CHICO LEITE – 100 ANOS DE VIDA, UM SÉCULO DE HISTÓRIA.
Quantos anos, meses, dias, horas, minutos e segundos tem um Século? Um Século tem 100 Anos, 1.200 Meses, 36.525 dias, 864.000 Horas, 3.153.600.000 Minutos e 3.155.760.000 Segundos (3 Bilhões, 155 Milhões e 760 mil segundos). Pois este é o tempo de vida do senhor Chico Leite (Francisco Leite), que está Vivo e hoje, 11 de Agosto, completa 100 anos de idade.
Francisco Leite nasceu na cidade de Campo Maior, no Piauí, no dia 11 de Agosto de 1915 e é filho do casal José Leite Pereira Primo e Josefa de Alcântara Brito. A família chegou a Boa Vista no ano de 1920, e foi para o interior, onde o patriarca José Leite passou a trabalhar em fazendas da Firma J. G. Araujo.
Anos depois, o Chico Leite relacionou-se com algumas índias da região e com elas teve três filhos.
Em 1933, Chico Leite conheceu uma bonita moça, de nome Patrocínia da Silva Pereira, filha da índia macuxi Maria Pereira, conhecida como “Semari” e de Severino Pereira da Silva, o lendário paraibano “Severino Mineiro” – fundador do Município de Uiramutã. A jovem Patrocínia tinha 18 anos de idade (havia nascida no dia 02/11/1915), a mesma idade do Chico Leite. E, ele tratou logo de pedir prá namorar a Patrocínia. E, deste namoro, resultou em casamento no dia 11/05/1935, realizado pelo Bispo Dom Alcuíno Meyer.
O casal Patrocínia e Chico Leite teve 15 filhos: Ozair, Ariston (+), Gêminos, Francisco Isbernon; Luiz Wanderlan (+), Sílvio, Josefa, Raimunda, Maria de Jesus, Maria Nazaré, Rosália, Maria Dorotéia (dona Morena), Maria Jalva, Maria Wanda e Maria dos Santos. Os filhos e filhas lhes deram netos, bisnetos e tataranetos. Somados aos descendentes dos três primeiros filhos do Chico Leite com as índias da região (dois já faleceram: Pedro e Ildebrando Miliano), acredita-se que descendem de Chico Leite mais de 300 pessoas aqui em Roraima.
Chico Leite tinha como trabalho o serviço na roça, na lida do gado e no cuidado com as suas fazendas (“Nascente”, “Tipity”, “Congresso”, “Santo Antonio do Pão”, ”Cauã”, e “Salgado”.
Quanto a esposa Patrocínia, esta fazia Partos nas mulheres em toda a região. A primeira experiência como parteira ocorreu quando ela tinha apenas 12 anos de idade, numa situação em que a sua tia Nazaré estava prestes a ter um bebê em sua casa no interior e, como não havia outra pessoa para ajudá-la, a Patrocínia foi quem auxiliou. Daí em diante e, durante mais de 50 anos, atendendo na capital e no interior, a Patrocínia realizou centenas de partos.
Depois o casal com os filhos vieram para Boa Vista e o Chico Leite comprou uma casa na Rua Barão do Rio Branco, 158, ao lado da Praça da Bandeira, no Bairro São Pedro. Em sua residência, a parteira Patrocínia atendia as mulheres grávidas e, quando necessário, ainda dava remédios caseiros feitos por ela mesma. Patrocínia faleceu no dia 28/06/2002, aos 86 anos de idade, no Hospital Geral de Roraima. E, em sua homenagem, a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou a redenominação da Avenida S-41, no Bairro Senador Hélio Campos, para: “Avenida Parteira Patrocínia Leite”, conforme Lei nº 810/05, de 19/09/2005.
Quanto ao marido Chico Leite (Francisco Leite), está VIVO, e, completa hoje, dia 11 de Agosto, 100 anos de idade. Ele está muito bem cuidado pelos filhos e rodeado de muito carinho de sua numerosa família.