Neste sábado, 31 de agosto, a partir das 10h da manhã no auditório da FETEC que fica na rua ao lado do Teatro Municipal de Boa Vista, o chef paraense Thiago Castanho irá ministrar uma palestra gratuita e aberta ao público interessado em gastronomia.
O chef Thiago traz a palestra com o tema “Amazônia como fonte de inspiração para múltiplos negócios na gastronomia”, uma forma dos empreendedores vislumbrarem as inúmeras possibilidades na área gastronômica.
Conheci o chef Thiago em 2013 durante o evento Ver o Peso da Cozinha Paraense em Belém, que era organizado pela família do chef Paulo Martins.
Thiago se considera um típico paraense com orgulho da raiz, que começou a trabalhar ainda jovem no restaurante da família, o Remanso do Peixe, e sentiu a cozinha o chamando e decidiu seguir o caminho da gastronomia! Depois de formado pelo Senac em Campos do Jordão (SP), e um estágio em Portugal, decidiu voltar para a sua cidade natal e misturar o que aprendeu nas viagens com o que aprendeu com o pai, dando continuidade ao trabalho realizado pela família Castanho, de valorização dos ingredientes e produtores locais, mostrando ao mundo o Brasil do Norte.
Ele voltou o seu olhar para a tradição da cozinha amazônica e suas receitas de hoje representam a cozinha do paraense, com pratos típicos e fartos, ideais para compartilhar, e criações que unem a inspiração de outras culturas aos ingredientes amazônicos. Thiago gosta de combinar a cozinha tradicional com técnica e criatividade, e se relacionando com microprodutores, mantendo um frequente trabalho de pesquisa de ingredientes em lugares próximos a Belém, como a Ilha do Combu, que promoveu o chocolate artesanal da dona Nena. E tem voltado suas pesquisas para as cidades de São Caetano de Odivelas e Bragança, na região norte do Pará.
Seus pratos possuem particularidades regionais, desde o uso de vegetais e frutas como açaí, cupuaçu, bacuri, e piquiá, até os peixes nativos como pirarucu, tucunaré e tambaqui.
Hoje, com 36 anos de vida e mais de 20 dentro da cozinha, Thiago é um dos maiores
nomes da gastronomia nacional. Segundo o jornal The New York Times, ele é um dos mais inovadores chefs do Brasil, fazendo renascer a culinária amazônica. Além disso, foi eleito por três vezes Chef do Ano pela revista Veja Comer & Beber Belém, figurou na lista da revista Forbes 2015, que elegeu 30 brasileiros de destaque em diferentes áreas, integrou a lista dos “50 Best Restaurants” da América Latina por 3 anos e recebeu o título de chef do ano 2015, pela revista Prazeres da Mesa.
Em 2017, Thiago fez sua estreia como apresentador na TV e esteve à frente da temporada do reality Cozinheiros em Ação, do canal GNT. No final de 2014, lançou o livro “Cozinha de Origem”, em 2013, escrito em parceria com a jornalista Luciana Bianchi e com apresentação do sociólogo, antropólogo e escritor Carlos Alberto Dória. O livro é um diário gastronômico de sua família, que homenageia a cozinha paraense tradicional com receitas dos restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque. Além do Brasil, a publicação pode ser encontrada na Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, na Nova Zelândia, África do Sul, Holanda, Canadá, Itália e Portugal.
Em 2020, lançou a série documental “Sabores da Floresta” no canal Futura, onde levou os telespectadores numa verdadeira imersão em rios, matas e mercados dos interiores da Amazônia, mostrando a origem de 13 produtos dentre eles cupuaçu, acari e farinha d’água, e que esse ano vai para a 2ª temporada.
Castanho também é um homem voltado aos esportes, pratica Kitesurf, participa de maratonas de corrida, é faixa marrom no Jiu Jitsu.
Em 2023 lançou o programa “Fome de luta” nos canais GNT, Combate, Sportv e Globo onde mostra a rotina de lutadores de MMA, treina junto com os atletas e no final cozinha um prato emblemático junto com eles. E no ano de 2024 lançou o “Fome de Medalha”, seguindo o mesmo formato do “fome anterior, só que dessa vez com atletas que foram para as olimpíadas.
Na área gastronômica é sócio do Bar Sororoca em São Paulo junto com os chefs Marcelo Correa Bastos e Gustavo Rodrigues, e em novembro inaugura um novo empreendimento em Belém.
E nos brindou com uma receita deliciosa que é uma junção das cozinhas amazônica e americana, o Brownioca, um bolo brownie com mandioca. Foto da receita de Lais Teixeira.
Receita do Dia
Brownie de mandioca (Brownioca)
Chef Thiago Castanho
Ingredientes:
650g de macaxeira descascada
350g de chocolate 70%
150g açúcar refinado
150g açúcar mascavo
50g manteiga
2 ovos grandes
1 pitada de sal
cacau em pó para polvilhar a fôrma
manteiga para untar
Modo de preparo:
– Derreta o chocolate em banho-maria e junte a manteiga e reserve.
– Em um liquidificador, bata a macaxeira, o leite, os ovos, o açúcar e o sal
– Em uma vasilha, misture a massa de macaxeira batida com o chocolate derretido
– Unte uma fôrma de bolo (pode ser no formato que desejar) com manteiga e cacau em pó e derrame a massa do bolo.
– Leve ao forno baixo preaquecido a 180ºC por 1h, ou até você enfiar o palito no centro do bolo e sair limpo.