Social

Coluna Social 10051

Com Nada

* Desde o início do ano passado, que milhares de garimpeiros estão atuando na Terra Indígena Yanomami e a cada dia que passa, inclusive agora em tempos de pandemia, aumenta mais o número de pessoas atuando ilegalmente naquela área. A consequência disso, além do dano ambiental irreversível, é o dano cultural causado aos indígenas, que não conheciam bebidas alcoólicas e agora muitos – inclusive mulheres e crianças – vem para cidade e perambulam pelas ruas, embriagados.

Com Tudo

* A Polícia Rodoviária Federal lançou semana passada a campanha de doação de sangue “Desafio Sangue Solidário”, que visa ajudar a suprir o estoque de sangue, que se encontra em níveis muito baixos em razão do isolamento social. A campanha começou com servidores da PRF desafiando outros PRFs da mesma regional ou de outro estado a fazer a doarem sangue e desafiar outras pessoas. O objetivo é que esse gesto de solidariedade se estenda a outros órgãos e sensibilize toda a sociedade.

Aurea Cruz, interlocutora do Grupo Humanitário Mexendo a Panela, na foto com seu netinho, Lucas Kawauti

Mr. Wizard

* O empresário Carlos Wizard, que esteve atuando em ações sociais em Roraima durante dois anos com sua esposa Vania Martins, enquanto morou aquí, escreveu o livro “Meu maior empreendimento” que tem um dos capítulos dedicados ao Grupo Humanitário Mexendo a Panela da Paroquia Nossa Senhora da Consolata.

* O próprio autor, fez um vídeo agradecendo a interlocutora do Mexendo a Panela, Aurea Cruz. Quem desejar adquirir o livro, deve acessar o site: www.eufacopartedasolução.com.br e assim contribuir para ajudar mais pessoas.

Sobre Aurea

* Aurea Onilia de Souza Cruz, ou simplesmente Aurea, como é conhecida, é professora de formação e empresária do ramo de alimentação (restaurante Vila Takuara), mãe, avó e dedicada a causas do bem, é uma das fundadoras e atual interlocutora do Grupo Humanitário Mexendo a Panela.

* Aurea Onilia, tem os nomes de suas duas avós, ambas de tradicionalissimas famílias de Roraima: D. Aurea de Souza Cruz (paterna e D. Onilia Pinho (materna), duas mulheres fortes e exemplares, das quais sua neta herdou importantes valores, em especial a solidariedade.

Fronteras Culturales

* Fronteras Culturales, é um Movimento que está completando dez anos, teve início na fronteira do Brasil com Uruguay e após a celebração de convênio com a UNESCO, se expandiu com a criação de Núcleos em várias fronteiras, inclusive em Roraima.

*Na verdade, as capitais também já estão aderindo ao Movimento que tem como conceito, os territórios e corredores de integração cultural. O Fronteras, é uma iniciativa de autonomia e convergência por meio de um processo de diálogo sempre em torno da integração

Fronteras Culturales II

* Em Roraima, o Núcleo do Fronteras Culturales, tem como responsável o artista Serginho Barros, que está lançando uma Campanha de apoio aos artistas e colaboradores em tempos de confinamento por conta da pandemia por coronavírus. Para tanto, foram organizados vários cursos, oficinas, charlas e entrevistas online.

* O Núcleo Fronteras Culturales Roraima, está realizando uma ampla divulgação dessa iniciativa e os interessados poderão entrar em contato com no Direct do Instagram @sergiobarrosmusica.

Nerley Guerreiro, representante da CUFA Roraima, com Teresa Alencar e Talita Leandro

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada a querida Cida Gomes, que nesta segunda-feira fica um ano mais talentosa.

* Também trocando de data hoje, Mayara Kaline Aragão, Daniela Machado e Marzinho Carvalho.

* A Central Única das Favelas, está realizando em todo o Brasil, arrecadação de donativos, destinado a pessoas carentes e em estado de vulnerabilidade.

* E por meio desse Projeto nacional da Central Única das Favelas, a CUFA em Roraima irá beneficiar 100 mães solteiras e desempregadas com uma ajuda de custo no valor de 120,00 durante 2 meses.

* A propósito, a CUFA Roraima, que é presidida pelo produtor Nerley Guerreiro, conta com uma equipe de 7 pessoas e também está arrecadando doações locais.

* Empresas, órgãos e pessoas físicas de modo geral, que queiram fazer qualquer tipo de doação destinado a família carentes em tempos de pandemia, devem entrar em contato pelo telefone: 98127 8443.

O superintendente da PRF-RR, Jandir Lubenow, desafiou Igo Brasil (presidente do Detran RR) na campanha de doação de sangue “Desafio Sangue Solidário”

Ta Valendo

Dos Números

* Os números de testagem positivas para Covid 19 em Roraima continua aumentando, felizmente o número de pessoas curadas é maior do que os óbitos registrados até o momento.

Venezuelanos

* Recente nota do Comando da Operação Acolhida, deixou claro que não há em Roraima nenhum venezuelano com coronavírus, nem em Boa Vista nem em Pacaraima.

Artista Serginho Barros, representando do Movimento Fronteras Culturales em Roraima, está lançando várias iniciativas em apoio a artistas e colaboradores