erich Maria Remarque, perdeu muito pouco de seu impacto original. Anos depois de seu lançamento, ainda é proibido nos países mobilizados pela guerra. O enredo é sobre um grupo de jovens recrutas alemães, na Primeira Guerra Mundial, e sua passagem do idealismo para a desilusão.
Como declara o personagem central, Paul Baumer (Lew Ayres), “Vivemos nas fronteiras e lutamos. Tentamos não ser mortos… e é só isso.” Este filme é uma antologia de cenas agora famosas: Ayres aprisionado em uma cratera com o homem que ele matou; o primeiro encontro entre recrutas e veteranos; homens da infantaria ceifados no ritmo visual das armas automáticas; um mergulho à luz da lua com camponesas francesas; o discurso pacifista de Ayres para seus atônitos colegas de escola; e a última cena, da mão de um soldado na direção de uma borboleta fatal.
MULHERES RORAIMANDO
Espetáculo acontece entre os dias 22 e 25 de novembro no Teatro Jaber Xaud
Cantando, encenando poemas, dançando, se emocionando e fazendo emocionar. O espetáculo ‘Mulheres Roraimando’, produzido por Marisa Bezerra, será apresentado a partir desta quinta-feira (22), no Teatro Jaber Xaud, localizado no SESC Mecejana. Motivadas pela força da arte, essas mulheres se entregam, se unem e se revezam, formando um trançado de emoções e interação com o público.
Desta forma, as performances de músicas, teatro e dança se entrelaçam no palco, no qual as diversas formas de cantigas e poesias de autores, compositores e poetas de Roraima, surgem em cores, vozes e pulsações.
Os ingressos estão sendo vendidos a preços promocionais: R$14 (inteira) e R$7 (meia). As vendas acontecem na bilheteria do teatro, sempre a partir das 18h. O espetáculo terá início pontualmente as 20h30.
SESC PARTITURAS
Segunda edição do projeto será dedicado às mulheres
O Sesc Roraima apresenta nesta quinta-feira (22), obras do projeto Sesc Partituras. A apresentação será feita no auditório do Sest Senat, localizado na Av. Princesa Isabel, Nº 1200, bairro Liberdade. O público poderá conferir as composições a partir das 20h, gratuitamente. Com repertório diversificado, esta edição será especial e em homenagem às compositoras mulheres e suas canções.
Nesta edição do projeto, musicistas como Francisca Gonzaga, Cecília Nazaré de Lima, Marena Isdebski Salles e Thais Rabelo serão homenageadas com suas composições que serão apresentadas ao público. O projeto investe regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.
O Projeto – Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca coerente com necessidades dos estudantes, professores, músicos e pesquisadores o que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical.
Confira o repertório desta edição:
1 – Valsinha Op. 8 – Marena Isdebski Salles 2 – Amor – Francisca Gonzaga 3 – Fuga a 3 Vozes – Cecília Nazaré de Lima 4 – Coco Velho – Francisca Gonzaga 5 – Chuva no Sertão – Thais Rabelo 6 – Lembranças – Thais Rabelo 7 – Dança Nr. 2 – Francisca Gonzaga 8 – Prelúdio – Francisca Gonzaga 9 – Uma Página Triste – Francisca Gonzaga 10 – Os Oito Batutas – Francisca Gonzaga