Social

Coluna Social 07 12 2018 7349

COM NADA

* Por não ter indústrias e não produzir quantidades significantes para exportação, Roraima sempre foi tido como um Estado cuja economia girava em torno do contracheque. Girava – como dizem os mais jovens – do verbo “não gira mais”, porque os trabalhadores estão há meses sem pagamento. Com isso, tudo estagnou. Os comerciantes não vendem, porque os assalariados não têm dinheiro pra comprar e, quando o dinheiro não circula, também não se arrecada impostos e a bola de neve vai que só cresce em pleno verão escaldante. #LeideMurphy

COM TUDO

* Pioneira no desenvolvimento do turismo em terras indígenas em Roraima, a comunidade indígena da Nova Esperança inova mais uma vez: desta feita, organizará o I Batizado Indígena aberto à participação de não índios, dias 9 e 10 de fevereiro de 2019, na própria comunidade, que fica na terra indígena de São Marcos, há 4 km da sede do município de Pacaraima. De acordo com o organizador do evento, professor Alfredo Silva Wapixana, os participantes receberão um nome indígena (Macuxi, Wapixana ou Taurepang).

O cirurgião bariátrico Dr. Victor Dib, com os conceituados cirurgiões Dr. Kelvin Higa e Dr. Nilton Kavahara, durante o Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica em Brugges, na Bélgica

Inédito

* O “I Batizado Indígena aberto a não índios na comunidade de Nova Esperança” terá início às 10h00 do dia 9 de fevereiro de 2019 e encerramento no domingo, ao meio-dia, com o almoço tradicional indígena. O rito começa com recepção aos convidados e pintura corporal.

* O Batizado será feito por um pajé no porto da comunidade, através de banho medicinal. À noite, o ritual é complementado, após o jantar, com a defumação. Depois, haverá dança tradicional, iluminada por uma grande fogueira no centro da aldeia.

Inédito II

* Para o período do I Batizado Indígena na comunidade de Nova Esperança, serão disponibilizados diferentes pacotes com preços variados, que incluem pernoite na aldeia, alimentação e a participação em todos os eventos culturais da grande festa indígena.

* Essa será uma oportunidade inusitada de participar de um ritual tradicional real numa autêntica comunidade indígena, onde vivem famílias das etnias Macuxi, Wapixana e Taurepang. Os interessados em participar poderão entrar em contato pelo watts (95) 99177-5488.

O professor Alfredo Silva Wapixana é o coordenador do “I Batizado Indígena aberto a não índios na comunidade de Nova Esperança”, iniciativa inédita em Roraima

Intervenção

* A exemplo do que aconteceu no Sistema Carcerário local que se encontra em intervenção federal desde final de novembro, bem que a Procuradora- Geral da Republica Raquel Dodge poderia quebrar nosso galho e pedir de vez intervenção em todo o Estado logo de uma vez.

* Motivos para isso não faltam, né? Policiais em greve por falta de pagamento de salários, viaturas sem combustível, alunos sem merenda, hospitais sem remédios nem equipamentos, onde não há nem como fazer um curativo se o paciente não comprar o esparadrapo.

Roubo dos Ingressos

* Todo mundo sabe que foram roubados três blocos de ingressos para o show “Garota White” que acontece hoje no Pátio Roraima Shopping. A Polícia está investigando o caso e muito provavelmente essas entradas estão sendo vendidas no câmbio negro.

* Os organizadores pedem que a população só compre ingressos nos locais de vendas credenciadas, pois caso contrário poderão estar adquirindo produto de furto, que contém numeração, o que certamente será identificado na porta show.

As lindas e atuantes médicas Dra. Sauyri Itikawa e Dra. Ragly Rossi

#RÁPIDAS

* O atendimento do Instituto Victor Dib em Boa Vista retornará em 2019, mas os agendamentos podem ser feitos desde já pelo número 92-09182-0929 (Whats e ligação).

* A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) também paralisou todos os serviços em função da falta de pagamento dos salários dos servidores, referentes aos meses de outubro, novembro e da perspectiva de também não receber dezembro e a segunda parcela do décimo terceiro.

* Após o anúncio de que a Funai ficará agora com o novo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, cuja pasta será comandado pela advogada Damares Alves, a partir de janeiro, houve reação.

* Membros da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) foram até a equipe de transição de governo entregar um pedido que deverá ser encaminhado ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, para que a Funai permaneça no Ministério da Justiça.

* De acordo com o coordenador da Apib, Kretã Kayngang, só o Ministério da Justiça tem o devido preparo para lidar com conflitos fundiários e é onde a Funai tem condições de tratar de questões graves como genocídio dos povos indígenas, por exemplo.

O design gráfico e publicitário Halef Roni, em clic exclusivo para a coluna

TÁ VALENDO

Ecumênico

* Para lançar os serviços da Defensoria Pública do Estado, na Casa do Cidadão, (Av. Izidio Galdino da Silva, bairro Senador Hélio Campos), será realizado às 9h da próxima quarta-feira, 12, um culto ecumênico com o padre Revislande Araújo, pastora Elizângela Ramos e o orador espírita Renan Gonçalves.

Da Hora

* O design gráfico e publicitário Halef Roni tem sido requisitadíssimo para trabalhos virtuais como layouts de Perfis em rede sociais, tais como os ícones de destaques do Instagram, entre outros.

George Veras recebendo homenagens por conta de sua troca de data nesta sexta-feira