Social

Coluna Social 08 09 2016 2950

Em Baixa* Mais de 72 horas depois de haver desaparecido de uma fazenda na região do Roxinho, no Município de Iracema, ainda não se tem qualquer pista do paradeiro do menininho de apenas 2 anos que, segundo suspeita-se, teria sido levado por desconhecidos num carro até então não identificado. A família está aflita com essa terrível situação, até porque as estatísticas sobre desaparecimento de pessoas no Brasil são alarmantes. Por ano, cerca de 40 mil crianças e jovens somem de suas casas e muitos deles nunca mais são encontrados.  Em Alta* Neste dia 8 de setembro é comemorado o Dia do Caburaí. A data foi instituída por meio de uma lei de autoria dos deputados Jalser Renier, (presidente da Assembleia Legislativa) e Brito Bezerra. Para celebrar este dia, o Legislativo produziu um lindo VT, que conta com a participação do repórter fotográfico, escritor e pesquisador Platão Arantes, com o intuito de ajudar a propagar e evidenciar o Monte Caburaí como ponto mais extremo do Norte do país e dar fim ao equivoco, ainda em uso, de que esse ponto seria o Oiapoque, no Amapá.

O cantor/ compositor Leoni, ladeado pelas jornalistas Marleide Cavalcante e Raphaela Queiroz, no Pátio Roraima Shopping

Caburaí* Aliás, essa é a segunda lei estadual aprovada e sancionada, desde o ano passado, em referência ao Monte Caburaí. A outra reconhece a localidade como ponto extremo do Norte do Estado de Roraima e, consequentemente, do Brasil, é de autoria dos deputados Jalser Renier e Lenir Rodrigues. * O Poder Legislativo de Roraima vem fazendo sua parte, com essas importantes ações, que certamente ajudarão a meter na cabeça dos brasileiros a frase correta: “Do Caburaí ao Chuí”. Afinal, o Brasil começa aqui! Caburaí II* Na verdade, só iremos varrer de vez do mapa o chavão equivocado “Do Oiapoque ao Chuí” quando todos os roraimenses decidirem corrigir esse erro divulgando “Do Caburaí ao Chuí”. Se todos os moradores de Roraima colocassem essa frase em suas redes sociais, já ajudaria muito. * Se cada parlamentar federal (8 deputados e 3 senadores que representam Roraima) começar a repetir “Do Caburaí ao Chuí”, em todos os seus pronunciamentos, rapidinho chamaria a atenção da imprensa, dos formadores de opinião e da população de modo geral.Panelaço* Na noite da última sexta-feira, no bairro de Villa Rosa, arredores de Porlamar – Margarita, a mais famosa das três ilhas que compõem o Estado venezuelano de Nueva Esparta, o presidente Nicolás Maduro decidiu fazer uma transmissão ao vivo para a TV Nacional da Venezuela.* Mas dezenas de pessoas o cercaram e promoveram um panelaço e uma intensa sessão de insultos. Até que, acuado pelo povo, Maduro fugiu do local. Vários vídeos sobre o ocorrido truaram nas redes sociais, inclusive na do líder oposicionista Henrique Capriles. Desaparecido* A resposta de Nicolás Maduro, aos insultos do povo de Villa Rosa, veio rápida. No dia seguinte, o editor do jornal digital Reporte Confidencial, Braulio Jatar, que também é advogado, desapareceu na cidade de Porlamar, a mais populosa da Ilha Margarita.* Segundo testemunhas, no sábado, Jatar foi detido pelo Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência, polícia política) quando se dirigia à emissora de rádio, onde tem um programa diário. Desde então nunca mais foi visto.

Álvaro Duarte celebrou seu aniversário duplamente, quarta, no show de Leoni e, no dia seguinte, no Mestre Cervejeiro. Na foto, ele divide clic com a linda Roberta Botelho (Menina do Rio)

UFRR* A Universidade Federal de Roraima completa, nesta quinta-feira,  27 anos de fundação. Reconhecida como importante centro de desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa e extensão, a instituição conta atualmente com mais de 10 mil alunos, sendo considerada a primeira unidade de ensino superior firmada no Estado.* Para celebrar a data, a instituição fará uma série de ações especiais no mês de outubro, após o início do ano letivo, com o tema “UFRR 27 Anos: Memória e Identidade”. Do Show* A primeira vez que era para o Leoni se apresentar no Pátio Roraima Shopping não deu certo, e Léo Jaime fez o espetáculo musical sozinho. E ontem, por um triz, o show do renomado cantor/compositor, também não foi cancelado.* O temporal que caiu na cidade na hora da apresentação de Elias Moreira quase levou junto toda a estrutura montada para o evento. E após muita chuva,  relâmpagos e trovoadas, Leoni subiu ao palco e o povo curtiu mesmo a chuva não tendo cessado completamente. Opinião da geral é que valeu a pena. Reforma* Por se tratar de patrimônio histórico tombado, a reforma do Hospital Coronel Mota, que é referência para consultas especializadas, está seguindo à risca a estrutura original do complexo de prédios.* Inaugurada em 1958, a unidade passou por diversas fases, inclusive a da desativação do Bloco C, onde estava o centro cirúrgico, da década de 80, e hoje está sendo totalmente revitalizado.

Gracileide Lopes e Neilza Santos representaram o Centro Universitário Estácio da Amazônia com dois artigos durante Congresso de Serviço Social, em Pernambuco

Trânsito livre * Inaugurando idade nova nesta quinta Vaneza Targino, Paulinha Coelho, Any Graziele Lemos e José Carlos Aranha. * Também trocando de data hoje, em dose dupla, a professora Antonia “Tunica” Vieira Santos e seu filho Thiago. * O Governo do Estado concedeu progressão funcional a 425 servidores da Sesau que aguardavam por 10 anos o reconhecimento funcional.* A medida gerou impacto de mais de R$ 4 milhões na folha mensal daquela secretaria, fora o pagamento dos retroativos que somaram mais de R$ 3 milhões.

Yane e Daniel Gameiro, curtindo o show de Leoni

Vale ConferirDesaparecidos * Foi emocionante a iniciativa das placas gigantes com rostos de 20 crianças e jovens desaparecidos, exibidos por voluntários, durante o jogo entre Brasil X Colômbia, na Arena Amazônia.ProconO Procon Assembleia, órgão da Assembleia Legislativa, em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia, ampliou os serviços de proteção e defesa do consumidor com o Núcleo Avançado do Procon Assembleia, no campus da instituição, no bairro União.