Canoa Pop

Canoa Pop 25 10 2018 7130

DIA DA ANIMAÇÃO

Mostra de filmes acontece em Boa Vista no dia 3 de novembro

Data é celebrada anualmente no dia 28 de outubro mas, por conta das eleições, a mostra será adiada para o dia 3 de novembro

O Dia Internacional da Animação – mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, que anualmente acontece no dia 28 de outubro, este ano será realizado no próximo dia 3 de novembro, devido ao 2º turno das eleições no país. Em Boa Vista, a mostra será realizada na Praça do Mirandinha, a partir das 19h, gratuitamente. A exibição acontece em centenas de cidades de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), que é o maior evento de exibição simultânea do país. A comemoração também acontece em dezenas de países tais como, EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.

O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema.

“Há 15 anos o evento vem se consolidando cada vez mais, passando a fazer parte do calendário cultural de vários municípios. Muitas cidades agregam programações como mostras, exposições e oficinas próprias. É muito legal ver realizadores locais – que no começo só exibiam as mostras – passam a estudar animação e se especializar nessa área”, destacou Priscila Severo, produtora do evento.

Em meio a inúmeros títulos, já foram exibidos os curtas Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria). Neste ano, um dos destaques é o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”.

O evento também disponibiliza para as cidades participantes versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo. Em se tratando de financiamento, o projeto é viabilizado através de leis de incentivo por meio de editais do Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura.

Informações: www.diadanimacao.com.br ou https://www.instagram.com/diadanimacao/

LAS CABAÇAS

Espetáculo e rodas de conversa fazem parte da programação em Boa Vista e Alto Alegre

O grupo artístico Las Cabaças chegou a Boa Vista, na última semana, com uma bagagem rica destinada aos admiradores de bons espetáculos, oficinas e roda de conversas com artistas locais. O grupo apresenta pela primeira vez na capital o espetáculo “O Dia da Caça” e conta com apoio da Prefeitura de Boa Vista, Fetec e Teatro Municipal. A produção local é de Kaline Barroso.

O espetáculo retrata uma típica caçada e usa elementos da palhaçaria clássica no contexto amazônico, como vocabulário da região, objetos cênicos (a boroca, a canoa, o arco e a flecha e o terçado) e situações típicas do universo ribeirinho, fazendo presente além do humor, a delicadeza e sensibilidade das atrizes diante dos assuntos abordados.

O projeto “O Dia da Caça” foi aprovado através do Edital Petrobras Distribuidora de Cultura – 2017/2018, e inclui outras atividades, além das apresentações gratuitas do espetáculo em espaços públicos e em escolas das cidades selecionadas. Todas as apresentações contam com tradução em libras para uma maior acessibilidade do público. A última ação que acontece no projeto é a contação de histórias com foco no público das escolas das cidades do interior do estado, “Las Cabaças contam” onde as palhaças Bifi e Quinan contam um pouco sobre os estados por onde circularam com outros espetáculos da Companhia, Amazonas, Pará, Amapá, Acre e Maranhão, relatando sobre a cultura e costumes e cada localidade de forma bem-humorada e envolvente.

Programação

Dia 25/10 às 14h – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça”

LOCAL: Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, com tradução em libras

Dia 25/10 à noite – Encontro com a classe artística em Boa Vista

LOCAL: Espaço Usina Café e Cultura. Rua Raio Solar,509, Jóquei Clube)

Dia 26/10 às 19h – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça” com tradução em libras  LOCAL: Praça Germano Augusto Sampaio (Parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista)

Dia 27/10 à noite – Apresentação gratuita do espetáculo “O Dia da Caça” com tradução em libras em Alto Alegre

LOCAL: Praça Gonçalves Dias

Dia 29/10 pela manhã – Apresentação da contação de histórias “Las Cabaças contam” em Alto Alegre. Essa apresentação tem como foco os estudantes das escolas públicas da cidade, seguido de bate papo com a classe artística do município

MÚSICA NA ESTRADA

Boa Vista abre inscrições para 16 oficinas musicais

O Música na Estrada, festival que acontece em associação com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), chega a sua 8ª edição e traz novidades para o público: oficinas gratuitas de 16 instrumentos musicais: violino, viola, contrabaixo, violoncelo, trompete, trombone e bombardino, trompa, tuba, flauta transversal, saxofone, clarinete, teclado, coral de flauta doce e violão.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.musicanaestrada.art.br.