Social

Coluna Social 05 08 2016 2803

Em Baixa* Se fosse um medicamento para tratamento de uma doença grave, com certeza levaria anos até que chegasse ao Brasil. Em Roraima então, nem se fala o tempo que poderia demorar! Mas um jogo virtual inútil e que deixa as pessoas vulneráveis, como o Pokémon Go, este já está no Brasil, inclusive em Boa Vista. No primeiro dia da novidade no nosso País um jovem foi assaltado. Observando que estava desatento, o ladrão levou seu celular. Na verdade, essa nova brincadeira com certeza vai deixar um monte de gente sem telefones móveis. Em Alta* Hoje às 8h30, na Assembleia Legislativa, a deputada Lenir Rodrigues, coordenadora do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), fará a abertura da programação do Legislativo pelos 10 anos da Lei 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. Haverá palestra sobre autoestima, apresentação de documentário e cortes de cabelos, depilação e maquiagem, entre outras atividades. O evento terá participação de advogadas, psicólogas e da representante do Núcleo de Mulheres de Roraima, a socióloga Nelita Frank.

Jacy Angélica e Mauro Lima com a princesinha Alice Izaura, que comemorou um aninho (Foto: Márcio Magalhães)

Da Lei I* A Lei Maria da Penha completa dez anos e, embora tenha sido um grande avanço, mesmo assim os índices de violência contra a mulher são altíssimos. Ainda existem mulheres que vivem acuadas e dependentes financeiramente do companheiro e por isso sofrem vários tipos de agressões morais e físicas.* A Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, é um dispositivo legal que visa aumentar o rigor das punições de crimes domésticos e ganhou o nome de Maria da Penha em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou pela punição do seu marido agressor. Da Lei II* Mas as autoridades devem ter bom senso com relação à aplicabilidade da Lei Maria da Penha, que foi criada para proteger as mulheres indefesas de seus companheiros agressores, aqueles que as perseguem em suas casas, no trabalho, no meio da rua ou onde quer que elas estejam.* No entanto, não se pode aplicar a Lei Maria da Penha em casos em que é a mulher que anda correndo atrás do homem que não a quer, fazendo barraco para intimidá-lo publicamente e indo à sua casa agredi-lo fisicamente até que ele revide. Daí ela vai e corre para a Delegacia. Novidade * Pois é minha gente, já há algum tempo que o Instagram está cheio de novidades. Primeiro foi a própria ícone da Rede Social, que a maioria dos usuários não gostou e mesmo assim mudou. Depois foi a questão dos vídeos, que passaram de 15 segundos para um minuto.* Os vídeos também agora não contabilizam curtidas, mas sim visualizações. Mas a novidade mesmo no Instagram é a junção do que já existia com uma espécie de cópia do Snapchat. No Chat do Instagram, aparecem todas as pessoas que visualizaram “sua história”.Novidade II* O povo diz que não gostou do Instagram ter copiado o Snap, mas está lá postando todo dia. A mudança que dará mais trabalho para quem utiliza as redes sociais é exatamente igual ao Snapchat. Além disso, convenhamos, não há bateria de celular que aguente.* Muitos usuários do Instagram reclamaram do Snapgram, ou Instachat, enfim, do snap do Instagram, entre eles a cantora Anitta. Ela disse que se for se dedicar a alimentar suas redes sociais agora, não terá mais tempo para cantar. Nem ela, nem ninguém, né?

Bárbara Falcão e Robinson Portela em clima de alto astral

Jurídico* Confirmado, para o dia 24 deste mês, o 2º Congresso Jurídico da Faculdade Cathedral, que será realizado pelo CEJURR, com apoio de vários parceiros, entre os quais a Folha de Boa Vista.* No evento, Dra. Alice Bianchini falará sobre o tema “10 Anos da Lei Maria da Penha: os danos sociais da violência contra a mulher”, e o Dr. Luiz Flávio Gomes falará sobre “Os danos cleptocratas do poder a Lava-Jato: Como salvar da corrupção e das pilhagens?”.  Fly Brasil * A Fly Brasil Travel Agency (com escritório local da Rodoviária Internacional de Boa Vista) está com pacotes de viagens internacionais fantásticos para as terças, quintas e domingos.* A próxima viagem será dia 18, de Georgetown para Barbados, com retorno no dia 21, a preços superacessíveis que incluem passagens aéreas, translado e hotel. Informações em Boa Vista: (95) 98100 30 60, 99132 00 91; em Georgetown: (59) 225 88 02 e 628 62 20. Importante* Ontem, durante solenidade, a governadora Suely Campos assinou a ordem de serviço para pavimentação da rodovia Antonino Menezes da Silva, antiga RR-342, que liga a sede do Município do Amajari ao Campus do IFRR.* O reitor do Instituto, professor Ademar de Araújo Filho, afirmou que a iniciativa vai oportunizar novos investimentos para o Campus.

 Arlison Tobias e sua mãe, D. Anelina, que celebrou idade nova recentemente

Trânsito Livre* Inaugurando idade nova hoje Orlando Justino, Tainah Melo e Ecildon Pinto. * O Ministério Público Federal em Roraima está inaugurando um endereço eletrônico integrado ao Portal Nacional do MPF, que dá acesso a todas as páginas das Procuradorias, Câmaras de Coordenação e Revisão, Portal da Transparência, Ouvidoria e hotsites da instituição: www.mpf.mp.br/rr.* O Departamento Estadual de Vigilância Sanitária realiza, na manhã desta sexta-feira, ação educativa e preventiva na Feira do Produtor em alusão ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária. * A ação conta com parceria com representantes da vigilância sanitária municipal, do Sebrae e do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

A coordenadora do CHAME, deputada Lenir Rodrigues, é quem fará a abertura da solenidade pelos 10 anos da Lei Maria da Penha, hoje na Assembleia Legislativa

Vale Conferir Macuxi* Está acirradíssima a votação do Prêmio Pipa, que tem à frente o Macuxi Jaider Esbel, seguido, de perto, de Arissana Pataxó. Para votar no roraimense basta acessar o link: http://www.premiopipa.com/pag/jaider-esbell/ e clicar em votar. Guy-Bras* O palco do Igarapé Musical deste mês será variado, como sempre, porém o encerramento neste sábado, 6, vai ser com o bom ritmo oriundo da Jamaica, tendo como principal atração a banda Guy-Bras a partir das 18h, na Praça do Mirandinha, Caçari.