Bom dia,
Hoje é quinta-feira (19.5). As ruas inundadas e esburacadas; as vicinais – algumas recentemente recuperadas-, que já se transforam em lamaceiro intransponível; a precariedade do nosso sistema de fornecimento de energia elétrica; a fragilidade do serviço de internet fornecido à população roraimense; e a situação de trafego quase colapsado da BR-174 e de outras estradas federais e estaduais não deixam dúvidas: o desafio dos futuros governantes roraimenses – incluindo executivos e parlamentares-, que serão eleitos em outubro próximo é o de gerar, verdadeiramente, uma infraestrutura básica capaz de promover o desenvolvimento do estado. Decididamente, a infraestrutura de que dispomos é absolutamente insuficiente para garantir que Roraima continue crescendo. Chegamos ao limite, se não houver essa consciência o estado, e sua população, terão enorme prejuízo nos próximos anos.
ANIVERSÁRIO
A Defensoria Pública do Estado (DPE) completa hoje 22 anos. Primeiro defensor, nomeado aos 27 anos pelo ex-governador Neudo Campos, o advogado Alex Ladislau mandou mensagem, via whats, para lembrar a data. Disse também da importância do órgão para os pobres que não têm dinheiro para pagar um advogado e defender seus direitos. Ladislau reforça o papel da DPE como instrumento de promoção da Justiça e exercício da democracia.
SERÁ?
Nem os tucanos, em sua maioria, querem a candidatura do ex-governador paulista João Dória para a presidência da República. Essa postura abre caminho para que a senadora emedebista Simone Tebet (RS) seja a candidata ao Palácio do Planalto pela coligação PSDB/MDB/Cidadania. Acontece que o partido dela, o MDB, também em sua maioria, prefere ficar livre para apoiar Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) o que torna uma eventual candidatura de Simone Tebet bastante enfraquecida. O MDB tem a tradição de deixar ao relento seus candidatos a presidente em sucessivas eleições. Foi assim até com Ulisses Guimarães, afigura mais emblemática do partido.
EMBATE
Correligionários do governador Antônio Denárium (PP) têm aproveitado a inundação de centenas de ruas de BoaVista como mote eleitoral contra a candidatura da ex-prefeita da capital, Teresa Surita (MDB). Em contrapartida, os apoiadores da candidatura de Teresa Surita fazem circular vídeos sobre a situação de estradas e vicinais no interior do estado. A briga promete.
DECISÃO
Nesta quinta-feira (19), a cúpula do Podemos se reúne para um almoço, na Churrascaria Bhurity’s, no bairro Aeroporto. Durante o encontro, com a presença da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), será decidido o nome do pré-candidato que vai substituir Carlos Andrade, para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Para essa troca, há três nomes, entre eles Josias Licata; e o presidente do Sindicato dos Médicos, Antônio Belmiro. À noite, no Espaço D’Rosi, bairro São Francisco, ocorre o lançamento da pré-candidatura ao Senado do auditor fiscal de tributos, Ozéas Colares, e ainda será apresentada a nominata do partido para as eleições de 2022 em Roraima.
RÁPIDAS
Na segunda-feira (16) o governador Antônio Denárium reuniu 21 deputados estaduais para discutir sua campanha à reeleição. Seus opositores, apoiadores da candidatura de Teresa Surita, garantem que alguns desses parlamentares vão mudar de lado brevemente. #### Os possíveis arranjos na Terceira Via indicam que a eleição para presidente da República continuarão polarizada entre Bolsonaro e Lula. Quem viver verá. ### Aqui, a absoluta ausência de opção, também deixa a eleição para o governo do estado polarizada entre Antônio Denárium e Teresa Surita, com o detalhe de que será decidida no primeiro turno. ### Uma vergonha nacional: Por decisão do ministro Edson Fachin, presidente de plantão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições brasileiras serão supervisionadas por mais de 100 observadores europeus. É o complexo de cachorro vira-latas, como diria o genial Nelson Rodrigues. ### E na manhã chuvosa de hoje, os boa-vistenses acordaram com mais de uma operação da Polícia Federal contra o garimpo ilegal em terras indígenas. Entre os alvos está uma empresa ligada a um pré-candidato a deputado federal. ### Até amanhã.