Cuidado com aqueles que dizem que querem salvar – e não estou me referindo tão somente à religião. Na América Latina, vários países, inclusive o Brasil, já caíram em golpes militares sanguinários por meio de discursos de salvação. Prega-se uma trama maligna que não existe para que as pessoas acreditem que elas precisam ser protegidas e salvas.
No Brasil, para que a ditadura militar fosse justificada e aceita, disseram que iriam salvar o país dos comunistas, da destruição da família e da degradação moral e dos bons costumes. As últimas ocupações militares a países na América do Sul tiveram o mesmo discurso de salvação.
Os falsos religiosos sabem usar isso muito bem. Dizem que vão salvar as pessoas da pobreza, do pecado e do fogo do inferno com a principal finalidade de aumentar seus patrimônios financeiros por meio do dízimo, das ofertas, do sacrifício financeiro, da venda de CDs, de amuletos abençoados, pedaço da arca, da cruz, vidros com águas do rio Jordão…
Os políticos também são competentes nesse tipo de enganação coletiva. Metem medo nos cidadãos usando problemas que eles mesmos criam a fim de incutir nas pessoas que somente eles, os políticos, têm a solução para os males que são apresentados em seus discursos catastróficos.
Em Roraima, suas falas estão cheias de alertas sobre perigos que supostamente corremos, sempre os colocando como os salvadores, como se messias fosse de uma terra que depende de suas ações, de suas emendas parlamentares e verbas que eles conseguem em Brasília e de seus projetos mirabolantes para nos levar para o Caribe ou para a casa do Carvalho.
Todos querem nos salvar. O religioso querendo nos livrar do fogo eterno do inferno, nos prometendo prosperidade financeira, desde que entreguemos a ele parte generosa de nossos salários ou compremos seus objetos tocados por suas mãos e palavras ungidas. O político querendo nos salvar do caos e da falência, desde que depositemos nossos votos eternamente e ele e a seus grupos.
Com as redes sociais, surgiram protótipos de salvadores, falando em nome de Deus como se eles tivessem em mãos a procuração do Salvador, Dono do Universo, mandando diretamente para o inferno aqueles que não aceitam suas “pregações” ou que ousem a não agir conforme eles querem que hajamos.
O momento político reacionário e do circo eletrônico de religiosos disputando o mercado da fé tornou-se propício para salvadores de todas as espécies. Se não houver muita atenção a enganações em forma de discurso salvador, daqui a pouco estaremos esfolando gente no meio da rua e mandando hereges para a fogueira, além de submetidos à ditadura se estabelecendo de novo no Brasil, com os reacionários que usam a Bíblia e as leis para oprimirem o povo. Então, muita atenção ao que está ocorrendo… *[email protected]