FOLHABV AGRO

Chegou a temporada da colheita do “ouro”!

A soja e seus derivados seguem em destaque. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A soja e seus derivados seguem em destaque. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A vocação natural de Roraima é a produção agrícola, temos solos profundos, relativamente bem drenados, que necessitam de correção química, e, por termos muitas horas de sol durante os dias, as plantas diminuem seu tempo de ciclo, ou seja, o ciclo fenológico que ocorre entre a germinação, desenvolvimento vegetativo, floração, maturação e senescência, são encurtados de 120 para aproximadamente 90 dias.  Em Roraima ainda temos calendário diferenciado de colheita e plantio em relação ao Brasil, por estarmos no hemisfério norte.

Roraima tem a expectativa de produzir mais de 400.000 ton de grãos somente de soja, e como que isso interfere no estado?  Nesse período entram no estado centenas de carretas para transportar a colheita até Itacoatiara no Amazonas, entram dezenas de colheitadeiras alugadas para colher a produção, somos visitados por pessoas de vários locais do Brasil e do mundo, somente nesse período as divisas geradas com incremento na rede hoteleira, restaurantes, bares, postos de combustíveis, oficinas entre outros, geram movimento positivo na economia estadual, a colheita da soja faz isso, sem precisar de dinheiro público.

Com o aumento da área de plantio de grãos, existe a melhora na questão ambiental, pois, os produtores cuidam com afinco para que os solos não sofram com queimadas, que acabam com a biota e degradam a qualidade química e física dos solos, diminuindo assim os focos de queimadas em áreas produtivas. Outro fator ambiental importantíssimo é o sequestro de CO² da atmosfera que pode chegar 2,24 Ton por hectare, sendo uma cultura que ajuda a imobilizar carbono atmosférico, ajuda a diminuir as queimadas e ainda o proprietário da propriedade tem que conservar de 20% a 80% de sua propriedade, conforme o bioma que esteja inserido.

A temporada da colheita do chamado “ouro”, se trata do início da colheita da soja em Roraima, marcada para 24 de agosto de 2024, no projeto de assentamento nova Amazônia, demonstrando que sojicultor pode começar pequeno, advindo da agricultura familiar. Portanto, a FOLHA BV em nome da APROSOJA RORAIMA, na pessoa de seu presidente Murilo Ferrari, convida a todos leitores para comparecerem a abertura oficial da colheita da soja em Roraima.

Leia a Folha Impressa de hoje