Social

Coluna social 04 04 2019 7941

 Com Nada 

* E quando a gente pensa que já viu de tudo na Venezuela, eis que surgem mais novidades. Além das fronteiras fechadas, falta de comida e de remédios, apagões intermináveis, agora o povo venezuelano também está sem água. Nicolás Maduro resiste com seus coletivos armados e tenta de todas as formas atingir Juan Guaidó, que se tornou a única esperança de tirar o país vizinho do regime do ditador. E quanto mais a situação se alonga, mais o povo padece de tudo quanto é tipo de mazelas, em especial a violência.

 Com Tudo 

* Nos dias 13 e 14 deste mês, acontecerá a 1ª edição do evento “Passarela Pátio Roraima”, uma parceria entre o shopping e o Senac. Haverá em ambos os dias workshops e oficinas de moda e beleza, além de um desfile de moda, no qual as modelos vestirão os looks das lojas do empreendimento. Temas como “Fashion Revolution”, “Dress Code e Imagem Pessoal”, “Hair Beauty: tendências para o verão 2020”, entre outros, estarão presentes nas aulas que serão ministradas gratuitamente. Informações nas redes sociais do Pátio. 

Saiaka e Renan Gonçalves com o herdeiro Guilherme em clima de altíssimo astral  

Manobra 

* A propósito, a última manobra do regime de Nicolás Maduro foi cassar, por meio de uma Assembleia ilegítima, a imunidade parlamentar do presidente encarregado, Juan Guaidó, que é e reconhecido como tal por cerca de 60 nações. O que naturalmente não terá efeito prático. * Caso os aliados do ditador atentem de alguma maneira contra Guaidó, esse ato será considerado um golpe de Estado pelas nações aliadas adversárias do regime. Está convocada uma grande marcha popular para sábado, 6. Oxalá chegue a Miraflores!

Da Cultura 

* Membros do Conselho Estadual de Cultura, agentes culturais e artistas vêm se mobilizando para impedir a extinção da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), anunciada dentro da reforma administrativa do governo do Estado. Eles articulam inclusive audiências públicas oficiais para tratar do assunto.  * De fato, a extinção da Pasta significa um retrocesso para a área que já é tão carente de políticas públicas. E caso essa intenção se concretize, tudo indica que a secretaria voltará a ser um Departamento da Secretaria de Educação.

Deputada Betânia Medeiros durante discurso ontem na tribuna da Assembleia Legislativa 

Feminicídio 

* Aumentou muito a quantidade de feminicídios ultimamente, principalmente aqueles em que os próprios namorados ou maridos são os autores do crime. É triste constatar que mesmo com todas as campanhas de enfrentamento da violência contra a mulher, esses dados continuem bem negativos.  * Isso sem contar o grande número de tentativas de feminicídio e de mulheres espancadas por homens, na grande maioria, os próprios companheiros. Algo realmente impressionante e inaceitável.

Assédio 

* Aliás, aumentou também o número de denúncias de mulheres que se sentem vítimas de assédio sexual e que apenas muitos anos depois deram queixa na polícia, incentivadas por outras que registraram ocorrência contra determinados homens. * Impressionantes os depoimentos de algumas no caso do “tatuador de Minas”. Elas relatam as atitudes do suposto assediador e declaram que na ocasião não achavam que aquilo fosse anormal, mas que agora, anos depois, pensando bem, estão sim se sentindo molestadas.

As matérias da jornalista Karina Mora Castillo sobre a crise da fronteira da Venezuela com o Brasil foram tidas como referência durante a recente reunião de chefes de Estado em Cúcuta – Colômbia 

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada ao jornalista Francisco Cândido, que nesta quinta-feira fica um ano mais atuante. * Também trocando de data hoje, Alexandre Leite, Gilliam Laurentino e Edson Cassiano Medeiros.  * A deputada Betânia Medeiros usou a tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, pela primeira vez.  * Depois de agradecer os votos que a elegeram, ela ressaltou que o governador Antônio Denarium completará cem dias à frente do governo sem uma agenda prioritária. * Ela destacou que o povo o elegeu governador porque ele disse que sabia como resolver a situação do Estado, como tirar Roraima da crise.  * No entanto, segundo a parlamentar, a crise continua se agravando. Ela deu ênfase aos hospitais, com destaque para o HGR, onde falta tudo, desde medicamentos à estrutura e cirurgia.  * Ao referir-se à Educação, a deputada foi ainda mais contundente. Ela disse que o governador prometeu que não faltaria merenda nem transporte escolar e, no entanto, nem aula tem. 

O estilo fashion de Thiana Brazão 

Tá Valendo 

Encontros 

* Na próxima segunda-feira, 8, a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), por meio da sua Diretoria de Habitação, inicia uma série de encontros com os moradores do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. O objetivo é esclarecer dúvidas de moradores e síndicos sobre a administração e convivência no conjunto habitacional que abriga 2.992 famílias.

Aprovados 

* A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 002/2019, proposta pelo governo de Roraima, foi aprovada ontem durante sessão na Assembleia Legislativa (praticamente) por unanimidade. Na mesma oportunidade, ocorreu a votação do PPA (Plano Plurianual) de número 078/2018 para o quadriênio 2019-2022, também aprovado com 22 votos. 

O líder indígena Dílson Ingaricó, no clic de Luan Pablo Amarante