Social

Coluna social 03 04 2019 7934

 Com Nada 

* Quando as mulheres se unem em torno da defesa contra abusos, que muitas vezes levam ao feminicídio, aparecem criaturas – tipo periguete que rima com frete – pra fazer falsas denúncias em redes sociais só pra causar e chamar a atenção da mídia. Na verdade, uma mulher que foi realmente espancada ou tão somente vítima de ameaças, muitas vezes fica tão traumatizada que não tem nem coragem de falar pra ninguém. A propósito, a primeira coisa que se faz num caso desses é registrar ocorrência na polícia e pedir proteção. A Lei Maria da Penha tá aí é pra isso…

 Com Tudo 

* Quem ouviu o Programa Quem é Quem, de Cida Lacerda, ontem, ao meio-dia na Rádio Folha, não teve como não se emocionar com as palavras do médico pediatra Ricardo Loureiro, quando este falou da tragédia que vitimou uma criancinha dentro de um carro na porta de uma escola. “Ninguém tem culpa disso, que pode acontecer com qualquer um de nós, especialmente quando não está na nossa rotina”, disse ele com palavras tão reconfortantes que revigoram a nossa fé nos seres humanos e nos faz rogar a Deus por mais pessoas como Dr. Ricardo neste mundo. 

Emilly Cruz e seu marido, Richard Stocks, em clic exclusivo para a Coluna 

Coletiva 

* Após visitar hospital, abrigos de refugiados, a fronteira do Brasil com a Venezuela, comunidades indígenas na TI São Marcos e pernoitar numa delas, a presidente da Fundação Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, Kerry Kennedy, e comitiva, deixou Roraima ontem ao meio-dia.  * Mas antes disso, concedeu entrevista coletiva à imprensa local no hotel Íbis, onde falou do que viu em sua visita à Terra de Makunaima, para onde veio somar-se ao Foro Penal e verificar a situação dos índios Pemon que fugiram da violência na Venezuela. 

Coletiva II

* Durante a coletiva, Kerry Kennedy deixou claro que o ocorrido na comunidade de Kumarapacay dias atrás, que teve como saldo vários mortos e muitos feridos que ainda se encontram no HGR em Boa Vista, foi um massacre e que tem provas incontestáveis disso.  * Ela disse que por esse fato a Fundação Robert F. Kennedy Human Rights acusará Nicolás Maduro por crime contra a humanidade. Kerry Kennedy elogiou a forma como os brasileiros acolheram os imigrantes, especialmente o Exército (Operação Acolhida), a quem se referiu com especial deferência. 

O colega jornalista/repórter fotográfico Ricardo Honorato – na foto com sua bela Adriana – recebendo hoje homenagens por conta de sua troca de data. 

Parecer 

*Em entrevista à Folha, o presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista, vereador Mauricélio Fernandes, disse que deve ficar pronto hoje o parecer que trata da cassação do mandato do vereador Linoberg Almeida, a pedido da prefeitura, por conta da Zona Azul.  * Entretanto, na mesma reportagem, Mauricélio (praticamente) adianta seu voto, ao afirmar que Linoberg infringiu a Lei Orgânica e a Constituição Federal. Com isso, deixa claro que seu parecer será em desfavor de seu colega vereador, o que poderá abrir um precedente perigoso para os membros da Câmara Municipal de Boa Vista. 

Mestrado 

* O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFRR publicou o edital para seleção do curso de Mestrado em Antropologia Social, disponibilizando 12 vagas, em que os candidatos poderão optar entre as linhas de pesquisa. * São elas: “Processos Identitários e Direitos Diferenciados” ou “Etnografias contemporâneas – Estudos rurais, memória social e patrimonialização”. As inscrições estão abertas de hoje até 10 de maio, de forma presencial no prédio do Instituto de Antropologia/Campus Paricarana ou on-line, no site http://www.concursos.ufrr.br/.

Osmar de Matos, recém-eleito e empossado vice-presidente de Competições da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) 

#Rápidas * A página de hoje é dedicada aos gêmeos Narjara e Thiago Fagundes que trocam de data em dose dupla nesta quarta-feira. * A Universidade Federal de Roraima abriu inscrições para a realização de Processo Seletivo ao Ingresso de Indígenas (PSEI), com oferta de 210 vagas. As inscrições ocorrem via Internet, por meio do endereço eletrônico http://ufrr.br/cpv/, de 9 de abril a 9 de maio de 2019.  Serão disponibilizados computadores aos candidatos que necessitem efetuar a inscrição na CPV, localizado no Bloco IV. * Daí vocês haverão de perguntar quantas vagas dessas realmente serão preenchidas por verdadeiros indígenas, aqueles nascidos e criados nas comunidades das várias etnias?  * E lhes respondemos com toda certeza amparados pela experiência de 30 anos de profissão. Provavelmente, nenhuma vaga irá para os verdadeiros indígenas. Tipo assim, sendo bem otimista, cerca de meia dúzia.  * O resto será usurpado por karaiwás, que se autodeclaram índios, porque alegam ter um ancestral com raiz indígena, que eles não sabem nem a etnia. Essas criaturas costumam dizer: “Meu avô pegou minha avó a laço” e coisas desse tipo.  * Os usurpadores de vagas da cota indígena geralmente não têm nem uma gota de sangue índio. Muitos nunca nem chegaram perto de uma maloca, não sabem nada da língua, da cultura, nem do uso e dos costumes.  * Mas são amparados pela madrasta que rege o sistema de cotas e não investiga os mentirosos, que se autodeclaram só pra tomar uma vaga de quem realmente tem direito.  * Em Roraima está cheio de criaturas com RANI (Registro de Nascido Índio) expedido pela Funai, que sabe a verdade, mas também não pode fazer nada porque as criaturas se autodeclaram.  * E é por isso que defendemos que a Redação do Vestibular Indígena tem de ser feita na língua materna da respectiva etnia e corrigida pelo Inskiran. 

Antonio Sábio e sua Ana, no clic de Luan Pablo Amarante 

Tá Valendo  Lançamento  * José Henrique Ferreira Leite estará lançando o livro “República de Estudantes – A Saga dos roraimenses no Pará”, na próxima sexta-feira, 5, em Boa Vista. A obra, que contará com personagens reais, muitos dos quais personalidades do nosso Estado, é uma publicação da Editora da UFRR.

Inédito  *Pela primeira vez, um dirigente esportista de Roraima passa a compor a diretoria de uma Confederação Brasileira Esportiva. Osmar de Matos é o novo vice-presidente de Competições da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), eleito e empossado no último fim de semana em São Paulo. Essa conquista é fruto de um longo trabalho pela valorização do esporte no nosso Estado.

Após 36 dias internado, dos quais 23 na UTI do HGR, por conta de um AVC isquêmico, Janio Tavares espera ter alta nesta quarta-feira