Social

Coluna Social 02 01 2019 7463

COM NADA

*Entramos o ano de 2019 com o pé direito, acreditando que muita coisa seja resolvida em nosso Estado, como as frequentes quedas de energia, que no ano passado causaram muitos prejuízos à população de Roraima. Também esperamos que sejam sanados os tais rompimentos de fibra ótica, que estão virando moda por aqui, assim como não desejamos que ocorram atrasos no pagamento dos salários dos servidores públicos, situação essa que em 2018 foi de se lamentar. 

COM TUDO

*Nesta primeira coluna do ano, queremos falar de uma iniciativa inédita em Roraima, o Etnoturismo. E é nessa vibe que Nova Esperança, situada na Terra Indígena de São Marcos, a quatro quilômetros da sede de Pacaraima, com todo seu know-how de pioneirismo, inova mais uma vez. Já está confirmado para os dias 9 e 10 de fevereiro, o “I Batizado Indígena de Roraima” aberto à participação de não índios naquela linda localidade onde vivem famílias das etnias Macuxi, Wapichana e Taurepang.

Ana Nery Melo (Studio Making-off) com Andreive Ribeiro e Luiz Fernando de Lima

Etnoturismo

* O “I Batizado Indígena de Roraima” aberto a não índios na Comunidade de Nova Esperança, terá uma programação incrível que começa às 10h do dia 9 de fevereiro, com o rito de recepção aos convidados e pintura corporal, e se encerra no domingo, 10, com um almoço tradicional indígena.

* A cerimônia do batizado, como de praxe, será feita por um pajé no porto da comunidade, com o banho medicinal. À noite, haverá jantar típico seguido de defumação ritual, complementado após o jantar com a defumação e dança tradicional. Tudo isso em volta de uma grande fogueira no centro da aldeia.

Etnoturismo II

* Para quem desejar participar da programação do “I Batizado Indígena de Roraima” na Comunidade de Nova Esperança, serão disponibilizados pacotes com preços variados que incluem desde pernoite na aldeia, alimentação e a participação em todos os eventos culturais da grande festa indígena.

* A pretensão dos organizadores é realizar o evento anualmente e colocá-lo no Calendário Cultural da comunidade. Os interessados em participar dessa iniciativa inédita e autêntica da tradição dos povos indígenas, poderão entrar em contato via WhatsApp pelo número (95) 99177-5488.

Sérgio Barbosa celebrando idade nova nesta quarta-feira. Na foto, divide click com sua amada, Marlinda Araújo (Foto: Marcelo Mora)

Campanha

* Este ano estaremos realizando – com importantes parceiros – uma arrojada campanha de combate a fake news que tanto tem afetado a vida de pessoas de todas as classes sociais, muitas vezes causando danos irreparáveis.

* Pra começar, temos a intenção de contribuir com a conscientização da população de que fake news é crime previsto no art. 287-A, do Código Penal Brasileiro e prevê, como pena mais leve, multa e detenção de seis meses a dois anos.

Campanha II

* A campanha de combate a fake news não incluirá apenas aquelas pessoas que inventam notícias falsas, mas também quem as propaga. Existem meios muito eficientes de saber se uma notícia é verdadeira ou se foi inventada, seja lá com que intenção for.

* O mesmo tempo que um cidadão de bem perde repassando notícia da qual não sabe a origem, podendo estar sendo cúmplice de crime, é o tempo que leva pra acessar um veículo de comunicação tradicional, como a www.folhabv.com.br, por exemplo. Na dúvida, vai ao Google.

Thiago Brito e Lorena Ribeiro, em clima de altíssimo astral

#RÁPIDAS

*O bloco Mujica já se articula para o carnaval de Boa Vista. Irá promover evento no sábado, 6 de janeiro, a partir das 18h, no Espaço Paricá, que fica na BR-174, nº 2.172 – bairro Aeroporto.

*A Caerr lançará amanhã, 3, uma campanha de negociação de débitos com descontos, para usuários com faturas em atraso, que poderão renegociar suas dívidas a partir de hoje, 2.

*Interessados em realizar o acordo devem procurar as agências de atendimento da Caerr no bairro São Pedro e as do interior. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800 2809520.

*Os deputados estaduais tomaram posse ontem, dia 1º. São 10 eleitos e 14 reeleitos para o período 2019-2022.

*O deputado Jalser Renier foi reeleito presidente da ALERR e, em seu discurso de posse, disse que a gestão ampliará os serviços prestados à população para outros bairros e municípios.

*Os bancos voltam a funcionar normalmente em Boa Vista, nesta quarta, 2, das 9h às 14h. A orientação é que a população utilize os canais alternativos de atendimento bancário.

Marta Gardênia com o esposo Hiran Lima e os filhos Guilherme e Gabriel

TÁ VALENDO

Acampamento

*A Igreja Batista Getsêmani, localizada na Rua Capitão Felipe Sturm, 3.025, bairro Mecejana, realizará de 2 a 5 de março o AcampaGet 2019, que acontecerá na Chácara do Thomé. As inscrições estão abertas para membros da congregação e comunidade. Haverá a participação de um preletor de Minas Gerais, além de pregações, momentos de louvor, dinâmicas e brincadeiras em grupos. Informações pelo telefone (95) 99112-7628).

Ano Novo

*A primeira roraimense a nascer em 2019 no Hospital Materno-Infantil foi a pequena Ana Júlia, filha de Lidiane Nascimento e Wilson Lima. A garotinha veio ao mundo à 0h03, de parto normal, pesando 2,7 quilos e medindo 51 centímetros. Até 26 de dezembro, nasceram no HMI 10.423 crianças, enquanto em 2017 foram registrados 9.343 nascimentos, segundo informações do Same da maternidade.

Núbia Ribeiro com as filhas Bianca Melo e Amanda Melo, felizes com a chegada do ano novo